Xavier Lázaro começou a temporada 2024 do calendário WSK Promotion na WSK Champions Cup, competição que se iniciou hoje e decorre até Domingo no South Garda Karting de Lonato.

Com o primeiro dia dedicado aos treinos livres oficiais, Qualifying e já as primeiras Heats, o piloto da Várzea de Sintra teve um dia difícil mas conseguiu superar todas as dificuldades, garantindo bons resultados na pista. Com o tempo bastante instável em Lonato, Xavier Lázaro teve alguns contratempos em termos de afinação do chassis do DR nos treinos livres, disputados à chuva. Na sessão de Qualifying, com piso seco, não ganhou para o susto quando o motor do DR não pegou no início da sessão, levando algum tempo para que o jovem de 10 anos conseguisse resolver o problema e sair para a pista. Com o tempo perdido, acabou por realizar as suas voltas bem distante de qualquer adversário, mas ainda assim garantiu o 5º tempo do seu grupo, 10º da geral na Mini Sub 10, com a volta em 53.656 segundos a deixá-lo a cerca de meio segundo do autor da pole position, Patrick Bissa (EKR/TM Kart/VEGA).

Bons Desempenhos Nas Heats do Dia

Fruto do seu resultado no Qualifying, Xavier Lázaro ficou com a 4ª posição da grelha de partida para todas as Heats em que terá que correr até ao fim do dia de amanhã. Hoje, o piloto da Várzea de Sintra correu duas dessa provas e em ambas teve bons desempenhos. Na primeira, largando da quarta posição, do lado de fora para a curva um, o piloto da DR esteve desconcentrado na fase inicial, caindo até ao 10º lugar na segunda volta. Depois de recuperar a concentração, Xavier Lázaro começou a subir posições, concluindo a corrida de nove voltas no 5º lugar, além de ser o autor da volta mais rápida. Ainda que o piloto português saiba ser capaz de melhor, teve o mérito de se manter focado para conseguir minimizar o seu mau momento no início da prova.

Na Heat 2, Xavier Lázaro de novo não encontrou o melhor ritmo no início da corrida, perdendo algumas posições no arranque. Numa fase em que começou a chover em Lonato e todos estavam a correr com pneus para seco, o piloto português conseguiu manter-se focado ao mesmo tempo que foi recuperando posições e subindo lugares. Com a chuva a aumentar e a tornar a pista cada vez mais difícil, Xavier Lázaro chegou ao segundo lugar mas já não conseguiu tirar tempo ao líder da prova, que tal como o piloto português, foi muito eficiente em difíceis condições de aderência. Novamente, Lázaro garantiu a melhor volta da corrida, terminando em segundo, a 8.517 segundos do vencedor, Patrick Bissa.

Amanhã, correm-se as derradeiras Heats, com Xavier Lázaro no momento bem posicionado para garantir a presença na Pré Final da Mini Sub 10 da WSK Champions Cup.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency