Xavier Lázaro terminou hoje na segunda posição a Final da Mini Gr. 3 na 3ª etapa da WSK Super Master Series, disputada no South Garda Karting de Lonato, em Itália. Este foi mais um resultado brilhante para o jovem piloto português que aos onze anos continua a mostrar ser mais que uma promessa, um valor seguro para o futuro do automobilismo nacional.

Ao volante do DR/TM Kart/VEGA oficial, da equipa do penta-campeão mundial de karting, Danilo Rossi, o jovem da Várzea de Sintra saiu da pole position para a Final de hoje. Num traçado molhado pela chuva que caiu esta manhã em Lonato, Xavier Lázaro saiu na frente e liderou nas primeiras voltas, seguido de perto pelo seu grande rival na categoria, Niccoló Perico. Mais ou menos a meio da prova de nove voltas, o italiano assumiu a liderança, que não mais largou até ao fim, chegando com 1.417 segundos de vantagem sobre o português, com o francês Stan Ratajski a fechar o pódio. No entanto, a classificação desta prova está suspensa, em virtude do apelo da equipa de Niccoló Perico, já que este foi desclassificado da Pré-Final A que havia vencido esta manhã, ao ser-lhe detetado meio quilo a menos que o regulamentar, na pesagem pós-corrida. O piloto transalpino, ao ser desclassificado, deveria ter largado para a Final do 27º lugar, em vez do nono posto do qual saiu em virtude do apelo apresentado pela sua equipa.

Quanto a Xavier Lázaro, demonstrou em Lonato porque razão é neste momento o melhor piloto a competir na categoria Mini Gr. 3. Depois de mais uma vez não ter estado tão forte como se esperaria no Qualifying, do qual saiu com o 17º tempo da Geral na Mini Gr. 3, o jovem da Várzea de Sintra venceu na primeira de quatro Eliminatórias disputadas este fim de semana. Na Eliminatória 2, logo após ter assumido a terceira posição, a duas voltas do fim, foi ‘virado’ para fora de pista pelo francês Stan Ratajski, vindo a termiinar em 21º. Nas duas derradeiras Eliminatórias, correu com toda a sua motivação, vencendo ambas, sem contestação.

Hoje, na chuva, o jovem da DR venceu a Pré-Final B, para a qual nem partiu muito bem, caindo da primeira à quinta posição em duas curvas. Com a pista bastante escorregadia, Xavier Lázaro depressa encontrou o melhor ritmo, encetando uma recuperação que só terminou a meio da quarta volta, quando assumiu a liderança, que não mais largou até final.

Com três das cinco rondas da WSK Super Master Series já concluídas, aconteça o que acontecer a Niccoló Perico, Xavier Lázaro sai de Lonato na liderança da categoria, restando apenas definir qual a sua vantagem pontual. A próxima etapa desta competição, a cargo da WSK Promotion, corre-se de 5 a 9 de março, em Franciacorta.

Não Esteve Bem no Qualifying

Fruto do notável desempenho na etapa anterior da WSK super Master Series, em Sarno, Xavier Lázaro chegou a Lonato líder da competição e num excelente momento da temporada. Por isso, foi o ‘alvo’ predileto dos seus adversários, como a referência a seguir no Qualifying. No entanto, o jovem piloto português acabou por não estar ao seu melhor nível na sessão, cometendo aqui e ali alguns erros que o afastaram da pole position. Terminou a sua sessão no sexto lugar, o que em termos de resultado na geral se traduziu no 17º posto.

Dominador nas Eliminatórias mas com ‘Alvo nas Costas’

Com muito mais inscritos na Mini Gr. 3 para esta etapa do WSK Super Master Series, 78 particiantes, foi necessário que todos corressem quatro Eliminatórias, antes da Pré-Final e Final. Logo na primeira, Xavier Lázaro mostrou ao que vinha. Largando da sétima posição, o ‘menino’ de 11 anos da Várzea de Sintra, cedo chegou ao terceiro lugar. Com atitude forte em pista, lutou pela primeira posição com os principais adversários na pista, Elton Hedfors (Parolin/TM Kart/VEGA) e Stan Ratajski (Parolin/Iame/VEGA). Os três passaram pela liderança, mas na última volta, Xavier Lázaro mostrou que neste momento faz a diferença na categoria, vencendo com autoridade, na frente do sueco da Parolin Motorsport, com o francês da Baby Race Driver Academy a ser terceiro.

Na Eliminatória 2, Xavier Lázaro saiu de novo de sétimo e teve mais uma boa corrida, optando desta vez por gerir o seu ritmo atrás dos principais adversários. A duas voltas do fim, começou o assalto às primeiras posições, superando Stan Ratajski para ser terceiro. No entanto, após consumar a ultrapassagem ao francês, foi ‘virado’ pelo piloto da Baby Race Driver Academy. Líder da competição e sem companheiros de equipa para o defender na Mini Gr. 3, Xavier Lázaro começa a ter um ‘alvo nas costas’ por alguns adversários. O piloto português caiu para 21º, terminando a corrida nessa posição. Stan Ratajski não foi penalizado pela manobra, mas como danificou o bico do Parolin ao atingir o DR do piloto português, sofreu cinco segundos de penalização, terminando em 10º a Eliminatória que viria a ser ganha por um dos seus colegas de equipa na Baby Race Driver Academy, o americano Liam Nachawati.

As duas restantes Eliminatórias foram de afirmação para o piloto da DR. Depois de prejudicado pela atitude de um adversário, mas consciente de quão duro é o desporto motorizado, Xavier Lázaro não se atemorizou e venceu as Eliminatórias 3 e 4. Nas duas lidou e superiorizou-se à concorrência, inclusive ao piloto que o ‘tirou’ da disputa da corrida anterior. Mais uma vez, teve que lidar com as manobras ‘estranhas’ mas dentro do regulamento, por parte dos pilotos da Baby Race Driver Academy, que trocam posições no ‘grid’ antes da largada, para se colocarem onde mais lhes convém para disputar as corridas, com isso afetando também o lugar de partida de outros pilotos, nomeadamente de Xavier Lázaro.

Fruto do mau Qualifying, Xavier Lázaro largou sempre da sétima posição e geriu na perfeição todos os momentos das corridas. Veio escalando até ser líder na Eliminatória 3 e venceu. Na Eliminatória 4, a chuva veio baralhar as contas e obrigar os pilotos a decidir com que pneus correr. Todos optaram por correr com pneu para seco. O piloto português liderou nas últimas voltas e conseguiu uma vantagem que se limitou a gerir até à bandeirada de xadrez.

Venceu a Pré-Final em Pista Molhada

Hoje começámos o dia em Lonato como ele havia terminado ontem, com pista molhada. Num traçado que se tornou traiçoeiro, difícil e muito escorregadio, Xavier Lázaro disputou a Pré-Final B, para a qual largou da segunda posição para 10 voltas de corrida. O jovem português não arrancou bem, e caiu para o quinto lugar, enquanto o estónio da MP Academy Gamoto (Mark Loomets (Henza Kart/TM Kart/VEGA) se isolou na dianteira. Nas voltas seguintes, Xavier Lázaro mostrou que é forte em qualquer condição de pista, superando os adversários um a um e chegando perto de Mark Loomets. A meio da quarta volta, Xavier Lázaro superou o estónio e assumiu a liderança. De imediato abriu cerca de um segundo de vantagem, que soube gerir até final. O piloto português não precisava de vencer esta corrida, já que a segunda posição era suficiente para largar na pole position, mas os pontos são importantes e Xavier Lázaro está com ‘fome’ de vitórias.

Com as contas dos pontos na WSK Super Master Series a serem cada vez mais importantes, Xavier Lázaro ainda teve a boa notícia de que Niccoló Perico (Team Driver Racing Kart – KR/Iame/VEGA) foi desclassificado após vencer a Pré-Final B, ao ter chegado à balança do parque fechado com peso a menos, no final de uma corrida em que largou de 11º. O piloto italiano recorreu da decisão, o que poderá fazer com que esta situação demore uns meses a resolver-se.

Final de Resultado Adiado e Muita Polémica

Largando da pole position, em pista molhada, Xavier Lázaro assumiu a liderança da corrida desde o arranque, mantendo-se nessa posição nas primeiras voltas, seguido do Francês Stan Ratajski. Enquanto o piloto português se foi mantendo na frente, Niccoló Perico foi começando a sobressair, recuperando lugares da 11ª posição de onde largou. A cerca de meio da prova, o piloto italiano da Team Driver Racing Kart assumiu a ‘ponta’ da corrida, gerindo cerca de segundo e meio de vantagem sobre Xavier Lázaro até final. Os dois primeiros terminaram nestas posições, com o francês Stan Ratajski a ser terceiro no kart da Baby Race Driver Academy.

No fim não houve pódio, com a classificação a estar suspensa até ser determinado o veredito relativamente ao apelo da equipa de Niccoló Perico à sua desclassificação da Pré-Final A. Ao ser desclassificado da Pré-Final A, Niccoló Perico deveria ter largado da 27ª posição na Final. Não se compreende a razão de ter largado de nono, o que foi uma vantagem e enorme ajuda para que chegasse à primeira posição. Algo que largando da posição que lhe deveria ter sido atribuída, seria mesmo muito difícil conseguir. Aguardemos pois pacientemente, as cenas dos próximos capítulos. Decerto, a WSK Promotion saberá fazer valer a letra dos regulamentos nesta questão.

No final, Xavier Lázaro não se esqueceu de agradecer a quem tanto se esforça para que ele na pista possa retribuír. “Muito obrigado à minha família, sempre presente com toda a força para me ajudar. Obrigado também ao Danilo e a toda a DR, ao meu mecânico Gregório e ao Marco Salemi pelos excelentes motores”.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency