Xavier Lázaro correu este fim-de-semana a quarta etapa do ACI Sport Campeonato Italiano de Karting, no Cremona Circuit. Com aquele que foi até agora o seu melhor desempenho da temporada na categoria OKN-Júnior, Xavier Lázaro arrancou hoje para a Final do segundo lugar e na primeira linha da grelha de partida. Depois de um arranque tenso, o piloto português caíu para o quarto lugar, mantendo-se na luta pela vitória até duas voltas do fim, altura em que foi vítima de um ‘divebomb’ do americano Lucas Palácio, que o forçou a sair de pista e abandonar a corrida. Após a corrida e análise do incidente, a organização penalizou o americano em cinco segundos.
Este foi um resultado inglório, que de todo apaga um desempenho a roçar a perfeição por parte do piloto português. Naquela que foi a sua sexta competição na OKN-Júnior, o jovem de 11 anos mostrou que está perfeitamente adaptado e capaz de garantir performance de topo.
No Qualifying de uma competição que teve em Cremona 93 participantes para a OKN-Júnior, Xavier Lázaro garantiu a segunda posição, a apenas 0.027s da pole position. Esteve irrepreensível nas cinco Eliminatórias que disputou, sendo segundo nas duas primeiras e vencendo as três restantes, acumulando nestas ainda a obtenção, em todas, da volta mais rápida da corrida.
Hoje na Pré-Final B, liderou durante cerca de metade da corrida e terminou no segundo lugar. Apenas o resultado na Final, determinado pelo toque de um adversário, veio ser a mancha no desempenho do piloto português no fim-de-semana, do qual ele só se deve orgulhar.
Podia Ter Dado Pole no Qualifying
Foi mesmo por muito pouco que a sessão de Qualifying não destacou Xavier Lázaro na Pole Position. O jovem piloto da DR esteve ao seu melhor nível na sessão ao cronómetro, extraindo o melhor partido do seu kart, que este fim de semana esteve impecável a todos os níveis. A sua melhor volta ficou registada em 48.904 segundos, apenas sendo batido pelo italiano Gioele Giardello, que ao volante do Parolin da Modena Kart Racing Team foi 0.027s mais rápido. No entanto, convém referir que no último setor, na sua melhor volta, Xavier Lázaro teve que sair da linha ideal para se desviar de um piloto que seguia mais lento, o que teve impacto no tempo registado.
Desempenho nas Eliminatórias Roçou a Perfeição
Em virtude do elevado número de participantes para esta quarta etapa do campeonato, diretamente relacionado ao fato de Cremona receber a FIA Karting World Cup de OKN-Júnior em Setembro, foi necessário que cada piloto corresse cinco Eliminatórias. Nestas, Xavier Lázaro teve um elevado desempenho, claramente o melhor desde a sua chegada à categoria. Foi segundo em duas delas (1ª e 2ª), vencendo depois as restantes três. Apenas foi batido pelos dois líderes do Campeonato Italiano, Albert Tamm e Gioele Giardello, ambos a correr com Parolin/TM Kart/MG do Modena Kart Racing Team. Em ambas as corridas que terminou em segundo, Xavier Lázaro teve ritmo para vencer, acabando por ser sempre atrasado por alguns adversários, assim perdendo nas voltas finais espaço para os vencedores.
Nas três Eliminatórias que venceu, Xavier Lázaro foi verdadeiramente dominador. Apesar de demorar sempre três voltas a entrar no seu ritmo ideal (talvez fruto da pressão dos pneus), o jovem da Várzea de Sintra soube gerir os momentos das corridas, por vezes perdendo uma ou duas posições. A partir da volta quatro, ao volante do DR/Modena Engines/MG, o piloto português marcava o seu ritmo e melhorava volta-a-volta, chegando à liderança e abrindo distância sobre os seus adversários. Volta após volta, era impressionante ver como Xavier Lázaro batia a côr púrpura nos setores dois e três do Cremona Circuit. Nas últimas voltas das três Eliminatórias que venceu, o piloto português fez sempre a melhor volta da corrida. Este desempenho não deixa de ser notável, tendo em conta a idade e compleição física de Xavier Lázaro, na sua primeira temporada de uma categoria muito exigente.
Segundo na Pré-Final B
Hoje de manhã, na Pré-Final B, Xavier Lázaro largou da primeira posição e liderou nas primeiras voltas. De novo, o seu ritmo foi melhor a partir da quarta volta, mas nessa altura já havia sido superado por Albert Tamm, que veio a vencer. Apesar de por duas vezes fazer a melhor volta da corrida, acabou por ser Albert Tamm a ficar com esse registo (49.040s). Na penúltima volta, Xavier Lázaro ainda tentou passar o suiço, mas este ‘fechou a porta’ e o piloto português da DR optou por até ao fim gerir e segurar a segunda posição, na frente do canadiano da Kiddix, Simone Rocco (KR/Modena Engines/MG.
Xavier Lázaro Merecia Melhor Sorte na Final
Para a Final, o jovem da Várzea de Sintra largou do segundo lugar, ao lado de Gioele Girardello. No arranque, ambos os pilotos da primeira linha não estiveram tão fortes, caindo para trás de Albert Tamm e Michele Orlando (DR/Modena Engines/MG). Assim sendo, Xavier Lázaro colocou-se no quarto lugar, sempre na cola dos três primeiros, que durante toda a corrida foram trocando posições entre si. A duas voltas do fim, numa altura em que Xavier Lázaro se preparava para atacar o terceiro lugar de Albert Tamm, foi abalroado pelo ‘divebomb’ de Lucas Palácio (KR/Iame/MG). O piloto português ficou com danos no kart e abandonou pouco depois. Um final inglório para um fim-de-semana em que Xavier Lázaro podia e merecia ter lutado pelo pódio até à bandeirada de xadrez. Após análise do acidente entre Palácio e Lázaro, a organização atribuiu cinco segundos de penalização ao piloto americano.
Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency