Xavier Lázaro deu hoje por encerrada a sua temporada de karting para o corrente ano. Na segunda e última etapa da WSK Final Cup, na pista italiana de Cremona, o piloto português terminou a Final da Mini Gr. 3 num espetacular quarto lugar. Para a corrida decisiva, Xavier Lázaro largou da terceira posição, acabando por ser prejudicado logo no arranque pelo facto de estar rodeado por três karts da BabyRace Driver Academy, com um deles a liderar a luta pela vitória e os outros a fazerem jogo de equipa para prejudicar os restantes candidatos ao triunfo. Mantendo a calma depois de no início da prova ter caído até ao 10º lugar, o jovem da DR soube subir na classificação, depressa se colocando no top seis, conseguindo até à ‘bandeirada’ de xadrez ascender ao top quatro. Com este resultado, Xavier Lázaro garantiu o quinto lugar nas contas finais para a Mini Gr. 3 na WSK Final Cup.
O piloto português, da Várzea de Sintra, esteve forte na categoria durante todo o fim de semana. Fez o segundo melhor tempo no Qualifying, a apenas quatro milésimas de segundo da pole position. Nas três Eliminatórias largou sempre em primeiro, sendo segundo por duas vezes, garantindo ainda a terceira posição na Eliminatória 3. Hoje, saiu para a Pré-Final B na primeira posição, tendo liderado grande parte da corrida. Sucumbiu nas últimas voltas ao ritmo frenético de Stan Ratakjski e Albert Tamm, que levaram ao extremo o jogo de equipa da BabyRace Driver Academy para se superiorizarem ao português, com este a terminar em terceiro.
Está concluída a temporada de 2024 para Xavier Lázaro no karting internacional. Segue-se o tempo de descanso mas também de preparação para um 2025 que será, no mínimo, tão intenso quanto o ano que em breve termina.
De Novo Muito Forte no Qualifying
Tal como já havia acontecido aquando da primeira etapa da WSK Final Cup, em Lonato, Xavier Lázaro esteve muito forte no Qualifying para a prova de encerramento da competição e da temporada do calendário WSK Promotion. Em Cremona, depois de já ter estado entre os mais rápidos da Mini Gr. 3 nos Treinos Livres, o piloto da DR por pouco não fechou a pole position, sendo batido por Lucas Palácio por apenas quatro milésimas de segundo. Na sua melhor volta (53.420 segundos), Xavier Lázaro trouxe na sua ‘cola’ o piloto da KR Motorsport, que beneficiou disso mesmo para ‘levar’ a pole position.
Cabeça e Desempenho nas Eliminatórias
Após se colocar muito bem na sessão de Qualifying, que determina o posicionamento para as três Eliminatórias, Xavier Lázaro prosseguiu na exibição do seu excelente momento de forma, dando provas sistemáticas de como é atualmente um piloto bastante maduro na Mini Gr. 3. Praticamente sem cometer erros, o jovem da Várzea de Sintra cumpriu totalmente a missão de se garantir nas primeiras posições em todas as três corridas, ainda que numa delas tenha apanhado um valente susto.
Na Eliminatória 1, saindo de primeiro, Xavier Lázaro esteve sempre na disputa da vitória, sendo apenas superado por Daniel Miron Llorente (Team Driver Racing Kart). Os dois ficaram separados no final da corrida por apenas 0.131 segundos.
Um valente susto é com certeza a memória que fica para Xavier Lázaro no final da Eliminatória 2. O piloto português saiu na frente e liderou a prova, dividindo essa posição com o francês Stan Ratajski (BabyRace Driver Academy). Durante a última volta, o jovem da DR Racing Kart assumiu a primeira posição e quando se preparava para vencer a corrida, foi surpreendido pelo francês que, ao tentar passá-lo, literalmente ‘atirou’ o seu kart para cima do português, por muito pouco não causando um grave acidente. O DR/TM/VEGA de Xavier Lázaro ainda voou, mas o piloto português manteve-se em pista para terminar em terceiro, já que com esta confusão ainda foi superado pelo grego Jason Kosmopoulos (CRG Racing Team). No final da prova, a manobra antidesportiva de Stan Ratajski valeu-lhe uma penalização de três segundos, ‘atirando’ o piloto do Parolin/IAME/VEGA para sétimo. Kosmopoulos acabou por vencer e Xavier Lázaro repetiu o segundo lugar da Eliminatória 1.
Na derradeira Eliminatória, disputada ontem, Xavier Lázaro saiu novamente de primeiro e liderou. Na última volta, o português que estava a ser bastante pressionado pelo italiano Achille Rea (CRG Racing Team), acabou por cometer um ligeiro erro, ao não se defender de forma consistente na única zona em que podia ser permeável a uma tentativa de ultrapassagem. O piloto do T-Group/TM/VEGA conseguiu superar o português, que ainda perdeu o segundo lugar para o suíço Albert Tamm (BabyRace Driver Academy).
Inteligência Premiada com 3º Lugar na Pré-Final B
Na Pré-Final B, disputada esta manhã, Xavier Lázaro largou da primeira posição. Desde o arranque, o piloto português comandou a prova, seguido sempre de muito perto pelos dois Parolin/IAME/VEGA de Stan Ratajski e Albert Tamm. A meio da prova, o ritmo muito forte dos dois pilotos da BabyRace Driver Academy veio ao de cima, ambos superando o jovem da DR. Apesar de Xavier Lázaro ter dado tudo em pista, os dois pilotos da frente trabalharam em equipa, empurrando-se mutuamente, o que tornou impossível qualquer tentativa do português para lutar pela vitória. Assim, até final, o piloto do DR/TM/VEGA limitou-se a gerir a vantagem para os seus perseguidores, garantindo o terceiro lugar, já que essa seria também a sua posição na largada da Final.
Final de ‘Muitos Joguinhos’
Para a Final da última competição do ano no calendário da WSK Promotion, Xavier Lázaro largou da terceira posição, ao volante do único de quatro karts nas duas primeiras linhas que não era um Parolin da BabyRace Driver Academy. Em teoria, o piloto português saía atrás de Julian Frasnelli, o principal candidato à vitória da corrida e da categoria nesta competição. No entanto, a BabyRace decidiu trocar a ordem dos pilotos da primeira linha, colocando Frasnelli do lado de fora e o francês Stan Ratajski à frente de Xavier Lázaro. A lógica deste ‘malabarismo’ percebeu-se logo na largada, já que Ratajski deliberadamente atrasou os dois pilotos atrás de si, ou seja, Xavier Lázaro e Daniel Miron Llorente, com o último a ser o grande rival de Julian Frasnelli na luta pela vitória desta Final Cup.
No arranque, Xavier Lázaro ainda se conseguiu manter durante a primeira volta na quarta posição, mas com as constantes ‘jogadas táticas’ de Stan Ratajski e a feroz luta pelos lugares da frente, o piloto português rapidamente se viu em 10º. A partir da segunda volta, Lázaro começou a recuperação, depressa se colocando na sexta posição, isolado do top cinco mas também dos adversários que o perseguiam. Nas últimas voltas, beneficiou da ‘batalha’ entre Stan Ratajski e Daniel Miron Llorente, com ambos a saírem de pista e o português a superar o holandês subindo a quarto. Xavier Lázaro manteve a posição até final, ou seja, terminou à porta de um pódio. Nas contas finais da Mini Gr. 3, garantiu a quinta posição, o que não deixa de ser um excelente resultado, numa das categorias mais competitivas do karting a nível mundial.
Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency