Xavier Lázaro garantiu hoje ao início da tarde a sétima posição na Final da Mini Sub 10 da 1ª etapa da WSK Open Series, prova organizada pela WSK Promotion no Franciacorta Karting Track. Largando para a Final da Mini Sub 10 na quarta posição, o piloto português da SM Racing caiu três lugares no decurso da primeira volta, mas logo se recolocou dentro do top cinco e na luta pela vitória. Após um pequeno erro na ultrapassagem a um adversário que fez com que o motor se desligasse momentaneamente, Xavier Lázaro perdeu posições, chegando a rodar em 11º. Com uma boa ponta final de corrida, o jovem da Várzea de Sintra recuperou posições, vindo a terminar a prova num positivo sétimo lugar.
Naquela que foi a sua melhor prestação da temporada até ao momento, Xavier Lázaro começou a destacar-se logo na sexta-feira, quando garantiu a pole position da Mini Sub 10. A volta em 53.559 segundos materializou a segunda pole position da temporada para a SM Racing. Ainda na sexta-feira, Xavier Lázaro venceu e primeira de três Eliminatórias que disputou. Ao volante do Gillard/TM, o jovem de 10 anos tornou a ter excelentes desempenhos no sábado, terminando as duas Eliminatórias respetivamente na segunda e quinta posições.
Hoje, na Pré-Final, o português foi infeliz, acabando por ser tocado por um adversário, o que o fez perder muitos lugares, terminando a sua Pré-Final apenas em 12º.
Na Final, largando da quarta posição, do lado de fora do traçado, Xavier Lázaro caiu para sétimo no decurso da primeira volta, rapidamente recuperando para se colocar no top cinco. Um erro após a ultrapassagem a um adversário, fez com que o motor do seu kart se desligasse momentaneamente, forçando o português perder ritmo e lugares. Uma boa ponta final garantiu o regresso para dentro do top 10, com Xavier Lázaro a concluir a prova no sétimo lugar.
Pole e Vitória em Eliminatória São Pontos Altos
Cada vez mais motivado e confiante ao volante do Gillard/TM da SM Racing, Xavier Lázaro apresentou-se forte para a etapa de abertura da WSK Open Series. Logo na sexta-feira de manhã o português marcou o melhor tempo da Mini Sub 10 no Qualifying, com a volta em 53.559 segundos.
Dando sequência ao bom ritmo apresentado durante a manhã, o piloto da SM Racing venceu a primeira das três Eliminatórias que disputou. Na Eliminatória 2, no dia sábado em corrida que também liderou, acabou por terminar a segunda posição, atrás do escocês Mason Robertson (Baby Race Driver Academy).
Na derradeira Eliminatória, lutou pela vitória, andou em segundo e na entrada para a última volta assumiu de novo a liderança. Acabou no entanto por cometer um pequeno erro quando não defendeu da melhor forma o primeiro lugar, sendo ultrapassado por Niccolo’ Perico e pelos três adversário que o seguiam, terminando em quinto.
Pré-Final Inglória e Final a Lutar
Hoje de manhã, Xavier Lázaro largou para a pré-Final A da primeira linha. Com uma boa partida, colocou-se na luta pela vitória, mas num momento em que travou forte, acabou por momentaneamente desligar o motor TM do seu Gillard. Perdeu algumas posições e depois acabou por ser rodado por um adversário. Xavier Lázaro retomou a corrida mas não conseguiu melhor que ser 12º.
Com a classificação da Final a não lhe permitir largar da primeira linha na corrida de todas as decisões, o jovem português arrancou para a Final do quarto lugar. Do lado de fora, Xavier Lázaro partiu bem mas perdeu três posições. Com o pelotão bem compacto no início da corrida, o piloto da SM Racing rapidamente encontrou o melhor ritmo e subiu até ao quinto lugar, para novamente numa travagem mais forte desligar o motor do seu kart. Após recuperar o ritmo, apesar de cair para o 11º lugar, o piloto português não desarmou e foi à luta. Nas derradeiras voltas, enquanto na frente o top oito disputava a vitória de forma acérrima, Xavier Lázaro foi fazendo o possível, conseguindo subir até ao sétimo lugar em que terminou esta primeira etapa da WSK Open Series.
Uma referência também para o excelente trabalho da SM Racing, sempre competente no sentido de proporcionar competitividade aos seus pilotos. Uma grande capacidade de trabalho e a constante busca da soluções para a melhor competitividade. Aliás, esse é um facto que Xavier Lázaro não deixa passar sem um agradecimento. “O meu obrigado à SM Racing pelo excelente trabalho durante todo o fim de semana.”
Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency