Xavier Lázaro garantiu hoje o 10º lugar no Trofeo Andrea Margutti, prova que homenageia o jovem transalpino que perdeu a vida numa corrida de karting em 1989. Na 35ª edição da prova, no South Garda Karting de Lonato, o piloto português largou para a Final da 24ª posição. Com um desempenho primoroso, Xavier Lázaro foi consistente e eficaz a subir posições, perseguindo a meta de terminar o melhor possível um fim de semana em que demorou a conseguir reunir a competitividade necessária para disputar com os melhores da Mini Sub 10.

Ao volante do Gillard/TM da SM Racing, Xavier Lázaro terminou a corrida no 11º lugar, mas tirou partido da penalização atribuída ao italiano Antonio Ianni para subir ao top 10, resultado notável para quem numa corrida de alto nível e com apenas 10 voltas, realizou nada menos que 13 ultrapassagens na pista.

Depois de ter sido um dos melhores nas primeiras sessões de treinos livres, Xavier Lázaro debateu-se com pouca competitividade na sexta-feira, o que o afetou nos treinos cronometrados e na primeira das três Eliminatórias que determinam o posicionamento na Pré-Final e Final. Ainda que no sábado o ritmo do piloto português fosse melhor, apenas no Domingo a SM Racing, acertou nas soluções de competitividade que foram sendo introduzidas ao dispor do piloto português.

Alguns Problemas de Competitividade Desde o Qualifying

Ainda que nas primeiras sessões de treinos livres, Xavier Lázaro estivesse bem competitivo em pista e na busca das primeiras posições da tabela de tempos, a verdade é que logo na Qualificação o piloto português aparentou estar com algum déficit de competitividade ao volante do Gillard da SM Racing. O resultado obtido na sessão mostra isso mesmo, com Xavier Lázaro a não conseguir melhor que o 11º tempo da sua série, 21º absoluto na Mini Sub 10, que para esta tradicional prova contou com 64 pilotos.

Esta situação tornou a verificar-se na primeira Eliminatória, disputada na tarde de sexta-feira. Largando do 11º lugar, Xavier Lázaro até teve um bom começo de corrida, rapidamente se colocando nos seis primeiros. No entanto, com o decurso da prova, o português foi perdendo lugares, claramente evidenciando não ter o ritmo desejado para se manter nas posições cimeiras. Enfrentando algumas situações difíceis, como quando foi empurrado para fora de pista por um adversário, Xavier Lázaro terminou a corrida no 10º lugar, mas acabou por ser punido por ter passado o seu companheiro de equipa (Stepan Mazepin) no decurso de uma situação de bandeiras amarelas, o que lhe valeu uma penalização de cinco segundos, sendo relegado para o 19º lugar.

Na segunda Eliminatória, tornou a partir bem, conseguindo de novo logo ganhar algumas posições. Xavier Lázaro cumpriu na pista em termos de competitividade e terminou num positivo quarto lugar. No entanto, com danos no bico, sofreu nova penalização, que o ‘atirou’ para o 12º lugar.

Na derradeira Eliminatória, Xavier Lázaro acabou por conseguir o seu melhor resultado, saindo de 11º para se garantir no nono lugar. Depois de nas duas primeiras Eliminatórias o português acabar por ver os seus resultados condicionados, correu pressionado esta derradeira chance de se garantir na Pré-Final, acabando por ser conservador em pista.

Nova Penalização na Pré-Final

Xavier Lázaro sabe que é competitivo na Mini Sub 10, mesmo se no Trofeo Andrea Margutti conheceu alguns novos adversários e teve, tal como todos na categoria, que se adaptar aos pneus Mg para correr a prova que homenageia o malogrado piloto italiano. Por isso, na Pré-Final, largando do 23º lugar, Xavier Lázaro tentou chegar às posições dianteiras. Apesar de ter feito uma prova consistente, mais uma vez o jovem piloto português acabou por pagar algo caro a necessidade de tentar subir posições para se colocar o mais na frente possível na largada da Final. Nas primeiras voltas, alguns toques chegaram a colocar o jovem da SM Racing nas últimas posições, mas depois Xavier Lázaro teve uma fase boa, ganhando lugares de forma consistente. Num momento mais quente, acabou por danificar o bico, acabando de novo penalizado e na 24ª posição, ainda assim à frente de onde começou a corrida. Ainda efetuou a segunda melhor volta da corrida.

Final de Alto Nível

Ao sair da 24ª posição para a Final da Mini Sub 10, uma categoria altamente competitiva, Xavier Lázaro sabia que o que tinha a fazer era tentar chegar o mais à frente possível. E foi isso mesmo que o jovem de 10 anos concretizou na dezena de voltas da corrida. Com calma e o timing certo, foi subindo posições, sem se envolver em contato com os seus adversários. Uma prova consistente e com carácter colocou o português à porta do top 10, na 11ª posição, mas desta vez foi o jovem da Várzea de Sintra a beneficiar dos azares e excessos de outros, subindo ao 10º lugar final após a penalização atribuída ao italiano Antonio Ianni (Team Driver).

O fim de semana de Xavier Lázaro nesta edição do Trofeo Andrea Margutti foi difícil, mas sempre em crescendo, tal com o desempenho da SM Racing, incansável na busca de soluções que permitam incrementar a competitividade dos Gillard entregues ao piloto português e a Stepan Mazepin.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency e Vasco Lázaro