No Bom Caminho

O primeiro dia de Xavier Lázaro em Baltar foi bastante positivo.

Xavier Lázaro está este fim de semana em Baltar para continuar a sua primeira temporada na X30 Mini, competindo na terceira etapa do Campeonato de Portugal de Karting, em prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho. No primeiro dos dois dias da prova, o Campeão em título da Iniciação teve um desempenho bastante positivo, mostrando-se cada vez mais confortável na nova categoria e ao volante do Kart Republic/X30 Waterswift do Cabo Júnior Team (CJT).

Numa pista difícil e em dia de muito calor, o jovem de apenas sete anos deixou indicações muito positivas, não só quanto ao seu ritmo mas também pela competitividade evidenciada em pista.

Nos treinos cronometrados, Xavier Lázaro ficou com o 14º tempo entre os 15 pilotos presentes no Kartódromo de Baltar. A sua melhor volta foi registada em 54.428 segundos, deixando-o a pouco mais de um segundo do autor da pole position. No entanto, esta era na altura a sua melhor volta absoluta no traçado, o que revelou evolução relativamente às duas sessões de treinos livres.

Saindo do 14º lugar para a 1ª Manga de Qualificação, Lázaro esteve forte no início, acabando ainda assim por perder algum ritmo nas voltas finais, fruto do cansaço e do muito calor que se fez sentir hoje no traçado. Ainda assim, concluiu a prova na 10ª posição, quatro lugares acima de onde havia largado para a corrida de 12 voltas.

Mais tarde, na Corrida 1, Xavier Lázaro teve um excelente início de corrida, chegando nas primeiras voltas a ocupar a sexta posição. Com 16 voltas (mais 4 que a Manga de Qualificação), esta corrida foi muito difícil para o jovem da Várzea de Sintra, que novamente sofreu um pouco com o cansaço e calor nas últimas voltas, vindo a terminar no 11º lugar.

“O ‘Xavi’ mais uma vez esteve muito bem”, disse ao fim do dia o pai, Vasco Lázaro. “Está muito calor aqui em Baltar, a pista é muito difícil, com subidas e descidas e no geral é muito técnica. A corrida final foram 16 voltas e o ‘Xavi’ enquanto está bem fisicamente, vai cada vez mais forte e à vontade no kart. Claro, nas últimas voltas vem o cansaço e com ele alguns erros. Mas, tudo isto faz parte de um processo de aprendizagem que sabemos é parte do primeiro ano na categoria. Ele evolui diariamente e hoje mais uma vez não teve qualquer penalização. o que mostra como está focado durante as corridas”.

Fotos: Hellofoto