Presente no Kartódromo Internacional da Região Oeste (KIRO), no Bombarral, para a a disputa da 4ª etapa do Campeonato de Portugal de Karting de X30 Mini, Xavier Lázaro teve um desempenho bastante positivo no primeiro dos dois dias da prova organizada pela ACDME.
Depois de ter tido um desempenho pouco eficiente nos treinos cronometrados, de onde saiu com o 11º tempo (52,608s) entre os 14 participantes (a pouco mais de um segundo do autor da pole position), o jovem piloto do Cabo Júnior Team esteve bastante bem durante a tarde, desde logo garantindo o oitavo posto na primeira Manga de Qualificação. Lázaro saiu do 11º lugar e viu-se prejudicado logo no início já que o seu lado da grelha de partida ficou retido momentaneamente atrás de um piloto que largou bastante mal para a corrida. Ainda assim, o piloto da Várzea de Sintra ‘cerrou punhos’ para ir atrás do tempo perdido, conseguindo recuperar até onde foi possível, para no final ser oitavo.
Mais tarde, na Corrida 1, Xavier Lázaro saiu de oitavo mas acabou por perder duas posições no decorrer da prova, para terminar no 10º lugar. Na sua primeira temporada na categoria, o Campeão em título da Iniciação continua a mostrar-se consistente na sua evolução, focado em aprender o mais possível.
“Em termos gerais, acho que o Xavier esteve muito bem neste primeiro dia de provas, embora as coisas até nem tenham começado bem, nos Treinos Cronometrados”, disse Vasco Lázaro. “Acho que ele podia e sabia fazer melhor nos treinos. Nas corridas, a história foi bem diferente. Na primeira superou um mau arranque dos karts à sua frente e recuperou até onde foi possível, estando sempre com muito bom ritmo. Na segunda corrida, não conseguiu traduzir em resultados o seu desempenho, mas de qualquer modo estou muito contente com a postura que evidenciou sempre, muito combativo e focado na necessidade de sempre terminar as corridas”.
Fotos: Hellofoto