Xavier Lázaro Garante Top Cinco em Sarno

Saindo para a Final da Mini Sub 10 em 15º, o piloto português mostrou talento e determinação no fecho da WSK Super Master Series.

Xavier Lázaro terminou na quinta posição a etapa quatro e última da temporada na WSK Super Master Series, prova realizada no Circuito Internazionale Napoli, nos arredores da cidade italiana de Nápoles. Naquele que foi o seu terceiro fim de semana de competição na SM Racing, o piloto português mostrou estar cada vez mais adaptado ao modo de trabalho da equipa britânica, liderada por Oliver Oakes, assim como ao Gillard com motor TM.

Largando para a Final da Mini Sub 10 na 15ª posição, num derradeiro dia de provas que se iniciou à chuva, o jovem da Várzea de Sintra foi um dos muitos pilotos que correu com pneus para piso molhado, num traçado que já se apresentava em muitos pontos acessível para a utilização de slicks. Ainda assim, Xavier Lázaro esteve em muito bom nível na corrida decisiva, chegando durante a segunda volta a ocupar a terceira posição. Depois de superado por um dos três pilotos que optaram por correr com pneus slick, que garantiram as posições do pódio, Lázaro conseguiu gerir bem a corrida, terminando na quinta posição final. O bom desempenho do piloto português premeia uma postura muito eficiente numa corrida que lhe trouxe aquele que é, até agora, o seu melhor resultado na temporada.

Num balanço geral a tudo o que se passou para esta prova, saldo francamente positivo para o desempenho do jovem de 10 anos, que se vai tornando cada vez mais forte em pista. Xavier Lázaro liderou em todas as Heats que disputou e também na Pré-Final. Vítima de um adversário numa das Heats, acabou por ter a sua posição de largada para a Final condicionada, mas na corrida decisiva sobressaiu o seu talento, chegando a colocar-se em posição de pódio. Ainda com muito para evoluir, Xavier Lázaro vai, etapa a etapa, crescendo como piloto, deixando bons indicadores para um ano de corridas que será rico e intenso.

Cada Vez Mais Forte em Vários Momentos

O ritmo de trabalho de Xavier Lázaro tornou-se bem mais intenso desde que chegou à SM Racing. Além de um calendário rico em provas, o piloto português passou também a ter mais sessões de testes e treinos entre corridas. Nesse sentido, juntamente com o seu colega de equipa, Stepan Mazepin, preparou intensamente a quarta etapa da WSK Super Master Series, prova organizada pela WSK Promotion.

Depois de a qualificação nem ter sido o melhor momento de Xavier Lázaro no fim de semana, garantiu o 14º tempo absoluto, enquanto que o seu colega de equipa ficava com a pole position, as melhores sensações do piloto português ficaram patentes nas três Heats disputadas. Logo na 5ª feira, Xavier Lázaro terminou a primeira Heat no segundo lugar, após ter largado de oitavo. O piloto da SM Racing chegou a liderar a prova, sendo apenas superado pelo americano Lucas Palacio. Lázaro foi ainda o autor da volta mais rápida, o único na corrida a rodar no segundo 02 (1m02.894).

Na Heat 2, o piloto português teve o seu momento mais difícil do fim de semana. Mais uma vez Xavier Lázaro largou muito bem, mostrado estar mais forte nos inícios de corrida, até há bem pouco uma das suas fraquezas. Saindo de sétimo, o jovem de 10 anos rapidamente subiu no pelotão, para assumir a liderança da corrida. No entanto, a duas voltas do fim, Xavier Lázaro começou a sofrer a pressão de Niccolo’ Perico, o líder da categoria, sendo pouco depois abalroado por este. O kart do piloto italiano voou por cima do piloto luso, que ainda foi atingido no capacete por um dos pneus dianteiros. Ambos terminaram fora de pista, ainda que sem consequências físicas.

Na derradeira Heat, mais uma excelente largada de Xavier Lázaro (7º), que no fim da primeira volta era líder. Querendo sobretudo garantir sem sobressaltos uma posição na primeira metade do grid para a Pré-Final, o piloto português cumpriu uma prova mais ou menos tranquila, terminando na terceira posição.

Do Céu Ao Inferno na Pré-Final

Com a soma dos pontos nas Heats disputadas, condicionado pelo infortúnio numa delas, Xavier Lázaro correu a Pré-Final A, saindo do sétimo lugar. Com uma partida imaculada, à chuva, o piloto português cedo chegou ao segundo lugar, na cola do líder, Lucas Palacio (KR/Iame(VEGA). Mas à segunda volta, era líder. A meio da prova, Xavier Lázaro cedeu a liderança a Niccolo’ Perico, evidenciando em seguida um dos momentos da corrida em que ainda tem que evoluir. O piloto português ainda precisa de gerir melhor aqueles instantes em que numa prova que está a dominar, vê o cenário mudar à sua frente, o que requer adaptação rápida. Num instante de desconcentração, Xavier Lázaro perdeu o controlo do Gillard, rodando, perdendo várias posições, caindo para oitavo. O português fez das fraquezas forças e voltou à luta, conseguindo terminar a prova no top cinco.

Irrepreensível na Final

A derradeira corrida do fim de semana na Mini Sub 10 forçou todas as equipas a uma decisão difícil. Numa pista em que choveu bastante no início da manhã, mas que depois veio a secar progressivamente com a presença do sol, havia zonas no asfalto do Circuito Internazionale Napoli que ainda estavam molhadas. Noutros pontos a pista estava seca, mas nuvens negras anteviam a chance de chover novamente. Em todo o ‘grid’ apenas três karts correram com pneus slick. Como não choveu, esses garantiram as três primeiras posições. Xavier Lázaro, tal como o seu companheiro de equipa, largaram com pneus de chuva. O piloto português, vindo da 15ª posição, foi muito forte no arranque, depressa chegando ao terceiro lugar. Num traçado muito escorregadio, Lázaro foi superado pelos pilotos que vinham de slicks e também foi subindo e descendo lugares com o decurso da prova. Gerindo melhor a pressão na Final em contraste com a Pré-Final, o português foi eficiente e terminou no sexto lugar, a pressionar Achille Rea (Tonykart/Vortex/VEGA). No entanto, o piloto italiano foi penalizado em cinco segundos por um toque num adversário, o que ascendeu Xavier Lázaro ao top cinco.

Segue-se uma semana de descanso, antes do português retornar a Itália, para correr o tradicional Trofeo Andrea Margutti.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency