Xavier Lázaro venceu hoje a Mini Gr. 3 na segunda etapa da WSK Super Master Series, disputada no Circuito Internazionale Napoli, em Sarno, Itália. Ao volante do DR/TM Kart/VEGA oficial, Lázaro escreveu mais uma página de ouro para o automobilismo e karting nacional, ao ser o primeiro piloto português a vencer uma Final de uma categoria num evento WSK Promotion em solo italiano. Xavier Lázaro passa a ser também o primeiro piloto português a triunfar na categoria Mini Gr. 3 numa competição sob a égide do promotor italiano.

Em Sarno, pista nos arredores de Nápoles, Xavier Lázaro esteve verdadeiramente imperial. Depois de na sexta-feira de manhã ser quarto no Qualifying, na tarde do mesmo dia o jovem da Várzea de Sintra venceu pela primeira vez uma Eliminatória na competição. Nesta corrida, Lázaro perdeu a liderança à entrada da última volta, caindo para o quarto lugar. Ainda na mesma volta, com uma ultrapassagem de antologia, veio de quarto até ao primeiro lugar, que conservou até à bandeira de xadrez. No sábado, correu as restantes Eliminatórias, vencendo uma e terminando a outra no sexto lugar.

Com a soma dos pontos atribuídos, o jovem da DR, equipa do penta-campeão mundial de Karting, Danilo Rossi, largou para a Pré-Final em primeiro. Liderou um grupo de três pilotos, com os quais foi trocando posições e à entrada da derradeira curva, na última volta, caiu para o terceiro lugar. Conseguiu no entanto superar os dois adversários antes da bandeira de xadrez.

Com a vitória da Pré-Final, o jovem de onze anos saiu da pole position para a Final. Liderou a prova e dominou, ainda que a espaços tenha caído para segundo e depois para o terceiro lugar. Com autoridade e mentalidade forte, assumiu rapidamente de novo a primeira posição, abrindo uma vantagem de cerca de um segundo para os mais diretos rivais, distância que geriu na perfeição para vencer pela primeira vez no WSK Super Master Series.

“Realizei mais um sonho, vencer uma etapa de uma competição WSK Promotion”, dizia no final Xavier Lázaro, que não cabia em si de contente. “Lutei muito por este dia, que espero se possa agora repetir muitas vezes. Muito obrigado à minha família pelo apoio incondicional que sempre me dá e quero agradecer ao Danilo, ao meu mecânico Gregório, ao Marco Salemi pelo excelente motor que me proporcionou e a toda a ‘família’ DR”.

Concluídas que estão as primeiras duas de quatro etapas do WSK Super Master Series, Xavier Lázaro é líder na Mini Gr. 3 com 139 pontos, mais 23 que o rival direto, o italiano Niccoló Perico. A próxima etapa da WSK Super Master Series corre-se nos dias 19 a 23 de fevereiro, no South Garda Karting de Lonato.

Qualifying Correu bem Mas Não Deu Pole Position

Xavier Lázaro com Marco Salemi, o preparador de motores TM Kart e Danilo Rossi, o ‘homem-forte’ da DR

Sempre entre os mais rápidos em todas as sessões de treinos livres, Xavier Lázaro teve bom rendimento na Qualificação, determinante para definir o posicionamento na grelha de partida das três Eliminatórias que marcam o trajeto para a Pré-Final e Final. Com uma boa volta rápida, o jovem da Várzea de Sintra não conseguiu ser o mais rápido do seu grupo por apenas 13 milésimos de segundo. A sua volta em 1m05.973, deixou-o em segundo no grupo, quarto da Geral, com Achille Rea (CRG Team-T Group/TM Kart/VEGA) a garantir a pole position.

Trajeto Quase Perfeito nas Eliminatórias

Com um desempenho exemplar, Xavier Lázaro superou as três Eliminatórias na perfeição. Desde logo, na primeira, o piloto da DR esteve sempre na luta pela vitória, era líder à entrada da última volta, mas caiu para o quarto lugar. Numa zona de travagem forte para uma curva apertada para a direita, travou cerca de 30 metros mais tarde que os pilotos que o precediam, ultrapassando-os todos pelo lado de fora. A manobra deixou o paddock em delírio. Com garra, atitude e personalidade, o jovem português levou o DR na primeira posição até ao fim da corrida.

Na segunda Eliminatória, o piloto português tornou a exibir-se ao mais alto nivel, de novo na disputa pela vitória. Na corrida, foi batido pelo francês Jean Poujol (Tonykart Racing Team-Tonykart/Vortex/VEGA), mas este acabou penalizado ao ser culpado no incidente que atirou para fora de pista Stepan Mazepin (SM Racing-Gillard/TM Kart/VEGA). O francês foi penalizado em cinco segundos, caiu para o 10º lugar, sendo a vitória atribuída a Xavier Lázaro.

A Eliminatória 3 acabou por ser disputada à chuva, o que não favoreceu o piloto português, já que a afinação do seu kart não estava a adequada para as condições de pista, com o motor a ter um rapport demasiado longo. Ainda assim, o jovem de 11 anos fez o possível e sobretudo não cometeu erros, garantindo o sexto lugar no final.

Venceu a Pré-Final

Com a soma dos resultados nas Eliminatórias, Xavier Lázaro correu a Pré-Final B, largando da pole position. Eficiente na partida para a corrida de oito voltas, o jovem piloto da DR, manteve a liderança desde o início, chegando em determinada altura a deter cerca de um segundo de vantagem para os mais diretos perseguidores. Sem cone de ar, algo fundadamental numa pista rápida como a de Sarno, acabou por ser alcançado pelos dois pilotos da BabyRace Driver Academy, Mason Robertson e Alessandro Nanni. Na penúltima volta, o escocês ao volante do Parolin/Iame/VEGA assumiu a liderança, mas duas curvas depois, Xavier Lázaro retomou o primeiro lugar. Na última curva antes da linha de meta, o português caiu para terceiro, mas com uma notável ponta final, superou os dois adversários, vencendo com apenas 0.022 segundos de vantagem sobre Alessandro Nanni. Com este resultado, Xavier Lázaro garantiu a primeira posição da grelha de partida da Final.

Primeira Vitória na Etapa de Uma Competição WSK

Largando da pole position, Xavier Lázaro assumiu desde o início a responsabilidade de liderar a corrida. Autoritário, o piloto da DR foi comandando o pelotão, até que caiu para o terceiro lugar, superado por dois dos pilotos da Baby Race Driver Academy, Stan Ratajski e Mason Robertson. Lázaro nunca teve muito tempo fora do primeiro lugar, mas a partir de meio da corrida, começou a ser pressionado por Ratajski e pelo até então lider da categoria, o italiano Niccoló Perico (Team Driver Racing Kart-KR/Iame/VEGA). Perto do fim da prova, começou uma acesa disputa pelo segundo lugar, que envolveu pelo menos cinco pilotos, o que permitiu ao jovem da DR abrir vantagem. À entrada para a última volta, Xavier Lázaro estava isolado, com cerca de um segundo de vantagem sobre Mason Robertson (Parolin/TM Kart/VEGA). O piloto português geriu esta distância, vencendo na frente de Robertson, com o italiano David Moscardi a chegar em terceiro, no LenzoKart/LKE/VEGA da Novalux.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency e Vasco Lázaro