Xavier Lázaro venceu esta tarde a Final da categoria Mini Gr. 3 na quarta etapa da WSK Super Master Series, no transalpino Franciacorta Karting Track. O piloto português largou para a corrida decisiva do quinto lugar, sabendo subir na classificação para a meio da prova já ser líder. Perdeu momentaneamente a liderança na penúltima volta mas com autoridade retomou o primeiro lugar, a meio da derradeira volta das 10 desta Final, onde se superiorizou para vencer pela segunda vez este ano numa competição da WSK Promotion. O jovem português não se cansa fazer história pelo nosso automobilismo. É o primeiro nacional a vencer por duas vezes numa competição do reputado promotor italiano, WSK Promotion.

Em todas as sessões de treinos que disputou, Xavier Lázaro esteve sempre na luta pelas primeiras posições da Mini Gr. 3. No Qualifying, ficou com o segundo melhor tempo da sessão, a meros três milésimos de segundo do autor da pole position.

O piloto português que corre oficialmente para a DR, do penta-Campeão Mundial de Karting, Danilo Rossi, também esteve em relevo nas três eliminatórias que disputou, sendo quinto, terceiro e vencendo a última. Hoje, antes da Final correu a Pré-Final B, que terminou na terceira posição.

A quinta e derradeira etapa do WSK Super Master Series corre-se já no próximo fim de semana no novo traçado de Viterbo e Xavier Lázaro está isolado na liderança da Mini Gr. 3, já que o seu principal adversário, o italiano Niccoló Perico bateu na Final e terminou apenas na 9ª posição.

Falhou a Pole Position Por Três Milésimos de Segundo

Tal como tem acontecido nas mais recentes etapas das competições em que participa, Xavier Lázaro esteve entre os mais rápidos da Mini Gr. 3 desde as primeiras sessões de treinos. Em Franciacorta, o jovem piloto português ficou fora da pole position por meros três milésimos de segundo. Na sua sessão (QS1), Lázaro foi mesmo o mais rápido, com a volta em 53.508 segundos a destacar-se da concorrência. No entanto, na QS2 foi Alessandro Nanni (BabyRace Driver Academy-Parolin/Iame/VEGA)) quem se cotou mais rápido, com um tempo de 53.505 segundos.

Desafio de Superação Foi Constante nas Eliminatórias

Com os números de participação na categoria a serem mais dentro do que é normal nas competições da WSK Promotion, o piloto português correu três Eliminatórias no percurso para a Pré-Final. Em todas, teve vida bem difícil, sendo demasiadas vezes um alvo na pista, por parte de muitos dos seus adversários que, ao contrário do português, estão em equipas que colocam muitos karts em pista na Mini Gr. 3. Ainda assim, o jovem da DR teve mais uma vez desempenhos notáveis, mostrando que os contratempos apenas o tornam mais forte para o futuro.

Nas primeira das três eliminatórias disputadas, Xavier Lázaro largou de segundo, do lado exterior da pista. No entanto, logo na primeira volta caiu para 20º, ao ser colhido pelo toque entre os dois pilotos que seguiam atrás de si, Lorenzo Di Pietrantonio (Kidix Driver Performance-KR/Iame/VEGA) e Stan Ratajski (BabyRace Driver Academy-Parolin/Iame/VEGA).

Sem baixar os braços, mostrando a sua maturidade ao volante de um kart da Mini Gr. 3, Xavier Lázaro foi em busca da recuperação. Sabendo escolher os momentos certos para superar adversários no traçado de Franciacorta, o português foi subindo durante as oito voltas de corrida, para terminar em sexto. No entanto, um dos pilotos à sua frente (Marc Loomets) foi penalizado em cinco segundos, o que lhe permitiu subir a quinto.

Nas restantes duas eliminatórias, o piloto da DR largou sempre do primeiro lugar, ou seja do lado interior da pista. Na Eliminatória 2, Xavier Lázaro foi competente e de novo sofreu a agressividade dos seus adversários. Liderou no início e durante a corrida, mas no final das oito voltas foi terceiro, abstraindo-se de grandes guerras para garantir uma posição entre os primeiros.

Na Eliminatória 3, o português tornou a estar muito ativo na luta pela primeira posição, mas desta vez conseguiu escapar às ‘manobras’ dos seus adversários, vencendo na frente de Harry Williams e Mason Robertson, ambos da BabyRace Driver Academy.

Podia Ter Vencido Mas Fez Terceiro na Pré-Final

Hoje de manhã, Xavier Lázaro partiu na segunda posição para a Pré-Final B. Com as desvantagens de largar do lado exterior, o português caiu para sexto no decurso da primeira volta. Mais uma vez mostrando como está forte a gerir a corrida, o piloto da DR fui subindo lugares, ao mesmo tempo mantendo-se distante de alguns incidentes que foram ocorrendo à sua frente. Chegou em poucas voltas à segunda posição e limitou-se a seguir o líder, o francês Stan Ratajski. Lázaro mostrava estar mais rápido e apenas a gerir a prova. À entrada para a última volta, tentou passar o seu adversário pelo lado exterior da pista, mas o francês defendeu e Xavier Lázaro ficou permeável à ultrapassagem por parte de Mason Robertson, que seguia em terceiro. Na última volta, ainda tentou pelo menos recuperar o segundo lugar, mas teve que se contentar com a terceira posição.

Nova Vitória Numa Final da Mini Gr. 3

Para a Final da Mini Gr. 3. Xavier Lázaro saiu do quinto lugar, logo atrás do seu grande rival nas contas da competição, Niccoló Perico (Team Driver Racing Kart-KR/Iame/VEGA). Na primeira linha, mais uma vez os pilotos da BabyRace Driver Academy trocaram posições, com Stan Ratajski na pole position a largar do lado de fora, com a posição interior em Mason Robertson. O início da corrida foi atribulado mas Xavier Lázaro manteve a compostura e segurou o quinto lugar, enquanto Niccoló Perico perdeu lugares e seguia atrás do português. Na terceira volta, Lázaro subiu ao terceiro lugar, atrás de Ratajski e Jean Poujol (Tonykart Racing Team-Tonykart/Vortex/VEGA), com Mason Robertson e Niccoló Perico logo atrás. Na quarta volta, Lázaro sobe a segundo e no final da mesma é líder. Na quinta volta dá-se um acidente que envolveu vários pilotos. Jean Poujol saiu largo de uma curva à direita e Mason Robertson tentou passar. Os dois pilotos tocaram-se e quem vinha atrás ficou envolvido, incluindo Niccoló Perico. Não houve consequências físicas para nenhum piloto, o que é salutar.

Na frente da corrida, Lázaro e Stan Ratajski trabalharam juntos e abriram distância dos demais. Na penúltima volta, o francês passou o jovem da Várzea de Sintra mas no início da última volta Lázaro retomou o primeiro lugar, ao volante do DR/TM Kart/VEGA, posição que manteve até final. Venceu na frente de Stan Ratajski, com o holandês Cees Muijs (Spinoproject Racing Team-Energycorse/Iame/VEGA) a surpreender no terceiro lugar. O grande rival de Xavier Lázaro nas contas da WSK Super Master Series, Niccolá Perico, ainda retomou a prova, terminando no 9º lugar.

Xavier Lázaro segue ainda mais líder na Mini Gr. 3 antes da derradeira etapa da WSK Super Master Series, no próximo fim de semana no Circuito Internazionale Viterbo.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency