Xavier Lázaro correu este fim de semana a quarta etapa do ACI Sport Campeonato Italiano de Karting, disputado no Circuito Internazionale Napoli, em Sarno, prosseguindo uma extensa temporada de competição, toda ela em solo transalpino. Inserido na Mini Gr. 3, onde encontra aqueles que são atualmente os melhores pilotos da categoria Mini em todo o mundo, Xavier Lázaro esteve sempre a um bom nível competitivo, representando dignamente as cores da sua equipa, a SM Racing.

Numa pista que se apresentou difícil para os participantes nesta que foi a penúltima ronda do campeonato, com o asfalto novo a trazer dificuldades acrescidas a quem marcou presença no traçado dos arredores de Nápoles, Xavier Lázaro mostrou-se bastante competitivo logo desde as primeiras sessões de treinos oficiais. Ao concretizar o oitavo melhor tempo do seu grupo na Qualificação da Mini Gr. 3, o piloto da Várzea de Sintra garantiu para si o 15º registo da categoria, que para esta prova contou com 46 participantes. Com a sua melhor volta em 1m06.922s, Xavier Lázaro ficava a apenas duas décimas do autor da pole position, num Qualifying em que os primeiros 18 classificados ficaram dentro do mesmo segundo.

Atitude e Competitividade nas Eliminatórias

Com o resultado do Qualifying a determinar que Xavier Lázaro largaria da 10ª posição nas duas Eliminatórias de sábado, o piloto da SM Racing acabou por não começar da melhor maneira, vítima de um acidente que o colocou fora de prova na primeira corrida que disputou. Apesar de não ter partido bem para a Eliminatória 1, o jovem português depressa chegou à sétima posição, o que trazia a ideia de que Xavier Lázaro disputaria a prova. No entanto, pouco depois de subir a sexto após ultrapassar o belga Henri Kumpen, Xavier Lázaro foi literalmente ‘atirado’ para fora de pista pelo seu oponente. A Henri Kumpen foi de imediato exibida pelos comissários de pista a bandeira preta e branca, no entanto o belga nem penalizado foi no fim da corrida pela sua manobra. Mais uma vez, os comissários desportivos italianos a mostrarem que têm vários pesos e medidas para aplicar aos pilotos pela sua conduta em pista.

Com o toque de Kumpen, Xavier Lázaro caiu para a última posição, de onde já não conseguiu sair, visto que pouco depois desta situação a direção de prova exibiu a bandeira vermelha, na sequência de um outro acidente que antecipou o final da corrida.

Consciente que necessitaria de um bom resultado na Eliminatória 2, para se garantir nas corridas decisivas de Domingo, Xavier Lázaro largou forte do 10º lugar para subir na classificação e mais uma vez mostrar que havia que contar com ele em Sarno. O piloto português está cada vez mais forte e com confiança, pelo que foi com alguma naturalidade que terminou no top seis, garantindo a presença nas Corridas 1 e 2 de Domingo.

Não Dava Para Mais

Largando da 21ª posição para a a Corrida 1, do lado de fora da pista de Sarno, Xavier Lázaro começou logo a tentar subir posições, embora não tivesse conseguido estar em posição de beneficiar do cone de aspiração de pilotos à sua frente. Na segunda volta, quando tentava passar por fora um grupo de pilotos que tinha acabado de se envolver num acidente, Xavier Lázaro acabou por ser tocado, o que causou danos irreparáveis no seu kart, forçando o abandono.

Na Corrida 2, o português largou da antepenúltima posição (34º), não conseguindo de início ganhar lugares. Aos poucos, o piloto da SM Racing, foi subindo, ganhando 12 posições nas nove voltas da corrida, para terminar em 22º. Foi o possível numa corrida difícil, cheia de incidências.

Segue-se agora um período de férias para Xavier Lázaro, que regressa às pistas em Setembro (4 a 8) para correr a WSK Super Cup by Mini.

Fotos: Vasco Lázaro e Sportinphoto Kart Photo-Agency