Xavier Lázaro esteve perto de fazer história para o karting português, este fim de semana na segunda etapa do ano para a WSK Open Series, no transalpino Circuito de Cremona. Na cidade originária do lendário violino Stradivari, o jovem piloto português assumiu-se como um dos mais talentosos da Mini Sub-10 e esteve bem perto de fazer ‘musica’, disputando a Final e sendo protagonista na mesma, na luta pelas posições cimeiras.
O ‘menino’ de nove anos, parte integrante da estrutura oficial da DR, liderada pelo penta campeão mundial de karting, Danilo Rossi, esteve ao mais alto nível durante todo o fim de semana, sendo o quinto mais rápido no Qualifying.
Numa prova em que tivemos bem menos inscritos para a Sub-10, mas com todos os favoritos presentes, Xavier Lázaro terminou em terceiro lugar na primeira Eliminatória, onde chegou a liderar, sendo quinto na Eliminatória 2. Na derradeira Eliminatória antes da Pré-Final foi oitavo.
Hoje de manhã, na Pré-Final, o piloto português tirou partido da sua competência a andar em piso escorregadio e rodou consistente na segunda posição, num traçado molhado pela chuva, que chegou tímida durante a volta de aquecimento. Na derradeira volta da prova, a chuva intensificou-se e Xavier Lázaro saiu de pista junto com o líder, vindo ainda assim a ser nono.
Na Final, já com o sol a marcar presença, o piloto da Várzea de Sintra largou de quarto, do pior lado da pista e acabou por não conseguir manter a posição na primeira volta, caindo até 11º. Com um ritmo bastante forte, Lázaro rapidamente entrou no top 10 e quando tentava superar o oitavo classificado, acabou por cometer um erro embatendo no seu adversário, levando ambos ao abandono.
Nesta jornada de Cremona, para a qual o piloto da DR se preparou convenientemente, ficou bem visível o seu talento, que apenas por um erro causado pela inexperiência na disputa dos lugares da frente do pelotão, não trouxe para Portugal um resultado histórico.
Desempenho Quase Perfeito no Qualifying
Xavier Lázaro preparou bem a sua estreia competitiva no renovado Circuito de Cremona, pista no norte de Itália que pretende manter viva na região próxima de Milão a tradição kartista imortalizada no agora extinto Kartódromo de Parma. Confortável num traçado que se revelou do seu agrado, registou o quinto melhor tempo do Qualifying, com a volta em 53,930 segundos. A pole tinha sido possível, não tivesse Xavier Lázaro empurrado na sua melhor volta aquele que com a ‘ajuda’ do português se colocou na primeira posição, Niccolo Perico. Menos de uma centésima separou o português do piloto italiano.
Rápido e Competente nas Eliminatórias
A evolução de Xavier Lázaro ao volante do DR da Mini Sub-10 tem sido notória, assim como vem sendo evidente o incremento de competitividade na sua postura em pista. Isso foi bem notado nas Eliminatórias que este fim de semana foram cada uma como uma Final, já que Lázaro correu sempre contra os pilotos mais fortes da categoria, visto que nesta etapa da Open Series o número de inscritos foi mais reduzido que o habitual.
Pela primeira vez desde que compete no WSK, Xavier Lázaro liderou uma Eliminatória. Aconteceu na Eliminatória 1, onde o português que saiu de quinto veio ganhando posições até se instalar na liderança. No entanto, não se conseguiu manter nessa posição, vindo a terminar em terceiro.
Na Eliminatória 2, Xavier Lázaro ocupou a segunda posição, mas acabou por de novo perder alguns lugares até à bandeirada de xadrez, terminando em quinto mas com a volta mais rápida da corrida.
Na derradeira Eliminatória, largou da quinta posição, subiu lugares e acabou por se envolver num toque quando atacava o líder. O português manteve-se na corrida, mas não conseguiu melhor que ser oitavo.
‘Recital de Condução’ Quase Perfeito
Depois de no dia de ontem o sol ter sido parte integrante do cenário no Circuito de Cremona, hoje a manhã apareceu escura e com a presença de chuva. Com a Mini Sub-10 a abrir o programa de Pré Finais para esta manhã, foi já durante a volta de aquecimento para a corrida de nove voltas que começou um leve aguaceiro que veio baralhar as contas da prova.
Visto que a chuva era ‘tímida’, a direção de prova deu início à corrida e todos foram com pneu slick. No entanto, algumas zonas da pista já estavam bastante escorregadias, o que trouxe logo ‘vítimas’. Confortável a competir nestas condições, Xavier Lázaro que largou em quinto, era logo nas primeiras voltas um confortável segundo classificado, a curta distância do líder. À entrada para a última volta, a chuva tornou-se muito mais intensa e o português começou a colocar o líder sob pressão. No segundo setor do traçado, o líder da prova perdeu o controlo do seu kart e isso assustou o jovem da DR, que não evitou também sair de pista. No entanto, dos dois, Xavier Lázaro foi o que demorou mais tempo a regressar ao traçado. Um pequeno momento de falta de sorte acabou por afetar o piloto da DR, que ainda assim terminou em nono.
Um Erro Que Serve de Grande Aprendizagem
Com a soma dos pontos a determinar a ordem de partida na Final da Mini Sub-10, Xavier Lázaro largava da quarta posição. O português estava no pior lado para a partida no Circuito de Cremona e logo no início da prova cometeu o erro de não defender a sua posição perante um aguerrido grupo de adversários. Caindo para o 11º lugar, Lázaro não baixou os braços e foi em busca de recuperar. Ainda com metade da prova por decorrer, entrou no top 10 e foi subindo lugares. Até que cometeu um erro de inexperiência ao mais alto nível, ao não medir o posicionamento dos karts à sua frente quando se preparava para ultrapassar Seba Eskandiari, na luta pela sétima posição. Depois de se colocar ao lado do piloto da Tonykart, Lázaro não conseguiu evitar bater no kart à sua frente, sendo projetado contra Eskandiari, acabando ambos forçados a abandonar. Tratou-se de um erro de inexperiência na pior altura possível, que veio manchar um fim de semana que roçou a perfeição.
O piloto português, decerto aprendeu com este momento menos bom e fará da fraqueza que o mesmo evidenciou uma força para o futuro.
Tendo em conta que a próxima competição de Xavier Lázaro em Itália é já de 13 a 16 de abril, no Circuito dos Sete Lagos, o piloto da DR fica em Itália nos próximos dias para testar em Castelletto di Branduzzo.
Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency