Xavier Lázaro concluiu hoje no top cinco da Mini Gr. 3 a primeira de duas etapas na WSK Final Cup. Em Lonato, na prova que marcou o seu regresso à equipa oficial DR, o jovem de 11 anos garantiu o seu melhor resultado de sempre na categoria mais forte dos Mini. Depois de já ter impressionado o ‘paddock’ na sexta feira ao garantir a pole position da categoria, Xavier Lázaro foi segundo classificado na primeira de três Eliminatórias que disputou, concluindo as restantes respetivamente em quinto e sexto.
Hoje, o jovem da Várzea de Sintra saiu para a Pré-Final A do quarto lugar, caindo várias posições na primeira volta. Com uma boa recuperação, Lázaro terminou em sétimo, o que lhe garantiu a 10ª posição para a Final da Mini Gr. 3. Na prova decisiva, o piloto da DR caiu para 15º no arranque, mas encetou uma corrida de alto nível, vindo novamente de trás para a frente, o que o levou até ao quinto lugar, o seu melhor resultado até hoje na categoria. Xavier Lázaro foi ainda o autor da volta mais rápida da prova (52.369s).
Pole Position Reforça Bom Momento do Português
Depois de recentemente ter feito história ao vencer a categoria Karting Sprint Mini nos FIA Motorsport Games, Xavier Lázaro chegou a Lonato com ‘fome de competição’ para disputar a primeira de duas etapas na WSK Fina Cup. Esta é a derradeira prova do ano no calendário da WSK Promotion e por isso o piloto português ambiciona ‘terminar o ano ’em beleza’, lutando pela vitória.
Depois de ter andado grande parte do ano ao volante de um Gillard, Xavier Lázaro regressou para este fim de semana ao DR da estrutura de Danilo Rossi e de imediato se sentiu competitivo. Prova disso foi a obtenção da pole position na Qualificação da Mini Gr. 3, em que registou a melhor volta em 52.105s.
Motivado pelo bom resultado, o piloto português priorizou o foco em cumprir nas Eliminatórias, garantindo-se nas primeiras posições e procurando não cometer erros que comprometessem um bom posicionamento na Pré Final. Nas três corridas que disputou, Xavier Lázaro foi competente, especialmente na primeira, terminando no segundo lugar. Nas restantes Eliminatórias, o jovem da DR foi quinto e sexto, posições que lhe garantiram o quarto posto no arranque para a Pré Final A.
Para a Pré Final A, Xavier Lázaro largou do lado de fora, no quarto lugar. Em Lonato, sair do lado de fora nunca é bom, pelo que sem surpresa o piloto português caiu vários lugares na primeira volta, chegando a ocupar a 11ª posição. Mantendo o foco, o ‘Xavi’ foi ‘pra cima’ e começou a recuperar, concluindo a prova de 10 voltas em sétimo.
Para a Final, a tarefa do piloto português não se apresentava fácil, já que largando de 10º via o primeiro lugar à distância de uma miragem. Novamente saindo do lado de fora, Xavier Lázaro perdeu cinco posições no decurso da primeira volta. No entanto, o português ‘cerrou os dentes’ e foi em busca do melhor resultado. Naquela que foi a sua melhor corrida do fim de semana, mostrou que é preciso contar com ele na Mini Gr. 3. Terminou no quinto lugar, fez a melhor volta da corrida e só não conseguiu melhor porque apenas se juntou ao grupo da frente na última volta.
O resultado e a performance não deixam dúvidas de que Xavier Lázaro vai para a segunda etapa da WSK Final Cup, em condições de lutar pela vitória na Mini Gr. 3.
De Volta à DR
Depois de praticamente uma temporada inteira na SM Racing, Xavier Lázaro surgiu para o restante calendário competitivo de karting na estrutura DR, do pentacampeão mundial da modalidade, Danilo Rossi. O piloto português encerrou o seu capítulo na estrutura inglesa de forma prematura, mas ponderada e na hora de escolher a sua base para o futuro, optou por regressar a uma casa que bem conhece.
“Quero agradecer à SM Racing por todo o tempo que lá passei”, começou por referir o jovem de apenas 11 anos. “O meu trajeto fora de Portugal começou na DR e na hora de seguir um novo rumo para a minha evolução, parece-me que este é o melhor caminho, numa estrutura em que acredito muito e que conheço muito bem.”
Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency