Fim de Semana Difícil Para Xavier Lázaro

A segunda etapa do ACI Sport Campeonato Italiano obrigou o português a muito trabalho no traçado de Viterbo.

Xavier Lázaro não foi feliz hoje na disputa da Final da segunda etapa do ACI Sport Campeonato Italiano de Karting, no Leopard Circuit de Viterbo. O piloto português, que teve um fim de semana bastante complicado, largou para a Final da OKN-Júnior no 25º lugar. Com um bom arranque, Xavier Lázaro ganhou várias posições, mas ainda na primeira volta sofreu um toque de um adversário, que lhe danificou o kart, precipitando o abandono por Bandeira Preta Técnica, numa altura em que já era 18º.

Depois de não ter obtido no Qualifying (22º) um resultado que lhe permitisse largar para as Eliminatórias nos lugares da frente, Xavier Lázaro acabou por estar muito condicionado na busca da melhor posição possível na Final da categoria. As eliminatórias não correram bem, com o português a ser 17º, 12º e abandonando na derradeira corrida antes da Pré-Final.

Hoje de manhã, correu a Pré-Final B, onde teve o melhor desempenho de todo o fim de semana, saindo da 18ª posição para concluir num brilhante sétimo lugar, acrescentando à performance a obtenção da volta mais rápida da corrida.

Xavier Lázaro retorna à competição nos dias 13 a 15 de Junho, em Sarno, na disputa da terceira etapa do ACI Sport Campeonato Italiano de Karting.

Qualifying Menos Bom Condicionou Todo o Fim de Semana

A sessão de Qualifying é um aspeto muito importante num fim de semana de competição, seja aqui no ACI Sport Campeonato Italiano de Karting, ou em qualquer outro evento desta modalidade, já que o resultado da mesma determina o posicionamento na largada para as eliminatórias.

Em Viterbo, Xavier Lázaro não foi eficiente na sessão ao cronómetro, já que acabou por sair para a pista no meio de um grupo de outros pilotos, não conseguindo encontrar o seu melhor ritmo, apesar de até contar com um DR/Modena/MG bastante competitivo. Ao não fazer melhor que o 22º tempo entre 61 pilotos, o jovem da Várzea de Sintra acabou por se ver colocado no meio do pelotão para a largada das três eliminatórias que disputou.

Na Eliminatória 1, conseguiu estar forte e em pista até cruzou a linha de meta no 11º lugar, mas ao ter dado um ligeiro toque numa disputa que lhe danificou o bico do DR, acabou por ser penalizado, caindo para a 17ª posição. Na Eliminatória 2, largou de 11º e lutou muito, tendo até um dos karts com mais velocidade de ponta em pista, chegando a rodar no oitavo posto. Mas como o chassis não estava no seu melhor, escorregando em demasia, Xavier Lázaro não conseguiu melhor que concluir na 12ª posição. A Eliminatória 3 deixou o jovem português no limite para correr a Final. Tudo porque na corrida de 11 voltas, ao tentar chegar o mais à frente possivel, Xavier Lázaro arriscou bastante. Ao cometer um ligeiro erro numa das curvas do traçado, alargando ligeiramente a trajetória, ficou ao alcance do ataque de um adversário. Em oitavo e não querendo perder a posição, Lázaro defendeu-se e ambos acabaram por se tocar e sair de pista. Com este desenlace, a soma dos pontos das três eliminatórias determinou que Xavier Lázaro precisava de um bom desempenho na Pré-Final.

Pré-Final Foi Momento Alto Durante o Fim de Semana

Hoje de manhã, o piloto da DR largou do 18º lugar para a Pré-Final B. Se o posicionamento de largada já não era o melhor, o facto de estar do lado de fora na abordagem para as primeiras duas curvas ainda dificultava mais a quem precisava de uma excelente corrida. Para esta prova, de 15 voltas, a DR decidiu jogar uma cartada, optando por colocar pneus novos no kart de Xavier Lázaro. O piloto esteve ao seu melhor nível, desde o arranque. Foi mostrando o seu melhor ritmo do fim de semana, eficiente e determinado na hora de ganhar posições. No final da prova, Xavier Lázaro terminou num fantástico sétimo lugar, tendo ainda estabelecido a volta mais rápida da corrida (54.283s). O jovem português é com certeza um dos mais ‘pequenitos’ ao volante de um kart da OKN-Júnior, mas é muito bravo em pista. Foi em busca de um melhor posicionamento na Final, feito que foi amplamente conseguido.

Infeliz na Final

Xavier Lázaro sabia que apenas uma corrida de ataque o faria ganhar posições. Foi isso mesmo que aconteceu, com o português a sair de 25º e a concluir a primeira volta no top 22. Ainda na primeira volta, acabou por ser tocado por um adversário, que lhe arrancou a carenagem lateral esquerda do DR. Xavier Lázaro recebeu a bandeira preta técnica e de imediato ‘levantou o pé’, dirigindo-se para o Parque Fechado, dando por concluída a sua prova, numa altura em que já era 18º.

Este acabou por não ser o final desejado para um fim de semana que de facto foi bastante difícil, mas de enorme aprendizagem para Xavier Lázaro, que sabe estar num ano de transição, aprendendo as especificidades de uma nova categoria.

Seguem-se agora umas curtas férias para o português, antes de regressar a Itália, de 13 a 15 de junho, para em Sarno disputar a terceira etapa do ACI Sport Campeonato Italiano de Karting.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency