Durante a semana passada, Xavier Lázaro esteve em Itália, para uma sessão de testes no South Garda Karting de Lonato, dando início a um plano internacional de preparação com vista à sua contínua evolução na modalidade. Aos sete anos, numa altura em que dá os primeiros passos na categoria X30 Mini do Campeonato de Portugal de Karting, Xavier Lázaro irá também durante este ano deslocar-se a várias pistas em solo italiano para se ir adaptando à condução do kart da 60 Mini. Apesar de ser ainda muito novo para correr na categoria a nível internacional, o jovem talento da Várzea de Sintra não enjeita a possibilidade de ir já aprendendo novas pistas ao volante de um kart com que em breve irá competir.

Foram dois dias de testes, durante os quais Xavier Lázaro rodou de forma intensa na pista de Lonato ao volante de chassis da marca DR do várias vezes Campeão do Mundo, Danilo Rossi. Embora no nosso país Xavier Lázaro esteja inserido na estrutura do Cabo Júnior Team (CJT), ao volante de chassis Kart Republic (KR), a escolha de equipamento para a preparação internacional está neste momento entregue à DR, que durante a temporada supervisionará o desempenho do piloto português. Nesta sessão, Xavier Lázaro pôde dividir a pista com muitos outros pilotos, muitos deles oficiais nas mais importantes competições do calendário internacional da 60 Mini.

“Achámos por bem proporcionar ao ‘Xavi’ a possibilidade de durante o ano ir experimentando o ambiente internacional, ao mesmo tempo que o tentamos preparar o melhor possível para o futuro. A DR proporcionou-nos uma boa sessão e durante os dois dias fomos tratados de forma excelente e muito profissional”, disse o pai Vasco Lázaro. “Aqui em Lonato, por ser uma pista com muita rodagem e utilização todo o ano, o Xavi vai experimentar sensações que dificilmente podem ser atualmente replicadas em Portugal, com a pista cheia de borracha e constantemente com muitos pilotos. Ao mesmo tempo, ele vai podendo estar próximo dos grandes nomes da modalidade a nível internacional e muitos deles andaram aqui nestes dois dias de testes”.

Com o foco destes dois dias de trabalho em dar quilómetros ao jovem piloto português, foi também possível analisar e comparar alguns tempos de referência. “O kart com que o ‘Xavi’ testou aqui é naturalmente um pouco mais rápido que o utilizado em Portugal no CPK. Por isso, ele teve que se adaptar rapidamente e isso fez bem. Nesta fase o objetivo é totalmente dar-lhe rodagem e experiência, mas de qualquer forma foi bom ver que na análise de tempos, ele não está longe na comparação com os que sabemos foram obtidos recentemente por outros pilotos portugueses que já aqui andaram nesta categoria”, concluiu Vasco Lázaro.

Aos sete anos de idade, Xavier Lázaro vai evoluindo e desfrutando de experiências inesquecíveis, como as que viveu em dois dias nesta pista nas proximidades do Lago di Garda. “Foi muito bom poder vir aqui testar a Lonato”, disse Xavier Lázaro. “Quero agradecer muito aos meus pais por esta oportunidade e também ao Danilo Rossi e à DR pela forma simpática e muito profissional com que lidaram comigo nestes dois dias”. Sobre os testes Xavier Lázaro disse, “Foram dois dias de muito trabalho e bastantes voltas a esta pista de que gosto muito. Havia muita borracha na pista o que fazia com que eu sentisse muito nos braços ao fim de algum tempo. Também choveu estes dias e na chuva tive algumas dificuldades em andar por causa da borracha na pista. Foi bom, porque aprendi muita coisa e também porque conheci pilotos que habitualmente correm no WSK e campeonatos CIK FIA. Mal posso esperar para voltar para mais sessões de testes. Esta pista é espetacular”.

Fotos: Oficiais