Xavier Lázaro participou este fim de semana na 2ª etapa do Campeonato de Portugal de Karting, disputada no Kartódromo Internacional de Leiria. A jornada não correu bem ao piloto da Várzea de Sintra, mas foi bastante rica em ensinamentos para o futuro.
À partida para mais uma jornada do campeonato, as expetativas até eram boas, muito em função dos dados obtidos na preparação para o evento, mais concretamente nas sessões de testes efetuadas nas semanas e dias anteriores. Aparentemente, tudo indicava que se iria notar durante os treinos cronometrados, mangas de qualificação e corridas, evolução na aprendizagem, concretizada nos resultados.
“O Xavier preparou-se bem para esta etapa”, disse o pai, Vasco Lázaro, após o encerramento do programa de provas, Domingo à tarde. “Treinámos o suficiente para que este fosse mais um fim de semana positivo na sua evolução em pista”.
Logo no início do programa oficial para a prova organizada pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML), nas sessões de treinos livres, se percebeu que o fim de semana ia ser duro para o pequeno Xavier, o piloto mais jovem de todos os que competem na X30 Mini. Em ambas as sessões, nunca foi possível fazer melhor que o pior tempo, a praticamente um segundo do mais rápido em pista.
O cenário repetiu-se no Qualifying 1, com a melhor volta do Xavier a ser registada em 51.391s, distante dos 50.484s obtidos pelo autor da pole position.
Nas corridas, sobressaiu pela positiva o 13º lugar (entre 15 pilotos) na 1ª Manga de Qualificação, com o Xavier a ser regular em pista, embora não conseguindo exibir os mesmos níveis competitivos apresentados na etapa inicial do campeonato. Na Corrida 1, não conseguiu melhor que ser penúltimo, após uma penalização de bico na sequência de um erro em pista. A sua melhor volta foi registada em 52.464s, o que o deixou a segundo e meio do mais rápido.
O dia de Domingo começou igual ao final de sábado, ou seja, nos treinos livres, o Xavier foi de novo na sua melhor volta perto de dois segundos mais lento que o melhor em pista, algo que tornou a verificar-se no Qualifying, do qual saiu com o 14º tempo, a 2.275s da pole. Foi nessa altura que a sua equipa (Cabo Júnior Team), detetou uma cambota empenada no motor IAME que equipa o chassis Kart Republic.
Para as duas corridas de Domingo, com esse imponderável técnico resolvido, mas com a chuva a vir ‘juntar-se à festa’, o jovem da Várzea de Sintra continuou a empenhar-se ao máximo em pista, no sentido de estar junto aos seus principais adversários nesta temporada. No entanto, se por um lado pudemos perceber em Leiria que a concorrência evoluiu tecnicamente, por outro o Xavier foi cometendo pequenos erros na 2ª Manga de Qualificação e Corrida 2, que acabaram por ser preponderantes nos resultados, sendo 14º (após penalização de bico) e 13º.
“Convém nunca perder o foco, esta é uma temporada de aprendizagem para o ‘Xavi'”, disse Vasco Lázaro. “Ele tem sete aninhos, menos dois que a maior parte dos seus adversários, além de que eles, na sua grande parte, já levam um ano de competição em equipamento deste tipo. Este fim de semana não correu bem, a vários níveis, mas serve de aprendizagem como todos os outros. O Xavier é super competitivo, este fim de semana tentou tudo para andar junto daqueles com que tem disputado posições nas corridas. No entanto, por vezes, cometeu excessos. Faz parte, este ano é para aprender e ele está a fazer isso.”
Todos os resultados do fim de semana podem ser consultados AQUI.