Xavier Lázaro esteve ao mais alto nível este fim de semana, na primeira etapa da WSK Euro Series, disputada no traçado italiano de Franciacorta. Na Mini Sub-10 ao volante do DR oficial, o jovem piloto português (que recentemente completou 10 anos), mostrou toda a sua evolução em perto de um ano de competições internacionais, deixando patente em pista muito talento e potencial.
Naquela que foi a primeira de duas etapas de uma das várias competições do calendário anual da WSK Promotion, Xavier Lázaro começou a mostrar ao que vinha desde o Qualifying, do qual saiu com o 3º melhor tempo absoluto, de entre os 53 pilotos de vários países que estiveram presentes em Franciacorta. O tempo de 54,707 segundos obtido pelo piloto português, ainda que bastante rápido, foi condicionado por um piloto mais lento à sua frente.
Nas três Eliminatórias que definem uma potencial presença na Pré-Final, o piloto da DR esteve sempre entre os melhores, começando por ser quarto classificado na primeira, rodando várias voltas no segundo lugar. Na Eliminatória 2, Xavier Lázaro liderou da segunda à penúltima volta, acabando por ser surpreendido antes da linha meta, que cruzou no 4º posto. Na derradeira Eliminatória, Xavier Lázaro chegou em primeiro lugar, mas foi penalizado em cinco segundos por ter tocado David Moscardi, quando este fez um ‘brake check’ na sua frente. A DR ainda protestou a penalização aplicada ao piloto português, mas a organização alegou não ter como medir a travagem do piloto transalpino da Birel.
Muita Maturidade na Pré-Final
Xavier Lázaro largou para a Pré-Final A na quinta posição. O piloto da Várzea de Sintra sabia da importância de um bom resultado nesta prova, determinante para largar nas primeiras linhas da Final. Com uma boa partida, Lázaro cedo se colocou no top cinco e durante as primeiras voltas da corrida ainda subiu ao quarto lugar. A duas voltas do fim, assumiu a terceira posição para não mais a perder. Competitivo, sabendo ler bem a corrida e com maturidade, o jovem da DR garantiu um lugar no top sete para a Final.
O Seu Melhor Resultado à Data na WSK
Logo no arranque da Final da Mini Sub-10, Xavier Lázaro saltou para a terceira posição, seguindo ‘na cola’ de Daniel Miron (KR) e David Moscardi (Birel). No entanto, na terceira volta, o português foi ultrapassado por Niccolo’ Perico (Energy Corse) que pouco depois se despistou à sua frente. Para evitar o italiano, o jovem da DR teve que sair ligeiramente de pista, sujando os pneus antes de perder momentaneamente a concentração e cair para 10º. Sem virar a cara à luta, Xavier Lázaro recuperou o foco e teve uma notável ponta final, para terminar a prova no sexto lugar. Com este desempenho, o português não só mostrou que vai ser preciso contar com ele para o restante do calendário, como assumiu a sexta posição da classificação na WSK Euro Series.
“Estou muito satisfeito com o desempenho do Xavier todo o fim de semana”, disse o seu pai, Vasco Lázaro. “Toda a sua evolução, especialmente em corrida e nos momentos mais tensos, ficou patente este fim de semana. O Xavier esteve competitivo, não fraquejou e soube gerir muito bem os diversos momentos quentes que viveu nas várias corridas este fim de semana. É muito difícil competir aqui, mas aos 10 anos, o Xavier está a crescer na pista. Estamos cada vez mais motivados”.
Xavier Lázaro irá agora descansar algumas semanas, antes de regressar a Itália, a 22 de Setembro, para a disputa da 5ª e derradeira etapa do ACI Campeonato Italiano de Karting, de novo em Franciacorta.
Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency