Xavier Lázaro não foi feliz hoje na disputa da Final da OKN-Júnior, naquela que foi a segunda e derradeira etapa da edição 2025 do WSK Euro Series, prova organizada pela WSK Promotion. Em Cremona, o piloto português largou para a Final do 13º lugar, depressa chegando ao nono posto. Inserido num grupo de 12 pilotos que estava bastante ativo na disputa de posições, Xavier Lázaro acabou por cair dois lugares e pouco depois, decorria a nona de 15 voltas, foi abalroado por um adversário, ambos acabando logo ali a corrida.

Um final de competição inglório para o jovem português da DR, que mais uma vez tinha estado competitivo naquela que é a sua primeira temporada ao volante de um kart da categoria OKN-Júnior.

Para chegar à Final, Xavier Lázaro começou por ser o 16º mais rápido do Qualifying (entre 51 pilotos), garantindo depois o 11º, sexto e 15º lugares nas Eliminatórias. Hoje de manhã, na Pré-Final A, o jovem da Várzea de Sintra terminou no sexto lugar, após ter largado de 10º.

Xavier Lázaro regressa à competição em solo transalpino, no fim-de-semana de 11 a 13 de julho, para a quarta etapa do ACI Sport Campeonato Italiano de Karting, também no Circuito de Cremona.

Escolha Errada de Chassis Condiciona Primeiro Dia de Provas do Português

Após ter estado a treinar em Cremona desde a passada quinta-feira, tendo incluido na sua preparação a presença na etapa cinco da Coppa itália – Zona 1, Xavier Lázaro apenas esta quarta-feira não foi à pista, afetado por uma virose. Sempre bastante competitivo e após muito trabalho em pista, a DR acabou por selecionar um chassis para o piloto português, com o qual os resultados não foram bons, afetando o Qualifying (16º entre 51 participantes) e a primeira das três Eliminatórias do programa (11º após largar de oitavo).

Na sexta-feira, a equipa reviu a escolha do chassis para o piloto português, que de imediato voltou aos bons resultados, garantindo a sexta posição na segunda Eliminatória. Na derradeira Eliminatória que disputou, Xavier Lázaro fez mais uma boa corrida, embora com alguns momentos ‘quentes’ em pista. O jovem da DR recebeu a bandeirada de xadrez no oitavo lugar, mas acabou penalizado no Parque Fechado por danos no bico do seu kart, sendo relegado para a 15ª posição.

Bons Desempenhos na Pré-Final e Final

Hoje de manhã Xavier Lázaro correu a Pré-Final A. Largando do 10º lugar, do lado de fora do traçado, o piloto português perdeu algumas posições no arranque mas logo começou o que veio a ser uma boa corrida. Para esta Pré-Final, a DR optou por enviar os seus pilotos para a pista com pneus usados, guardando os novos apenas para a Final. Ainda assim, Xavier Lázaro foi extremamente competitivo e eficaz em pista, concluindo a corrida de 15 voltas num positivo sexto lugar.

Para a Final, largou da 13ª posição, do lado interno da pista. Com um bom arranque, o português depressa chegou ao 10º lugar e manteve-se sempre no grupo da frente, composto por 12 karts. À sétima volta um incidente de um adversário à sua frente acabou por condicionar o ritmo dos mais diretos adversários na corrida do português, que o fizeram perder dois lugares numa altura em que já era nono. O pior momento para Xavier Lázaro veio a seguir, na volta nove, quando o argentino Darek Rivera (KR/Iame/VEGA) o abalroou numa ‘ingénua’ tentativa de ultrapassagem, forçando ambos ao abandono.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency