Xavier Lázaro correu este fim de semana as IAME World Finals no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão. O piloto da Várzea de Sintra esteve entre os mais jovens em pista, inserido nos 101 participantes da categoria X30 Mini.
Ainda que apenas tenha sido possível à última da hora confirmar a presença de Xavier Lázaro neste que foi um dos eventos kartistas do ano no nosso país, o que trouxe algumas dificuldades logísticas para garantir a melhor competitividade possível, o piloto português teve um desempenho positivo na prova. Inserido na estrutura ART, Xavier Lázaro foi garantindo nas várias eliminatórias realizadas durante a semana, assim como hoje na Super Heat, um somatório de pontos que lhe deu acesso à Final da X30 Mini, naquele que era o seu primeiro objetivo na prova.
Ao volante do DR, Xavier Lázaro não foi no entanto feliz na Final, condicionado por alguns problemas de competitividade no seu conjunto, provavelmente motivados por um menos eficiente jogo de pneus novos. O piloto de 10 anos concluiu a Final na 30ª posição, um resultado que não é o mais desejado, mas que não pode deixar de ser considerado positivo.
“Foi muito bom poder participar neste evento e chegar à Final da X30 Mini”, disse Xavier Lázaro. “Quero agradecer à ART, especialmente ao Lucas Araújo e ao Pedro Maia pelo trabalho que fizeram comigo durante o fim de semana e por terem ajudado a tornar possível a minha presença no evento”.
Sobre o resultado na prova, Xavier Lázaro disse, “Este é o evento final de uma competição anual na qual não estive presente, por isso terminar nos melhores 30 de um total de mais de 100 pilotos é algo que me deixa muito contente. Sempre encarei a presença nesta prova como uma excelente oportunidade de treino e estabeleci uma meta mínima que era chegar à Final. Por isso saio daqui satisfeito. Nos primeiros dias consegui sempre andar entre os melhores do meu grupo. No sábado tive problemas de embraiagem que me condicionaram e hoje os pneus novos que coloquei na Super Heat acabaram por não resultar na pista. Ainda assim, faço um saldo positivo do fim de semana”.
Bem no Qualifying e Dia 1
Foi apenas com alguns dias de antecedência que Xavier Lázaro soube que seria possível marcar presença nas IAME World Finals de Portimão. Com a especificidade desta prova a obrigar à busca de equipamento competitivo em pouco tempo, conseguiu-se um bom compromisso técnico com a estrutura ART, bem dirigida pelo ex-piloto Lucas Araújo.
Depois da questão competitiva estar salvaguardada, Xavier Lázaro esteve bem nos treinos cronometrados, sendo o 9º mais rápido da sua série e o 26º na classificação da X30 Mini.
O piloto da Várzea de Sintra esteve bem logo na primeira eliminatória, terminando na sexta posição. Foi menos feliz na Eliminatória 2, em que poderia ter repetido o bom resultado, mas na tentativa de ultrapassar um adversário acabou por se envolver em toque que acabou por o atrasar, vindo a terminar no 29º lugar.
Problemas de Embraiagem nas Derradeiras Eliminatórias
Nas três derradeiras eliminatórias que disputou, Xavier Lázaro deparou-se com problemas de embraiagem no DR, provavelmente motivados pela lentidão dos pilotos dianteiros na formação das voltas de lançamento para as corridas. Na eliminatória 3, Xavier Lázaro terminou na 14ª posição. Teve o seu melhor resultado no segundo dia de corridas na Eliminatória 4, terminando no sétimo lugar ao beneficiar de alguns acidentes à sua frente. Na derradeira Eliminatória, saindo como sempre da 9ª posição do seu grupo, saltou para o 5º lugar na primeira volta, mas com os problemas de embraiagem foi perdendo posições para terminar em 13º.
Muitas Dificuldades na Super Heat e Final
Tal como no dia anterior, hoje Xavier Lázaro teve muitos problemas de competitividade no DR. Em momentos importantes do fim de semana, para a disputa da Super Heat (designação da Pré-Final nas competições IAME) e também da Final, o piloto português colocou pneus novos que aparentemente, tal como aconteceu com outros pilotos que fizeram a mesma opção, se revelaram pouco eficientes. Xavier Lázaro não conseguiu melhor que terminar a Super Heat no 19º lugar. Fruto dos melhores resultados que obteve nas eliminatórias, o português conseguiu ainda assim garantir-se na Final da X30 Mini.
Na corrida mais importante do fim de semana, mas também a mais longa, Xavier Lázaro sofreu na pista com pneus que não funcionavam convenientemente, não fazendo melhor que terminar no 30º lugar. Ainda assim, no final da prova Xavier Lázaro estava satisfeito.
“Gostei muito de participar neste evento e chegar à Final. Fomos quatro os portugueses que honrámos Portugal na Final da X30 Mini”, disse Xavier Lázaro.
“Apesar de na pista nem tudo ter corrido bem, estou muito satisfeito com o fim de semana. A presença nas IAME World Finals permitiu-me ter muitos quilómetros de pista em treino e em corrida e com várias condições de piso, pois o tempo nestes dias esteve muito instável. Ainda assim, fui à Final o que foi muito bom, numa competição em que sou dos mais novos e disputei com pilotos muito experientes, alguns já com 12 anos. Ainda esta semana vou para Itália, para a minha próxima presença nas WSK Euro Series, em Sarno”.
Fotos: Hellofoto e PH24