Xavier Lázaro escreveu hoje uma das páginas mais bonitas do desporto automóvel nacional, ao vencer para Portugal os FIA Motorsport Games na categoria Karting Sprint Mini. Aos onze anos de idade, o ‘menino’ da Várzea de Sintra tornou-se o primeiro piloto português a trazer uma medalha de Ouro do evento reconhecido como os ‘Jogos Olímpicos’ do desporto automóvel. Além disso, Xavier Lázaro escreveu desde já o seu nome na história do karting neste evento, ao ser o primeiro vencedor de sempre na categoria Mini.

O resultado obtido na Final da Karting Sprint Mini é o corolário de três dias em que Xavier Lázaro foi verdadeiramente dominador na categoria. Para chegar à Final, da prova disputada em Valencia no Circuito Aspar, Xavier Lázaro correu três Eliminatórias: venceu a primeira e a terceira, tendo terminado no quarto lugar a Eliminatória 2, prova que liderou até à última volta, quando foi ‘abalroado’ pelo americano Joshua Bergman. O piloto do Team USA acabou por vencer, enquanto Lázaro terminou no 5º lugar.

Hoje, Xavier Lázaro largou para a Final da terceira posição e desde cedo mostrou ao que vinha, dividindo a luta pela vitória com Joshua Bergman, Bennet Korjus (Estónia), Nuvola Morales Mendez (Espanha), Joshua Bergman (USA) e Jay Kostecki (Austrália). Durante 11 intensas voltas de uma corrida espetacular, Xavier Lázaro fez pela vida para se manter no grupo da frente e com a vitória ao seu alcance, assumindo derradeiramente a primeira posição na última volta, em que aproveitou para se distanciar dos adversários que o precediam. Mostrando toda a maturidade competitiva que aos 11 anos consegue ter, o piloto português não deu quaisquer hipóteses aos seus adversários quando foi preciso fazer a diferença, triunfando com 2.03s de vantagem sobre Bennet Korjus, com o espanhol Nuvola Morales a garantir o derradeiro lugar do pódio.

No final da corrida, Xavier Lázaro não escondeu a felicidade ao concretizar um objetivo que sempre assumiu: trazer o ouro para Portugal. “Sempre disse que queria vencer esta prova e que viesse quem viesse como meu adversário eu vim a Valencia para ganhar”. O piloto português não esqueceu de referir a quem devia agradecer a sua presença nesta edição dos FIA Motorsport Games. “Desde já quero agradecer à FPAK pela honra de me ter escolhido para a representar e a Portugal neste evento. Depois, tenho que agradecer aos meus pais pelo esforço e contínua dedicação para que eu possa competir e crescer no karting. Para este evento, pude contar com a presença do Frederico Duarte como meu mecânico. O ‘Fred’ é uma pessoa que admiro muito , com um grande trajeto como piloto e que hoje em dia é mecânico da Parolin. O seu know-how e experiência foi muito importante para mim nestes dias. Não tenho palavras para agradecer a todos, estou muito feliz e orgulhoso de levar o ouro dos FIA Motorsport Games pela primeira vez para Portugal. Amanhã de manhã já tenho escola e provavelmente vou leva a medalha para mostrar aos meus colegas”, confessava um muito feliz Xavier Lázaro.

Fotos: Vasco Lázaro e Miguel Silva