Xavier Lázaro correu este fim de semana a 3ª etapa do ACI Campeonato Italiano de Karting. Na prova disputada em Val Vibrata, o piloto português teve um bom desempenho, garantindo-se nas duas corridas decisivas da Mini Gr. 3, após no dia de ontem ter saído das duas Eliminatórias respetivamente com a 11ª e 18ª posições.
Mostrando-se cada vez mais consistente ao volante do Mini Gr. 3 da SM Racing, Lázaro fez no dia de hoje uma excelente Corrida 1, saindo do 19º lugar para terminar em 10º no final das 12 voltas disputadas. Na pista, o piloto da Várzea de Sintra até terminou em 11º, mas uma penalização de um adversário criou a oportunidade de subir na classificação.
Lázaro não esteve feliz na Corrida 2, acabando por abandonar no decurso da segunda volta, na consequência de um toque que danificou irremediavelmente o seu OTK. Ainda assim, o saldo após a terceira presença do jovem de 10 anos na classe principal da categoria Mini tem que se considerar francamente positivo. O piloto português está a mostrar-se competitivo na luta contra os melhores e mais experientes numa das mais disputadas categorias do karting, além de se revelar cada vez mais consistente e maduro em pista.
Bom Ritmo Também nas Eliminatórias
Desde as primeiras sessões de treinos livres, Xavier Lázaro esteve sempre bastante competitivo e entre os melhores da categoria Mini Gr. 3. Ainda assim, o piloto da SM Racing não conseguiu materializar esse nível de performance no Qualifying, no qual veio a registar o 26º tempo da categoria (13º do seu grupo). Na sessão ao cronómetro, o piloto português não conseguiu ter pista limpa na única volta em que registou tempo. Na segunda volta, acabou por surgir um problema técnico no OTK/TM Kart/MG, que obrigou Lázaro a recolher prematuramente às boxes.
Ontem, durante as Eliminatórias, o português esteve de novo bem em pista, especialmente na primeira das duas corridas em que participou. Na Eliminatória B-C, Xavier Lázaro veio da 17ª posição para uma excelente prova, na qual chegou a rodar no sexto lugar. Uma menos conseguida ponta final de corrida acabou por significar a perda de algumas posições, com o português a terminar em 11º.
Na derradeira Eliminatória que disputou (A-B), Xavier Lázaro largou de 18º e também começou por subir alguns lugares. No entanto, acabou por não ter o melhor ritmo de corrida, foi perdendo posições, chegando a rodar abaixo do top 20. Nas derradeiras voltas, recuperou até ao 18º lugar, de onde havia começado.
Top 10 na Corrida 1 e Fora da Corrida 2
Com a soma dos resultados de sexta e sábado, Xavier Lázaro qualificou-se naturalmente para as provas de hoje, as Corridas 1 e 2 da Mini Gr. 3.
Na Corrida 1, Xavier Lázaro largou de 19º e desde o início encetou uma prova bem agressiva. O piloto português foi-se mostrando consistente, subindo posições para garantir um 11º lugar na pista. No entanto, com a penalização imposta a um dos adversários que terminou à sua frente, Xavier Lázaro subiu ao 10º lugar final.
Na Corrida 2, o jovem da SM Racing acabou por ser vítima do excesso de impetuosidade de um adversário. Largando do 10º lugar, do lado de fora na travagem para a primeira curva de Val Vibrata, Xavier Lázaro teve um início e primeira volta cautelosas, mas foi vítima da agressividade de Nikita Botte (Lenzokart/LKE/MG) na volta dois, acabando por ser empurrado contra um adversário, o que causou danos irreparáveis no chassis OTK. O português foi forçado a prematuramente abandonar a prova.
Xavier Lázaro quase não terá tempo para descansar após a 3ª ronda do ACI Campeonato Italiano, já que no próximo fim de semana estará presente em Franciacorta para a disputa da 1ª etapa da WSK Euro Series.
Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency