Concluí a minha temporada de 2023 no pódio, ao ser 3º na 2ª etapa da WSK Final Cup, em Franciacorta.

Tive um ano intenso de competição em 2023. Depois de no ano anterior ter competido essencialmente em Portugal, intercalando com algumas presenças em eventos em Itália, assumi nesta temporada um desafio enorme na categoria Mini: participar em todo o calendário da WSK Promotion e marcar presença na totalidade do ACI Campeonato Italiano de Karting. Disputei também a ACI Coppa Itália e ainda em 2023 participei em uma etapa do Campeonato de Portugal de Karting e corri as Iame World Finals, no Kartódromo Internacional do Algarve.

Uma das competições que em 2023 disputei na totalidade foi o ACI Campeonato Italiano de Karting, sempre na Mini Sub 10. Com cinco etapas divididas entre Cremona, La Conca, Val Vibrata, Sarno e Franciacorta, tive altos e baixos durante uma temporada que não começou bem. O meu melhor momento no campeonato ocorreu em Val Vibrata, na 3ª etapa, em que liderei uma das corridas decisivas e terminei na segunda posição, garantindo o meu primeiro pódio nesta difícil competição.

Inserido no meu calendário de competições, a ACI Coppa Itália tornou-se um evento inesquecível. Venci a categoria Mini e tive um desempenho irrepreensível em toda a competição. A minha primeira vitória em Itália. Obrigado ao Danilo Rossi, ao preparador de motores Marco Salemi, ao meu mecânico, Gregorio Scatigna e sobretudo à minha família.

Numa temporada em que estive muito ativo em termos competitivos, presente em 20 eventos fora do país, fora as sessões de teste, várias vezes estive semanas seguidas sempre em Itália. Isso obrigou-me e à minha família, a fazer ajustes para que este ritmo não afetasse o meu aproveitamento escolar. Inúmeras vezes, usava os momentos mais calmos no 'paddock' para estudar.

Tive uma temporada muito extensa nos eventos WSK Promotion, participando em todas as etapas das competições no calendário. Durante o ano, fui evoluindo progressivamente em todas as fases de um fim de semana de competições. Tornei-me cada vez mais objetivo e rápido nas sessões de Qualifying.

Tive também uma grande evolução nas eliminatórias de um fim de semana de competição, primeiro começando a rodar entre os primeiros e depois conseguindo gerir as corridas na frente, minimizando as minhas inseguranças e erros. Tornei-me um piloto consistente e que com naturalidade começou a chegar a uma Pré Final, evoluindo também durante o ano para nessa fase decisiva de um fim de semana me posicionar cada vez melhor e fazer uma boa gestão de corrida. Com naturalidade fui, no decurso da temporada, chegando-me mais à frente na disputa das finais e os pódios começaram a chegar. Numa das classes mais competitivas e difíceis do karting atual, contra os melhores pilotos do mundo, consegui mostrar que sou um deles. Saio de 2023 com dois pódios em finais e extremamente motivado para 2024, ano para o qual vou com a mesma humildade de sempre, mas confiante que sou capaz de lutar por vitórias entre os melhores.