Foto: Vasco Lázaro

Xavier Lázaro terminou hoje em terceiro lugar a Final da Mini Sub 10 na derradeira etapa da WSK Open Series. Com este resultado, obtido no International Circuit La Conca de Muro Leccese, em Itália, o piloto de apenas 10 anos garantiu a 3ª posição final na competição levada a cabo pela WSK Promotion. O jovem da Várzea de Sintra torna a fazer história para o karting português, ao ser o primeiro a garantir uma posição de pódio na categoria Mini de uma competição do promotor italiano.

Depois de ter sido por duas vezes oitavo e nono nas mangas de qualificação da Mini Sub 10, hoje de manhã Xavier Lázaro (OTK/TM Kart/VEGA) largou de quinto para terminar a Pré-Final na 3ª posição. Na Final, ao início da tarde, o jovem da SM Racing partiu bem, da 4ª posição, assumindo o segundo lugar ainda na volta inicial. Depois de um pequeno erro no início da volta dois, o piloto português caiu para sexto, encetando de forma muito madura a recuperação. Quando seguia em quinto, na última das 10 voltas da corrida, Xavier Lázaro evitou ser envolvido no toque entre David Moscardi (Birel ART/Iame/VEGA) e Niccolo’ Perico (Energy Corse/TM Kart/VEGA), que disputavam o derradeiro lugar do pódio. Após superar os dois adversários, o piloto português geriu uma margem de seis décimas de segundo, garantindo o derradeiro lugar do pódio na prova. Nas contas finais da WSK Open Series, Xavier Lázaro terminou em terceiro da categoria, atrás do vencedor Niccolo’ Perico e de Achile Rea, que venceu hoje a Final da Mini Sub 10.

“Estou muito feliz com este resultado”, disse Xavier Lázaro. “Quero dedicar o meu pódio ao meu mecânico habitual, o Colin McNair, que hoje não pôde estar presente na corrida. Quero também agradecer ao meu team manager, o Stephen McNeill, que hoje foi o meu mecânico, assim como a toda a SM Racing pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo comigo”.

A Correr Atrás do Prejuízo

Francamente motivado para esta derradeira etapa da WSK Open Series, Xavier Lázaro esteve regularmente nos três mais rápidos em pista da Mini Sub 10 em todas as sessões de treinos livres. No entanto, com a chegada da chuva na 5ª feira de manhã, ‘baralharam-se as contas’ do Qualifying. O piloto português acabou por não conseguir melhor que o 12º tempo da sessão. Apesar de no cronómetro Xavier Lázaro ter garantido a 10ª posição da Mini Sub 10, foi vítima de um piloto na sua frente, que aplicou travões a fundo após passar a linha de meta, não conseguindo o português evitar dar um toque e danificar o bico do OTK, o que valeu penalização de dois lugares.

Xavier Lázaro largou para as três Mangas de Qualificação de 12º, estando do pior lado da pista, o que fez com que nas partidas perdesse sempre algumas posições. No entanto, o piloto da SM Racing recuperou sempre e ganhou lugares, terminando as duas primeiras Mangas em 8º, numa delas tendo chegado a ocupar o 5º posto. Na derradeira Manga de Qualificação terminou no nono lugar.

“O Dia de Hoje Foi Muito Bom”

Foto: Vasco Lázaro

Com a soma dos resultados nas três Mangas de Qualificação, Xavier Lázaro garantiu-se na 5ª posição para correr a Pré Final da Mini Sub 10. Hoje, o piloto português estava motivado em Muro Leccese e deu logo mostras de querer ser protagonista na luta por um pódio na categoria. Com um bom desempenho na Pré Final, Xavier Lázaro garantiu a 3ª posição, o que significou largar do quarto lugar para a Final.

Na corrida decisiva, o piloto da SM Racing arrancou bem e na primeira volta assumiu a 2ª posição. No entanto, um ligeiro erro na Curva Dois e na 2º volta fez com que saísse largo e perdesse quatro posições. No entanto, Xavier Lázaro manteve a calma e depressa subiu ao quinto lugar. Depois fez uma corrida inteligente e pressionou os dois pilotos que o precediam. Na derradeira das 10 voltas da corrida, Xavier Lázaro pressionou David Moscardi, que acabou por tocar Niccolo’ Perico. Xavier Lázaro manteve a calma e superou ambos os oponentes, assumindo a terceira posição. O jovem da Várzea de Sintra geriu uma vantagem de seis décimas de segundo e garantiu o derradeiro lugar do pódio, atrás do vencedor Achile Rea (Tonykart/Vortex/VEGA) e de Antonio Ianni (T Group/TM Kart/VEGA), na 2ª posição.Com este resultado, Xavier Lázaro garantiu a 3ª posição final da WSK Open Series, na categoria Mini Sub 10. No final, o português estava feliz. “Hoje foi um dia bom, estou muito feliz com este resultado”, disse Xavier Lázaro. “Trabalhou-se muito para chegar aqui e quero agradecer todo o esforço da SM Racing e a dedicação com que todos procuram as melhores soluções de competitividade, semana após semana. Hoje não pude contar com o meu mecânico habitual, o Colin McNair, que por problemas de saúde de um familiar não pôde estar presente. Este pódio é para ele. Obrigado também ao meu team manager, o Stephen McNeill, que hoje foi meu mecânico. O pódio nesta competição é dedicado a toda a SM Racing. A motivação para o resto da temporada é enorme!”.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency e Vasco Lázaro