Xavier Lázaro escreveu esta tarde o seu nome entre os pilotos que garantiram pódio numa final da categoria Mini no WSK. O jovem piloto português, que recentemente completou o décimo aniversário, terminou hoje na terceira posição a Final da categoria Mini Sub 10, na segunda e derradeira etapa da WSK Euro Series, no Circuito Internazionale Napoli de Sarno. Este fica registado como o primeiro pódio de um piloto português na Mini nas competições da italiana WSK Promotion, um dos mais prestigiados promotores de eventos do mundo na modalidade.

Durante todo o fim de semana, a performance do jovem português da Várzea de Sintra roçou a perfeição. Com grande instabilidade nas condições atmosféricas em Sarno, Xavier Lázaro foi o segundo mais rápido da sua série no Qualifying (3º da geral). Nas três eliminatórias disputadas, o piloto da DR esteve sempre na luta pelo primeiro lugar, ocupando várias vezes essa posição. Terminou a eliminatória 1 no segundo lugar, sendo terceiro nas duas seguintes. Na Pré-Final, saindo da primeira linha (2ª posição), com pneus slick em pista molhada, Xavier Lázaro cometeu um pequeno erro na curva dois durante a primeira volta, saindo de pista e caindo para último. Determinado em pista, recuperou para concluir no sexto lugar.

Na Final, saindo de quinto numa pista que minutos antes foi atingida por um ‘dilúvio’, o piloto português cedo assumiu a terceira posição, mantendo-se na ‘cola’ dos líderes ao mesmo tempo que abria distância dos demais. Num traçado difícil, Xavier Lázaro garantiu o seu primeiro pódio no WSK, confirmando uma notável ponta final de temporada, concluindo a WSK Euro Series no quarto lugar da Mini Sub 10.

O jovem português parte motivado para ainda este mês competir na WSK Final Cup, com etapas em Lonato e Franciacorta.

Muito Bem no Qualifying e Podia Ser Melhor

Os desempenhos de Xavier Lázaro ao volante do DR da Mini Sub 10 têm vindo em crescendo com o desenrolar da temporada e isso é também visível analisando os seus recentes desempenhos nas sessões de Qualifying. Em Sarno, com as condições de pista a variarem constantemente, o português esteve muito perto de garantir a sua primeira pole position na categoria. Sempre entre os mais rápidos, Xavier Lázaro foi prejudicado na sua melhor volta quando um dos seus adversários travou a fundo, afetando o desempenho de um grupo de pilotos, entre eles o português. Para se desviar dos adversários, no primeiro setor da pista, Xavier Lázaro teve que mudar de trajetória, perdendo na melhor volta o tempo que o afastou da pole no grupo. A volta em 1m03.667 ficou quatro milésimas mais longa.

Bravo nas Eliminatórias

Saindo da primeira linha com a segunda posição para a Eliminatória 1, à chuva, Xavier Lázaro manteve o lugar desde o início, exercendo nas primeiras voltas pressão sobre o líder, Julian Frasnelli (Parolin/Iame/VEGA). A determinada altura, o jovem da Várzea de Sintra perdeu algum tempo numa abordagem em curva, afastando-se do líder e ficando sob pressão do piloto mais rápido em pista, Daniel Miron Lorente (KR/Iame/VEGA), até que este cometeu um erro e perdeu vários lugares. Xavier Lázaro geriu na ponta final para garantir a segunda posição.

Com uma boa partida na Eliminatória 2, Xavier Lázaro assumiu a liderança da corrida, desde logo em acesa disputa com o mais direto perseguidor, Achille Rea (Tonykart/Vortex/VEGA). Os dois trocaram a liderança várias vezes até que chegou a chuva para dificultar a tarefa. Apesar de a chuva ser consistente e dos pilotos estarem com pneus para seco, a direção de prova optou por não parar a corrida. Visto que o ritmo estava intenso e o risco de incidente era grande, foi pedido a Xavier Lázaro que usasse a cabeça para garantir uma boa posição. O piloto optou por ‘jogar defensivamente’, concluindo em terceiro, atrás de Achille Rea e Daniel Miron Lorente.

Na derradeira Eliminatória (3), a mais espetacular, no arranque Xavier Lázaro ‘colou’ o seu DR/TM Kart/VEGA ao KR/Iame/VEGA de Oleksandr Legenkyi. Os dois foram intercalando na liderança, até que a determinado momento foram alcançados por Albert Tamm (Parolin/Iame/VEGA). A luta pela vitória entre os três foi intensa e espetacular, levada até à bandeirada de xadrez, num ‘three wide’ em que Xavier Lázaro foi de novo o terceiro classificado.

Pré Final Com Garra

Com um desempenho irrepreensível no Qualifying e eliminatórias, Xavier Lázaro chegava à Pré Final B para largar da primeira linha (2ª posição). Com a pista bastante escorregadia, molhada em certas curvas, o piloto português largou muito bem e manteve o segundo lugar mas ainda na primeira volta falhou uma travagem na zona que estava mais escorregadia (Curva 2), acabando por sair de pista. Apesar de manter o motor TM em funcionamento, Xavier Lázaro caiu para a última posição. O jovem de 10 anos não se deixou abater e encetou uma notável recuperação que o levou até ao sexto lugar.

Final Com Pódio

Choveu muito nos minutos que antecederam a Final da Mini Sub 10, facto que levou a um atraso de cerca de trinta minutos no procedimento de largada. Declarada corrida de chuva, os pilotos largaram em fila única. Saindo do quinto lugar, Xavier Lázaro assumiu a terceira posição à primeira volta ainda no setor inicial. Com os dois pilotos da Team Driver Racing Kart, Daniel Miron Lorente e Oleksandr Legenkyi a liderarem, Xavier Lázaro seguia atrás mas abria do restante pelotão. Com o decorrer da prova, os dois primeiros tornaram o duelo mais intenso e este acabou por sorrir ao piloto ucraniano, enquanto que ao volante do DR oficial, Xavier Lázaro consolidou o terceiro lugar, gerindo confortavelmente no restante da corrida.

Ao garantir o pódio, o piloto da Várzea de Sintra fez história para o karting português, escrevendo o seu nome como o primeiro na categoria Mini a subir a tal posição de relevo numa competição de um dos mais importantes promotores de eventos na modalidade, a WSK Promotion.

Com este resultado, Xavier Lázaro terminou no quarto lugar as WSK Euro Series na Mini Sub 10. Com uma ponta final de temporada bastante forte, o piloto da DR segue motivado para ainda este mês correr as duas etapas da WSK Final Cup, em Lonato e Franciacorta.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency e Vasco Lázaro