Xavier Lázaro Testou em Adria

Foram três dias de muito trabalho que deixaram excelentes indicadores, tais como a pronta adaptação deste jovem piloto a um traçado muito técnico e rápido.

Prosseguindo um intenso programa de trabalho em 2021, Xavier Lázaro esteve a semana passada em Itália, para uma sessão de testes de três dias em Adria Raceway, um dos traçados mais importantes no atual panorama do karting internacional. Aos sete anos de idade, este jovem da Várzea de Sintra prossegue a passos largos a sua adaptação e evolução ao volante de karts da categoria X30 Mini e 60 Mini. Convém recordar que o piloto fez este ano a sua estreia na X30 Mini, após em 2020 se ter sagrado Campeão Nacional na Iniciação.

A exemplo do que já havia sucedido na anterior visita a solo transalpino, os testes tiveram a cargo da DR Racing Kart, marca do penta campeão mundial de karting, Danilo Rossi. Nestes testes de Adria, Danilo Rossi esteve presente e em muitos momentos bastante dedicado ao trabalho em pista com Xavier Lázaro.

Clima Permitiu Variadas Condições de Pista

Com o final da semana passada a trazer um clima instável aos céus do norte de Itália, Xavier Lázaro pôde testar a pista em vários ‘cenários’. O dia de sexta-feira trouxe chuva, o que se não permitiu as melhores condições para o jovem piloto português conhecer os limites da pista, proporcionou a oportunidade de rodar no kartódromo com asfalto molhado. Ainda assim, Xavier Lázaro adaptou-se bem e aproveitou ao máximo a oportunidade para ir também desenvolvendo as suas capacidades de condução sob condições atmosféricas adversas.

O dia de sábado foi o mais proveitoso dos três. Com o clima a tornar-se mais ‘simpático’ o sol marcou presença, trazendo com ele vários pilotos em karts Mini, o que permitiu ter uma base de comparação em termos de tempos por volta. Embora a partilha desses dados seja irrelevante, convém referir que Xavier Lázaro revelou-se bastante competitivo e constante, mesmo se o número de voltas e o tempo em pista foi extenso, acabando por limitar o desempenho do jovem piloto português no dia seguinte, fruto de algum cansaço acumulado.

O seu desempenho tornou a ser notável, tendo em conta a tenra idade e considerável inexperiência na categoria. Rapidamente adaptado à pista, Xavier Lázaro foi assimilando os ensinamentos, colocando-os em prática de forma objetiva, tirando o melhor partido do chassis DR.

Constantemente Acompanhado e Analisado

Embora a presença de Xavier Lázaro em Itália não tivesse por base a preparação para um evento competitivo em especial, a mesma foi trabalhada de forma intensa nos três dias de testes. O acompanhamento ao piloto português foi constante, com o penta campeão mundial de karting, Danilo Rossi, a ser bastante interventivo na pista. O objetivo foi ir apurando a técnica do piloto em coerência com a sua evolução no traçado.

Presença na Final Cup É Forte Possibilidade

Concluídos os testes, numa das pistas atualmente com maior utilização durante o ano na cena do karting internacional, as conclusões são positivas, com muitos ensinamentos assimilados.

“Estes três dias de testes foram francamente positivos, a todos os níveis”, disse Vasco Lázaro. “O Xavier andou muito tempo, tanto na sexta como no sábado. O Domingo já não foi tão produtivo, porque ele já denotava algum cansaço. Foi bom ter chovido no primeiro dia, pois assim ele conheceu a pista nessas condições. É na chuva que ele ainda tem mais dificuldade, por isso é bom que possa aproveitar todas as oportunidades para andar em pista molhada.

O trabalho com a equipa foi muito intenso e a presença do Danilo muito valiosa, já que ele tem enorme experiência e foi bastante interventivo durante os três dias. O Xavier aprendeu muito e decerto vai tirar partido de tudo o que lhe foi passado aqui. Estou muito contente com o seu desempenho, foi rápido a adaptar-se e mais uma vez deixou excelentes indicadores. Está cada vez mais à vontade no X30 Mini em Portugal e internacionalmente vai dando os primeiros passos no 60 Mini.”

Vasco Lázaro referiu ainda que Adria pode estar de novo na rota do jovem piloto português, para competir ainda este ano.

“Neste momento, estamos a considerar a possibilidade de o ‘Xavi’ participar ainda este ano na WSK Final Cup, aqui em Adria”, adiantou Vasco Lázaro. “O Xavier vai continuar este ano o seu programa de aprendizagem na categoria, em Portugal e não só. Acho que não lhe faz mal nenhum, chegado o final da temporada nacional, vir evoluir em pista num fim de semana riquíssimo em ensinamentos, como decerto será o deste ano na Final Cup, com grandes nomes da categoria a nível mundial. Neste momento, a presença do Xavier na competição é uma mera possibilidade que está em análise, mas que a confirmar-se servirá apenas como mais uma etapa na sua aprendizagem.

Aproveito a oportunidade para agradecer ao Danilo e a todo o staff da DR Racing Kart pelo trabalho e carinho com que nos receberam e brindaram nestes dias.”

Fotos: Oficiais