Xavier Lázaro correu este fim de semana a derradeira etapa do ACI Sport Campeonato Italiano, prova que se disputou no South Garda Karting, em Lonato. Hoje, nas duas corridas decisivas da Mini Gr. 3, o jovem piloto português sofreu muito para se colocar dentro do top 10, missão que conseguiu cumprir. Na Corrida 1, esta manhã, Xavier Lázaro largou da 15ª posição, terminando a prova nesse mesmo lugar, apesar de se ter debatido com grandes dificuldades para ser competitivo. Na Corrida 2, o piloto português foi um ‘guerreiro’ em pista, lutando pela melhor classificação possível. Com um dos seus melhores desempenhos da temporada, Xavier Lázaro superou os problemas de competitividade ‘no braço’, trazendo ‘para casa’ um suado mas merecido nono lugar.
Num mês de muito trabalho em pista, Xavier Lázaro não vai ter tempo para descansar, regressando a solo transalpino já no início da próxima semana, para correr a segunda etapa da WSK Euro Series, no Circuito Internazionale Napoli, em Sarno.
Fim de Semana Promissor Que Se Tornou Difícil
A presença de Xavier Lázaro em Lonato para correr a quinta e derradeira etapa do ACI Sport Campeonato Italiano de Karting começou de forma bastante positiva, com o piloto da SM Racing a estar entre os mais rápidos nos primeiros dias de treinos livres, inclusive nas sessões oficiais. No entanto, sem que se conseguisse encontrar uma resposta plausível, logo no Qualifying o piloto português começou a debater-se com alguma falta de competitividade, algo que conseguiu disfarçar na uma última volta da sessão, quando arriscando muito e com um desempenho a roçar a perfeição, garantiu o terceiro melhor tempo entre os 46 participantes da Mini Gr. 3. O jovem da Várzea de Sintra ‘tirou da cartola’ uma volta em 54.030s ao circuito nos arredores do Lago di Garda, ficando a uma centésima da pole position de Mason Robertson (Parolin/Iame/MG).
Os contratempos chegaram logo na primeira Eliminatória, com o piloto português a constatar que as dificuldades de competitividade estavam de volta. Apesar de largar para a corrida do lado de fora, Xavier Lázaro até teve um bom arranque, mas cedo percebeu que não iria estar competitivo e em condições de disputar as posições cimeiras da Mini Gr. 3. O piloto da SM Racing foi caindo posições com o decorrer da prova, terminando em 14º, dez lugares abaixo de onde havia largado.
Na segunda Eliminatória que disputou, de novo largou bem, conseguindo-se colocar nos cinco primeiros, mas depois foi sentindo na pele os mesmos problemas de competitividade que já havia encontrado na corrida anterior. No final da prova, o 10º lugar foi o melhor possível, após uma corrida em que Xavier Lázaro foi-se defendendo como pôde dos adversários. A equipa foi sempre trabalhando, tentando encontrar soluções para a falta de ritmo em corrida, ao mesmo tempo que Xavier Lázaro foi mostrando que consegue evoluir nas dificuldades, já que os contratempos também o ajudam a ganhar maturidade.
‘Fazer das Fraquezas Forças‘
A soma dos resultados das Eliminatórias colocou Xavier Lázaro a largar da 15ª posição para as duas corridas de hoje. Longe dos lugares que podem disputar a vitória, o piloto português sabia que o esperava uma árdua tarefa. Mantendo-se os problemas de competitividade com que se deparou desde sexta-feira, o piloto de apenas 11 anos ‘foi à luta’ com as armas que tinha e deu o seu melhor. Acabou por beneficiar de alguns incidentes de adversários para terminar na mesma posição de onde começou a prova, 15º.
Com o constante esforço da equipa para tentar encontrar uma solução que eliminasse o tempo que Xavier Lázaro perdia para a concorrência, optou-se por mudar de chassis para a Corrida 2, algo que veio de encontro à vontade do piloto português. Naquela que foi a derradeira corrida este ano na Mini Gr. 3 no Campeonato Italiano, Xavier Lázaro foi com tudo para a pista. Largando de novo de 15º, o piloto português conseguiu disfarçar com um dos seus melhores desempenhos do ano a ainda presente falta de competitividade do seu conjunto Gillard/TM. Foi ‘no braço’ que Xavier Lázaro lutou durante as 10 voltas da corrida, para conseguir um brilhante nono lugar. O jovem da Várzea de Sintra superou-se e ‘fez das fraquezas forças’ para contrariar o curso de um fim de semana difícil.
“Este foi um fim de semana em que tive que lutar muito”, disse Xavier Lázaro. “Continuo a aprender todos os dias e aqui em Lonato saio mais forte depois de todas as contrariedades com que me fui deparando desde sexta feira de manhã. Foi um fim de semana de superação, mas saio com noção de missão cumprida. Quero agradecer à minha equipa pela sua dedicação, foram incansáveis”.
Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency