Xavier Lázaro prosseguiu este fim de semana o seu calendário competitivo para a temporada de 2024, marcando presença na segunda etapa do ACI Campeonato Italiano de Karting, disputada no International Circuit La Conca, em Muro Leccese. Correndo nesta competição integrado na super competitiva Mini Gr. 3, o piloto da Várzea de Sintra teve um fim de semana bastante complicado, conseguindo a muito custo qualificar-se para as duas corridas decisivas do dia de hoje, nas quais conseguiu terminar em 17º e 21º.
Com um total de 51 pilotos a responderem positivamente à chamada da ACI Sport para correrem na Mini Gr. 3, Xavier Lázaro teve que fazer duas Mangas de Qualificação, a fim de garantir lugar nos 36 apurados para as decisivas corridas 1 e 2 do dia de hoje. O piloto da SM Racing esteve competitivo no Qualifying, embora um pequeno erro tático o tenha condicionado no resultado final, não conseguindo melhor que o 15º melhor tempo, a quatro décimas de segundo do autor da pole position.
Para as duas Mangas de Qualificação, Xavier Lázaro largou do 10º lugar da sua série. Na Manga 1, Xavier Lázaro até largou bem, mantendo-se na 10ª posição até à Curva 3, onde foi empurrado para fora de pista por um adversário, caindo para último. Pouco depois de já ter iniciado alguma recuperação de posições, Xavier Lázaro perdeu de novo lugares, para evitar um acidente à sua frente que envolveu vários adversários, despoletando uma situação de ‘slow lap,’ que durou quatro voltas. O piloto da SM Racing não conseguiu melhor que garantir a 24ª posição.
Na Manga de Qualificação 2, de novo o piloto português não teve sorte, caindo na largada para a última posição, ao se desviar uma enorme ‘carambola’ à sua frente. A partir daí, Xavier Lázaro conseguiu ter um bom ritmo, sendo disso prova o facto de ter efetuado a quarta volta mais rápida da corrida, a qual terminou em 15º.
Qualificou-se Para as Corridas 1 e 2
Na soma dos resultados nas Mangas de Qualificação, Xavier Lázaro garantiu a presença nas decisivas Corridas 1 e 2 de hoje. Para a Corrida 1, o jovem de 10 anos veio da 29ª posição, para desde o início subir posições de forma consistente, terminando em 17º, resultado que tendo em conta as incidências da prova, até foi positivo. Na Corrida 2, de novo o português teve o azar de ficar condicionado por Antonio Ianni, que ficou parado à sua frente. A situação ainda piorou, já que pouco depois o piloto português foi de novo empurrado para fora de pista. Embora tenha largado de 18º (quando deveria ter saído de 17º), desde a primeira volta o piloto português se viu nas últimas posições. Numa corrida que foi frenética, Xavier Lázaro ainda conseguiu recuperar até ao 21º lugar final.
Seguem-se agora três merecidas semanas de descanso, antes do regresso a Itália para a 3ª etapa do ACI Campeonato Italiano de Karting, em Val Vibrata entre os dias 20 e 23 de junho.
Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency