Foto: Daniela Lázaro

Está concluída a primeira etapa do Campeonato de Portugal de Karting 2021, realizada no passado fim de semana no Kartódromo Internacional de Viana do Castelo, prova em que Xavier Lázaro se estreou oficialmente na temporada ao volante de um kart da categoria X30 Mini. Naquela que é assumidamente uma época de aprendizagem ao volante do Kart Republic do Cabo Júnior Team (CJT), o campeão em título da Iniciação deixou bons indicadores no kartódromo minhoto, mostrando evolução ao longo de todo o fim de semana da prova levada a cabo pelo Clube Automóvel do Minho (CAM).

Aos sete anos de idade, o ‘petiz’ da Várzea de Sintra vai tentando evoluir numa nova categoria, altamente competitiva, defrontando-se com pilotos mais velhos e na grande parte dos casos mais experientes. Etapa a etapa num ano de aprendizagem, Xavier Lázaro passou com nota positiva o primeiro desafio.

Foto: Daniela Lázaro

Depois de ter terminado os treinos cronometrados no 11º posto, entre os 16 participantes, Xavier Lázaro concluiu a primeira manga de qualificação no 14º lugar, evoluindo depois para ser 10º na Corrida 1 do fim de semana. No Domingo, foi 13º na sessão de cronometrados, posição de onde largou para a derradeira manga de qualificação, a qual concluiu em 12º. Na Corrida 2, chegou a ocupar o 6º lugar fruto de um excelente arranque, mas fase final perdeu algum ‘gás’, vindo ainda assim a garantir o 8º lugar, naquele que foi o seu melhor desempenho do fim de semana. Saldo positivo numa prova em que mais uma vez superou expetativas e evidenciou grande mentalidade competitiva e superação.

“Mais uma vez, o Xavier mostrou excelente atitude e muita competitividade”, disse o seu pai e mentor, Vasco Lázaro. “Esta pista apresenta outro tipo de dificuldades, bem diferentes das que encontrou no traçado de Portimão. O Kartódromo de Viana é bem mais físico e o piloto tem que trabalhar bastante, num traçado bastante técnico. Em Portimão, fruto das longas retas, o Xavier podia descansar um pouco dentro do kart, algo que em Viana é impossível”.

Foto: Daniela Lázaro

Contrariamente ao que aconteceu no Algarve durante a Final da Taça de Portugal de Karting 2020, a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Karting teve a presença de chuva, o que dificultou ainda mais o desempenho do ‘pequeno’ Xavier.

“A chuva dificultou ainda mais a tarefa do Xavier, mas isso não lhe tirou a enorme vontade de aprender e evoluir”, adiantou Vasco Lázaro. “Mas houve outros fatores que também foram um desafio adicional para ele, comparativamente com Portimão. A pista acumulou mais borracha, ficou muito mais física, além de que a Final era de 15 voltas, bem mais que o que teve que fazer na corrida decisiva no Algarve. Por isso, houve alturas em que que ele quebrou um pouco fisicamente, embora a sua vontade e agressividade tenham por vezes disfarçado alguns momentos de maior dificuldade. De qualquer forma, estou muito contente com o seu desempenho, pois notou-se evolução e convém sempre realçar que o ‘Xavi’ é o mais novinho de todos, embora isso não o assuste nem um pouco”, concluiu.

Foto: Hellofoto

“Este ano estou numa nova categoria, o que me obriga a aprender de novo a condução em pistas que já conheço”, disse Xavier Lázaro. “A prova este fim de semana foi muito dura, no sábado com chuva, mas acho que acabei por andar bem entre pilotos muito fortes. Na Final parti bem e ainda acabei em 8º, o que me deixa muito contente. Obrigado à minha equipa e ao meu mecânico pelo apoio. Obrigado também à minha família que está sempre a puxar por mim e quero agradecer também aos meus patrocinadores.”