A temporada internacional de Xavier Lázaro não começou da melhor maneira. Presente para a WSK Champions Cup, em Lonato, na categoria Sub-10, o piloto português teve um fim de semana que não vai querer recordar. Foram muitas as adversidades durante esta semana, desde o muito frio com que teve que lidar, aos problemas nas mangas de qualificação, tudo o português foi conseguindo superar, marcando presença na final da categoria. No entanto, foi forçado a abandonar no decurso da primeira volta, quando na sequência de um toque por um adversário viu a corrente do seu DR soltar-se.
Muito Frio Ajudou a Condicionar Desempenho nos Treinos e Qualifying
Presente em Itália para correr o primeiro evento WSK do calendário, Xavier Lázaro deparou-se com temperaturas muito frias no South Garda Karting de Lonato. Ainda que as condições atmosféricas fossem difíceis para todos os participantes, é bem verdade que grande parte dos adversários que o português encontra este ano na Sub-10 são oriundos do norte e leste da Europa, onde o tempo em Janeiro é muito mais frio que no sul da Europa. A estas dificuldades, acresce o facto de o programa de provas para este ano nos eventos WSK contar com mais uma categoria, fruto da divisão da Mini com a nova Sub-10. Isso obriga a restrições de horário, que forçaram a WSK Promotion a reduzir o tempo em pista para cada categoria. Assim, Xavier Lázaro, tal como todos os participantes da Champions Cup, tiveram durante os dias do evento longos intervalos entre curtas sessões de treinos. Por isso, para o piloto da Várzea de Sintra foi difícil manter-se ativo entre sessões.
Xavier Lázaro deparou-se com algumas dificuldades em ter bom ritmo desde as sessões de treinos livres. No Qualifying, na sua série o português já esteve muito melhor, registando o 12º tempo entre 20 pilotos, de um total de 40 participantes. Lázaro também não foi feliz na divisão dos grupos para o Qualifying, ao ficar entre os mais competitivos. A título de comparação, a sua volta em 53.258s que lhe deu o 12º tempo, teria correspondido ao 3º melhor registo no outro grupo da Sub-10.
Danos no Kart Condicionam Eliminatórias
Para as suas três eliminatórias, Xavier Lázaro largou da 12ª posição. Já bem mais adaptado ao tempo frio do fim de semana de Lonato, o português teve sempre bons desempenhos, embora isso nem sempre se tenha traduzido nos resultados finais. Na primeira e segunda eliminatórias, o jovem de nove anos terminou na oitava e nona posições. No entanto, em ambas danificou o bico do DR, o que com as consequentes penalizações lhe deu respetivamente o 14º e 16º lugares. Na derradeira eliminatória, com um desempenho isento de erros, Xavier Lázaro terminou no oitavo lugar, o que lhe permitiu sair de uma boa posição para a Pré-Final.
Tudo a Perder na Pré-Final
Com a soma dos resultados das três eliminatórias, Xavier Lázaro correu a Pré-Final B, largando da 13ª posição. O português foi muito competitivo na prova, chegando com mérito à quinta posição. No entanto, na fase final, Xavier Lázaro optou por disputar o quarto lugar e na tentativa de ultrapassar o seu adversário, acabou por colidir com o mesmo. O resultado final foi a 13ª posição, que tornou impossível o objetivo de sair na primeira metade do ‘grid’ para a Final.
Na Final, saindo da 13ª linha da grelha de partida, Xavier Lázaro sabia que teria que ser ‘guerreiro’ para subir o máximo de posições. O piloto português fez uma boa partida, ganhou posições, mas numa parte do pelotão em que muito se luta, acabou por ser tocado por um adversário, vendo a corrente do seu DR ficar danificada, o que tornou inevitável o abandono.
“Este foi um fim de semana para esquecer”, disse desalentado Vasco Lázaro, pai de Xavier Lázaro. “No início ele teve algumas dificuldades, mas acabou por se adaptar ao frio e foi competitivo nas eliminatórias, embora acabasse condicionado pelas penalizações por danos no bico do kart. Depois, na Pré-Final era 5º e optou por querer mais, acabando por cometer um erro que nos tirou de uma boa posição de partida na Final. Largou muito bem na Final mas acabou por ter muito azar e abandonar. Faz parte e agora é preparar para o próximo fim de semana”, concluiu Vasco Lázaro.
No próximo fim de semana, Xaviar Lázaro corre de novo no South Garda Karting de Lonato, na primeira etapa da WSK Super Master Series.
Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency