Xavier Lázaro concluiu hoje a sua participação no ACI Sport Campeonato Italiano de Karting. Em Franciacorta, palco da derradeira etapa da competição, o jovem piloto português garantiu o quinto lugar da Final da OKN-Júnior. Naquela que foi a sua primeira temporada numa nova categoria, Xavier Lázaro mostrou evolução constante e maturidade, apesar de há menos de um mês ter completado o 12º aniversário.
Com a quinta ronda da competição a reunir um total de 70 pilotos dos ‘quatro cantos do mundo’, o jovem da Várzea de Sintra soube sempre estar entre os mais fortes. No Qualifying, garantiu o sexto melhor tempo da sua série, que se traduziu no 12º da Geral, com a volta em 49.131 segundos a ser apenas três décimas mais lenta que a pole position.
Nas três Eliminatórias do trajeto para a Pré-Final e Final, o piloto da DR foi quinto por duas vezes, tendo o seu pior resultado do fim de semana na derradeira, ao ser 11º. Com a soma dos resultados, Xavier Lázaro saiu para a Pré-Final B do quarto lugar. Na prova disputada esta manhã, o ‘pupilo’ do penta-campeão do Mundo, Danilo Rossi, veio a sofrer com alguma falta de competitividade e não conseguiu melhor que o 10º lugar. Para a Final, largou de sétimo, do lado interior da pista e teve talvez o seu melhor desempenho do fim-de-semana, chegando a estar bem dentro da luta pelo top cinco. Na última volta da corrida, quando era quarto, Xavier Lázaro sofreu um toque de Albert Tamm (Parolin/TM Kart/MG), sendo forçado a alargar a trajetória, com isso caindo até oitavo, posição que não mais recuperou na pista. No entanto, as penalizações pós-corrida atribuidas a Albert Tamm, Antoni Ociepa (Lenzokart/LKE/MG) e Nojus Stasionis (Parolin/TM Kart/MG), permitiram a Xavier Lázaro terminar no quinto posto .
O jovem português mal terá tempo para descansar, já que no próximo fim-de-semana irá disputar no Circuito de Cremona a FIA Karting World Cup na OKN Júnior.
Equipa e Piloto Lutaram Juntos Para a Melhor Afinação Possível
No regresso à competição após cerca de um mês de férias, tanto Xavier Lázaro como a DR trabalhararm arduamente para encontrar o melhor desempenho na disputa da quinta e última etapa do ACI Sport Campeonato Italiano de Karting. Em Franciacorta, num dos traçados preferidos do piloto português, as primeiras indicações na pista até foram positivas, com Xavier Lázaro a ser o mais rápido em pista na segunda sessão de treinos livres oficiais, garantindo a sua melhor volta do fim-de-semana (48.772s). No entanto, as coisas acabaram por não correr tão bem no Qualifying, onde não foi possivel fazer melhor que a 12ª posição (49.131s).
Para as três Eliminatórias, Xavier Lázaro largou sempre do sexto lugar. Com bons desempenhos em pista, ainda que fosse perceptível que não tinha o conjunto chassis/motor mais performante, o piloto português garantiu-se por duas vezes na quinta posição. Na Eliminatória 3, não conseguiu ter um bom desempenho, perdendo várias posições logo no início, terminando em 11º. Em todas as três corridas, ao largar do lado de fora, Xavier Lázaro perdeu sempre várias posições na primeira volta. Se em duas corridas, conseguiu recuperar lugares sendo proativo, na derradeira Eliminatória, não conseguiu o mesmo registo, sendo ainda prejudicado ao ver a corrida terminar várias voltas antes do final, ao ser mostrada bandeira vermelha na sequência de um incidente no meio do pelotão.
Pré-Final A Sofrer Mas Bem na Final
Ao largar na quarta posição para a Pré-Final B, ainda que de novo do lado exterior, Xavier Lázaro tinha expetativas para um bom resultado. O piloto português até fez uma boa partida, colocando-se dentro do top cinco mas foi ficando visível volta após volta, que de novo não tinha um conjunto que lhe permitisse lutar pelos lugares da frente. Ainda assim, sabendo-se fazer ‘enorme’ em pista, o jovem da DR defendeu a posição enquanto pôde e à entrada para a derradeira das 15 voltas de corrida, ainda estava no top seis e a disputar com o quinto classificado. Com um extenso pelotão de karts em disputa direta, Xavier Lázaro cometeu o erro de tentar subir a quinto pelo lado exterior da pista, acabando não só por não ser bem sucedido, como ainda foi castigado pelos seus adversários, caindo para a 10ª posição da qual não mais recuperou.
Para a Final, largando de sétimo, tinha pelo menos ‘a vantagem’ de estar pelo lado de dentro na abordagem às duas primeiras curvas de Franciacorta. Com um bom arranque e já dentro do top cinco, o piloto da Várzea de Sintra foi sempre um dos protagonistas na luta pelos lugares da frente chegando por várias vezes a estar em quarto, posição em que aliás entrou na última volta. No entanto, com vários candidatos ao título a lutarem árduamente pelo ‘ceptro’, o jovem da DR foi vítima das circunstâncias na derradeira volta, sendo tocado por Albert Tamm, o que o fez cair ao oitavo lugar. Foi nessa posição que recebeu a bandeirada de xadrez, mas após a prova, três pilotos à sua frente foram penalizados (Albert Tamm, Antoni Ociepa e Nojus Stasionis). Neste cenário final, Xavier Lázaro subiu ao quinto lugar da corrida, um prémio merecido para um piloto que trabalhou muito em pista este fim-de-semana. Nas contas definitivas do ACI Sport Campeonato Italiano, em temporada de estreia, Xavier Lázaro concluiu em 10º na OKN Júnior.
Xavier Lázaro não tem ‘ordem de descanso’ à vista e corre já no próximo fim-de-semana a FIA Karting World Cup, em Cremona.
Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency