Xavier Lázaro participou este fim de semana na 4ª etapa do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, disputada a norte de Portugal, no sinuoso mas desafiante Kartódromo de Baltar. O piloto da Várzea de Sintra não teve a sua melhor prestação da temporada mas ainda assim mostrou-se consistente e sobretudo preocupado em acumular quilómetros ao volante do DR da X30 Mini.

Na prova que foi organizada pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML), o jovem de oito anos nunca se conseguiu impor entre os mais rápidos, debatendo-se com alguma falta de desempenho do seu equipamento, facto que provavelmente também condicionou o seu reconhecido espírito combativo.

Nos treinos cronometrados, Lázaro não foi além do nono melhor tempo, uma posição abaixo de onde se havia colocado em ambas as sessões de treinos livres oficiais. No dia de sábado, o piloto do DR esforçou por melhorar a sua prestação, conseguindo na 1ª Manga de Qualificação subir um lugar para terminar em oitavo. Na Corrida 1 que encerrou o dia de sábado, mostrou a espaços a sua competitividade, terminando na sexta posição.

No Domingo Não Foi Melhor… Nem Pior!

Ao ser o sexto mais rápido nos treinos livres oficiais de Domingo, Xavier Lazaro dava a ideia que estaria mais forte que no dia anterior. No entanto, não foi além do oitavo tempo no Qualifying. Com um dos seus melhores desempenhos do fim de semana na 2ª Manga de Qualificação, Xavier Lázaro terminou em sexto, caindo depois um lugar ao fim da Corrida 2.

“Não sei dizer muito bem o que justifica estes resultados do Xavier aqui em Baltar”, disse o pai, Vasco Lázaro. “Acho que durante o fim de semana, a sua equipa técnica nunca conseguiu ‘dar a volta’ a alguma falta de competitividade do equipamento, nomeadamente o motor. Ao mesmo tempo, o Xavier também não esteve no mesmo patamar de competitividade que mostrou em etapas anteriores”.

Sobre potenciais aspirações a uma posição de relevo nesta temporada de X30 Mini em Portugal, Vasco Lázaro foi objetivo, dizendo que “Esta temporada está definida para nós. O Xavier ainda é muito jovem e por isso continuamos a focar-nos em o preparar o melhor possível para o futuro. Ao mesmo tempo, acredito que com o calendário intenso que o espera nas próximas semanas, a nível internacional, o ‘chip’ decerto vai mudar bem rápido e chegaremos à próxima etapa do Campeonato de Portugal de Karting muito melhor preparados”.

Fotos: Hellofoto