Xavier Lázaro garantiu hoje o seu primeiro pódio em Itália, ao terminar na segunda posição a Corrida 1 da Mini Sub-10 em Val Vibrata, palco da terceira etapa do ACI Campeonato Italiano de Karting. Este foi até este dia o momento mais alto da jovem carreira internacional do piloto de nove anos, que vai agora a meio da primeira temporada completa no calendário italiano de karting.
Presente na pista de Val Vibrata para a disputa da terceira etapa do ACI Campeonato Italiano de Karting, Xavier Lázaro desde as primeiras sessões de treinos deixou vincada na pista da província de Teramo a sua rapidez. No Qualifying, arriscando sair sozinho para a pista, o piloto da Várzea de Sintra ficou muito próximo da pole position, garantindo o quinto melhor tempo absoluto da sessão ao cronómetro. A volta em 57,035s deixou-o a apenas 0.122s da pole position, ao mesmo tempo que lhe garantiu o 3º tempo no seu grupo.
Muito Competente nas Eliminatórias
Com 41 pilotos a marcarem presença na Mini Sub-10 para esta terceira etapa do campeonato que chega agora a meio da temporada, Xavier Lázaro sabia da importância de terminar bem as Eliminatórias, para dessa forma se posicionar o melhor possível para as decisivas duas corridas de Domingo.
O piloto da DR esteve ao seu melhor nível na Eliminatória 1, largando da terceira posição. Com um desempenho impecável, subiu um lugar durante as 10 voltas da prova, garantindo a segunda posição. Além disso, Xavier Lázaro ainda foi o autor da volta mais rápida da corrida (57.258s).
Para a Eliminatória 2, a equipa procurou mexer no DR de Xavier Lázaro, tentando melhorar o desempenho num dos setores da pista, mas as alterações acabaram por não resultar, já que o kart do piloto português ficou menos competitivo. Como consequência, Xavier Lázaro não conseguiu repetir o bom resultado da eliminatória anterior, sofrendo no traçado para se colocar na nona posição ou seja, quatro lugares abaixo de onde havia iniciado a prova.
“A equipa estava à procura de melhorar o desempenho do DR do Xavier no ponto da pista em que ele perdia para a concorrência”, disse Vasco Lázaro, pai do piloto. “Mas por vezes ao tentar melhorar, o resultado sai o oposto e o kart do Xavier piorou nesta segunda eliminatória.”
Um Pódio Há Muito Desejado
Para as decisivas duas corridas do dia de hoje, a DR voltou à afinação que elegera para o kart de Xavier Lázaro na Eliminatória 1. A opção revelou-se imediatamente a mais certa. O piloto português largou para a prova da sétima posição, mas à primeira volta já estava no quarto lugar. Sempre incluído no quinteto da frente, Xavier Lázaro geriu de forma muito inteligente a sua corrida, optando por seguir atrás dos quatro primeiros, enquanto estes se envolviam numa acesa disputa. A duas voltas do fim, o piloto português aproveitou a confusão gerada por um toque entre os dois primeiros, para saltar para a primeira posição, que só não manteve até à bandeirada de xadrez por querer sobreviver a uma manobra agressiva de Lukas Gorski que assumiu a liderança. Na última volta, Xavier Lázaro limitou-se a gerir a vantagem para os seus perseguidores, garantindo o seu primeiro pódio numa competição fora de Portugal, sendo segundo classificado.
“A corrida foi muito intensa e a determinada altura preferi garantir o meu melhor resultado até agora em Itália, a segunda posição”, disse muto feliz Xavier Lázaro. “Tenho estado outras vezes próximo de um bom resultado, mas hoje realmente consegui concretizar e sinto-me muito feliz.”
Para a Corrida 2, com a inversão da grelha de partida para os oito primeiros, Xavier Lázaro largou da sétima posição. Logo no início da prova, o piloto português foi empurrado para a escapatória por um adversário, não evitando uma ligeira saída de pista. Com os pneus a ficarem sujos, o piloto da DR demorou a entrar num bom ritmo, mas conseguiu ter um bom desempenho no restante da corrida, recuperando até onde foi possível, para concluir em 13º.
No cômputo geral, Xavier Lázaro esteve em bom nível este fim de semana em Val Vibrata, embora aqui e ali o piloto português ainda tenha cometido alguns erros. Mesmo com esses pequenos percalços, que também ajudam à evolução futura do piloto da DR, o saldo extraído da prova na província de Teramo é francamente positivo.
Antes de algumas semanas de merecido descanso, Xavier Lázaro estará no Kartódromo Internacional de Braga no próximo fim de semana, para correr a etapa do Campeonato de Portugal de Karting, com o objetivo de preparar a sua participação na Taça de Portugal, evento que decorre no traçado minhoto em Outubro próximo. Quanto à competição em Itália, Xavier Lázaro regressa a 24/25 de Agosto, em Sarno, na quarta ronda do ACI Campeonato Italiano de Karting.
Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency e Vasco Lázaro