Xavier Lázaro correu este fim de semana a quarta etapa do ACI Campeonato Italiano de Karting. Na visita ao Circuito Internazionale Napoli de Sarno, uma pista que o português já conhece bem, foi possível confirmar os excelentes indicadores de competitividade que Xavier Lázaro já havia evidenciado em outras ocasiões, nomeadamente na etapa anterior, disputada em Val Vibrata, de onde trouxe a segunda posição na Corrida 1.

Ansioso por voltar a competir depois de praticamente um mês de férias e motivado pelos desempenhos mais recentes, Xavier Lázaro chegou ao traçado nos arredores de Nápoles com a moral em alta. Tirando partido dessa boa fase e de um DR bem afinado, o piloto da Várzea de Sintra mostrou-se forte à concorrência logo nos treinos livres e confirmou o bom momento ao ser o segundo mais rápido do seu grupo na Qualificação, a 23 milésimas do mais rápido, registo que correspondeu ao quarto melhor tempo absoluto da Mini Sub-10. A melhor volta de Xavier Lázaro foi efetuada em 1m02.745, ficando a apenas 73 milésimas da pole position.

Eliminatórias Sem Erros

Para a primeira das duas Eliminatórias que potenciam determinar a presença nas duas corridas decisivas de cada etapa, a DR decidiu colocar o segundo motor no kart de Xavier Lázaro. Com a segunda opção em termos de motor, o piloto português não conseguiu ter o desempenho desejado na Eliminatória 1, para a qual largou da terceira posição e terminou no sexto lugar. De novo com o motor principal para a Eliminatória 2, Xavier Lázaro largou novamente em terceiro, terminando no quarto lugar. O piloto esteve sempre focado nas duas Eliminatórias, apostado em não cometer erros e não se envolver em acidentes, para garantir a melhor posição possível para as duas corridas de Domingo.

O Pódio Ali Tão Perto

Hoje Xavier Lázaro esteve bem focado no seu objetivo de tentar repetir a presença no pódio que tanto saboreou em Val Vibrata. Largando para a Corrida 1 da sétima posição, o português rapidamente subiu ao terceiro lugar, inserido num grupo de cinco pilotos que arduamente lutavam pela liderança.

A partir do meio da corrida de 10 voltas, deu para perceber que os dois primeiros estavam a outro nível de competitividade, acabando Xavier Lázaro por se ver numa disputa a três pelo derradeiro lugar do pódio. O jovem de 10 anos, estava em quinto à entrada para a última volta mas com um desempenho pleno de garra ainda subiu ao quarto lugar antes de receber a bandeira de xadrez. O português esteve a um altíssimo nível durante toda a corrida, mostrando como está rápido e também bem mais consistente a gerir os momentos da prova.

Azar Condiciona Resultado na Corrida 2

Para a derradeira corrida desta etapa, Xavier Lázaro largou da quinta posição, mas acabou envolvido numa carambola logo na primeira curva. Num incidente que tirou as chances de um bom resultado a uma mão cheia de candidatos à vitória, incluindo o português, conseguiu ainda assim retornar à corrida na cauda do pelotão. Sem danos de maior no seu DR, Xavier Lázaro conseguiu recuperar bastantes posições, vindo a terminar no 19º lugar.

O piloto português volta a competir em Itália já no próximo fim de semana, marcando presença na primeira etapa da WSK Euro Series, em Franciacorta.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency