Xavier Lázaro terminou esta tarde na 10ª posição da OKN-Júnior a terceira etapa do ACI Sport Campeonato Italiano de Karting, disputada no Circuito Internazionale Napoli, em Sarno. Com este resultado, na sua temporada de estreia na categoria, o jovem de 11 anos da Várzea de Sintra teve no traçado dos arredores de Nápoles o seu melhor desempenho até agora na competição.

Mais uma vez com alguma falta de sorte no Qualifying, na sexta-feira, o piloto da DR não conseguiu melhor que o 20º tempo, entre os 48 participantes da OKN-Júnior, resultado que ficou áquém do esperado, já que durante as sessões de treinos livres, Xavier Lázaro havia sempre rodado entre os primeiros.

As Eliminatórias no trajeto para a Pré-Final e Final trouxeram um sabor agridoce para o piloto português. Com um notável desempenho na primeira das duas corridas, Xavier Lázaro largou de 13º para concluir no quinto lugar. No entanto, a derradeira Eliminatória não correu bem ao português, que terminou com danos no bico do DR. A penalização imposta atirou-o para 23º.

Hoje de manhã, na Pré-Final A, Xavier Lázaro esteve forte e muito competente, largando de nono para concluir em quinto. Para a Final, saiu do 14º lugar e de novo esteve em bom plano, terminando em 10º, com a segunda melhor volta da corrida.

O piloto português volta às pistas e a Itália no primeiro fim-de-semana de julho, para correr no Circuito de Cremona a segunda etapa do WSK Euro Series.

Mais Uma Vez Condicionado Pelo Qualifying

Desde as sessões de treinos livres, Xavier Lázaro rodou entre os mais fortes da OKN-Júnior. Confortável em Sarno, um traçado de que muito gosta, o piloto português estava focado em garantir um bom tempo no Qualifying. No entanto, a sessão ao cronómetro acabou por não correr bem, com os pneus a não terem o melhor grip, o que condicionou o desempenho. A este facto também não ajudou que Xavier Lázaro tivesse saído para a pista sozinho, ou seja, sem pilotos próximos de si na pista. O resultado final foi uma volta em 1m00.129 e a 20ª posição, longe dos 59.727s que havia registado em treino livre. Tem acontecido, com vários pilotos, que alguns dos pneus da MG não vêm com as mesmas condições de aderência e desta vez, isso poderá ter acontecido ao português.

O ‘Oito e Oitenta’ das Eliminatórias

Com o resultado do Qualifying, Xavier Lázaro ficou ‘condenado’ a largar para as duas Eliminatórias do ‘meio do pelotão’. Na Eliminatória 1, saindo de 13º, teve que gerir a primeira volta, para não se envolver em nenhum toque e isso fez com que perdesse algum tempo para a frente da corrida. Ainda assim, com bom ritmo e leitura da prova, o jovem português foi subindo posições, garantindo na bandeirada de xadrez o quinto lugar.

No entanto, a Eliminatória 2 correu tudo menos bem. Largando de 14º, Xavier Lázaro acabou no calor de uma quente primeira volta, danificando o bico do DR. Lutou bastante e teve que lidar com a falta de ritmo do checo Jakub Bednar (KR/Iame/MG), que literalmente desistiu de tentar ganhar posições, apenas se focando em defender de toda a maneira e feitio dos ataques do piloto português. No fim da corrida, Xavier Lázaro era 10º, mas com os danos no bico, resultantes de um toque no kart do checo quando este se defendeu do ataque travando ‘demasiado cedo’, sofreu uma penalização que o atirou para 23º.

Bons Desempenhos na Pré-Final e Final

Com o resultado da última Eliminatória a deitar por terra qualquer chance de largar nas posições da frente para a Pré-Final, Xavier Lázaro teve que mudar o foco, passando a preocupar-se em tentar subir posições para largar o menos atrás possível na Final. A correr a Pré-Final A, mostrou uma vez mais que está com o ritmo certo, ainda sendo um dos mais jovens da categoria. Ao volante do DR/Modena Engines/MG, fez mais uma corrida de recuperação, garantindo um lugar no top cinco após ter largado de nono. A corrida foi extremamente difícil e disputada, mostrando quão competitiva está atualmente a OKN-Júnior no ACI Sport Campeonato Italiano. O quinto lugar de Xavier Lázaro foi conseguido mesmo em cima da linha de meta, superando o seu adversário mais incómodo do fim-de-semana, o checo da Team Driver, Jakub Bednar.

Para a Final, saiu de 14º, do lado de fora na abordagem às primeiras três curvas do traçado. Com cabeça e muito concentrado, ainda perdeu algumas posições durante a primeira volta e em seguida começou a escalar no pelotão. Depressa subiu ao top 10 e mostrou que com o seu ritmo estaria a lutar pela vitória se tivesse largado das posições da frente. Prova disso é a obtenção da segunda volta mais rápida da corrida (59.851s). À entrada para a última volta, Xavier Lázaro era 10º e mais rápido que os dois pilotos à sua frente. No entanto, um muito aparatoso incidente com o italiano Raffaele Mini (Parolin/TM Kart/MG), durante a penúltima volta, fez com que a corrida fosse terminada com bandeira vermelha. Os pilotos recolheram ao parque fechado a uma volta do final, acabando Xavier Lázaro por concluir no 10º lugar.

Segue-se um curto período de descanso para o piloto português, que regressa a Itália no primeiro fim-de-semana de julho, para correr no Circuito de Cremona a segunda etapa do WSK Euro Series.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency