Naquela que é a sua primeira temporada ao volante de um kart da categoria X30 Mini no Campeonato de Portugal de Karting, Xavier Lázaro mostra evolução constante, não só em termos competitivos, como também na sua mentalidade em pista. O mais jovem piloto da categoria, para a qual migrou após se ter sagrado campeão nacional da Iniciação, tem seguido à risca o planeamento para uma temporada que desde sempre se assumiu como de transição.
No Kartódromo Internacional da Região Oeste (KIRO), no Bombarral, palco da quarta etapa da competição, com organização a cargo da ACDME, Xavier Lázaro teve aquele que foi até agora o seu melhor desempenho no campeonato. Depois de no sábado já se ter exibido em muito bom nível, com duas corridas em que foi combativo e eficiente, superando as dificuldades de largar para as provas naquela que é a a fila com trajeto mais difícil, tornou no Domingo a mostrar-se lutador e cada vez mais confortável ao volante do Kart Republic do Cabo Júnior Team.
Esteve competitivo nos treinos da manhã, mas nos cronometrados acabou prejudicado por um piloto que entrou para a pista e se colocou na sua frente, acabando por o tornar mais lento naquela que era a volta ideal. Ainda assim, garantiu uma volta em 52.657s, correspondente ao oitavo melhor tempo.
Nas duas corridas disputadas, o Xavier esteve sempre muto competitivo, embora em ambas tenha acabado novamente por sair dos lugares pares, ou seja, do pior lado da pista do Bombarral. Ainda assim, conseguiu ser sempre muito forte em corrida, deixando a ideia de que com outro posicionamento na grelha de partida poderia ter conseguido melhores resultados. Na 2ª Manga de Qualificação terminou em 10º após ter largado de oitavo e na Corrida 2 foi 11º, vindo do 10º lugar.
“O balanço da prestação do Xavier nesta etapa do campeonato é muito positivo, estou mesmo muito satisfeito com aquilo que vi este fim de semana no Bombarral”, disse o pai, Vasco Lázaro. “Nós preparámos muito bem esta prova e acho que isso mexeu um pouco com a cabeça do Xavier no sábado de manhã, acabando por o prejudicar nos treinos cronometrados. Falei um pouco com ele e à tarde nas corridas parecia outro, motivado e sobretudo muito focado. No Domingo já esteve mais forte. Acabou sempre por partir para as corridas do pior lado da pista, ficando condicionado em termos de posição e por isso mesmo perdeu lugares. Ainda assim, foi super combativo e conseguiu terminar todas as provas sem penalizações, algo que valorizo muito nesta temporada de aprendizagem. Estou muito otimista para o futuro, o Xavier está com a mentalidade certa, está cada vez mais forte”.
Fotos: Hellofoto