Xavier Lázaro garantiu hoje no Leopard Circuit Viterbo, em Itália, o sétimo lugar da categoria OKN-Júnior, naquela que foi a etapa de abertura da WSK Euro Series, competição com a chancela WSK Promotion. Apenas na sua segunda competição na categoria, o jovem de 11 anos mostrou-se cada vez mais confortável ao volante do DR/Modena/VEGA, conseguindo rodar durante praticamente todo o fim de semana dentro do top 10.

Desde o Qualifying, disputado na 5ª feira, cedo se percebeu que Xavier Lázaro estava cada vez mais confortável na adaptação a um kart bem maior e mais potente. O jovem da Várzea de Sintra por pouco não garantiu a pole da sessão ao cronómetro, terminando com o sétimo melhor tempo, a menos de uma centésima de segundo do mais rápido.

Nas três Eliminatórias, Lázaro começou por ser sétimo entre os 35 participantes. O melhor resultado do fim de semana para o português chegou na Eliminatória 2. Com uma corrida de garra, Xavier Lázaro veio do sétimo lugar para se garantir em terceiro. Na derradeira corrida antes da Pré-Final, foi 10º.

Hoje de manhã, durante a Pré-Final, o piloto português teve algumas dificuldades ao nível dos pneus, não conseguindo melhor que o 12º lugar. Para a Final, Lázaro largou em nono e cedo chegou ao sétimo lugar. Rodou sempre perto dos líderes, vindo a terminar a prova nessa mesma posição, apesar de ter que se defender de um adversário até à bandeirada de xadrez.

O extenso programa competitivo de Xavier Lázaro prossegue já no próximo fim de semana, com a segunda etapa do ACI Sport Campeonato Italiano de Karting, também no Leopard Circuit Viterbo.

Cada Vez Mais Adaptado à OKN-Júnior

Depois de uma estreia segura na categoria durante a etapa de abertura do ACI Sport Campeonato Italiano de Karting, no difícil traçado de Ugento, Xavier Lázaro chegou já bem melhor preparado a Viterbo, para correr o primeiro confronto da época na WSK Euro Series. Ainda com 11 anos, é vísivel que Xavier Lázaro ainda não tem a compleição física da maior parte dos seus adversários na OKN-Júnior. Mas, como os ‘homens não se medem aos palmos’, o jovem da Várzea de Sintra mostrou logo no Qualifying que vem para evoluir mas quer competir. Saiu da sessão que define a ordem de largada nas Eliminatórias com o sétimo melhor tempo, a menos de uma centésima de segundo da pole position, o que apenas não conseguiu em consequência de um ligeiro erro, ao ser demasiado agressivo na abordagem a uma das curvas do Leopard Circuit Viterbo, perdendo tempo ao ‘saltar’ um corretor.

Terminou Uma das Eliminatórias em Terceiro

Largando do sétimo lugar para as Eliminatórias, Xavier Lázaro teve sempre presente na sua postura em pista que, nesta fase da temporada, o importante é efetuar o máximo de voltas possível em competição. O jovem da Várzea de Sintra foi sobretudo eficaz no percurso que acaba por definir a grelha de partida da Pré-Final. Na Eliminatória 1, o jovem da DR de Danilo Rossi foi competente e manteve na bandeira de xadrez a mesma posição de onde largou. Mostrou-se bastante competitivo e já dentro dos melhores tempos, numa OKN-Júnior que este ano está mais disputada.

Na Eliminatória 2, garantiu o melhor resultado do fim de semana, com um notável terceiro lugar. Agressivo em corrida e a mostrar que aproveita as oportunidades que lhe são proporcionadas, Xavier Lázaro foi ‘galgando’ lugares e garantiu o seu melhor desempenho até agora na categoria. Na derradeira volta, teve que se defender, mas mostrou que é bravo em pista e vão ter que contar com ele, ainda que este seja um ano de aprendizagem.

Para a derradeira Eliminatória, a DR mexeu um pouco no chassis do kart de Xavier Lázaro. Como por vezes as tentativas de encontrar melhorias no desempenho acabam por não resultar, o piloto português não conseguiu materializar o ritmo que até aí vinha evidenciando, acabando por terminar um pouco abaixo do que se pretendia, na 10ª posição.

A Sofrer Também Se Aprende

Para a Pré-Final, Xavier Lázaro largou do oitavo lugar, do lado de fora para a Curva Um de Viterbo, o que é sempre uma desvantagem. Além disso, a equipa do piloto português optou por fazer esta corrida sem utilizar pneus novos, o que o deixava ‘frágil’ para alguma da concorrência. De referir que o piloto português tem ainda contra si o muito lastro que utiliza no seu kart para atingir o peso regulamentar, já que aos 11 anos, Xavier Lázaro é ainda bastante pequenino e leve, comparado com os seus adversários. Como muita da sua concorrência montou dois pneus novos para a Pré-Final, Xavier Lázaro teve que saber sofrer na corrida de 16 voltas (mais quatro que nas Eliminatórias). Ainda assim, o jovem da DR esteve forte em pista, defendendo-se o possivel e conseguindo terminar em 12º. Não dava para fazer melhor.

Desempenho na Final Deixa Indicadores Muito Positivos

Largando do nono lugar para a Final, com pneus novos, Xavier Lázaro cedo chegou à sétima posição. Sempre entre os pilotos da frente, foi pressionando o sexto lugar, do ucraniano Oleksander Legenkyi (KR/Iame/VEGA), nunca dando descanso ao piloto da Team Driver Racing Kart. Ao mesmo tempo, teve também que se defender do finlandês Lenni Makinen (Parolin/TM Kart/VEGA). Na ultima volta, o nórdico da LA Motorsport tentou um ultimo ataque a Xavier Lázaro, mas o piloto da DR fez-se grande na pista para garantir um positivo sétimo lugar.

À segunda competição numa nova categoria, contra os melhores do mundo, Xavier Lázaro mostra que mesmo no seu ano de aprendizagem, vai sendo prudente contar com ele nas posições da frente. Nesta fase da sua evolução na categoria, melhor não se pode mesmo pedir.

A competição não pára e Xavier Lázaro também não, regressando ao Leopard Circuit Viterbo já no próximo fim de semana, para correr a segunda etapa do ACI Sport Campeonato Italiano de Karting.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency