Xavier Lázaro tornou a fazer história para o karting português, garantindo novo pódio na Mini Sub 10 numa competição da WSK Promotion. Na pista italiana de Franciacorta, para a derradeira etapa da WSK Final Cup, o jovem de 10 anos garantiu a terceira posição na corrida decisiva da Mini Sub 10, prova para a qual largou do 11º lugar. A este magnífico resultado, o piloto da Várzea de Sintra acrescentou ainda a volta mais rápida da corrida e um novo record para a Mini Sub 10, com o registo de 53.975 segundos. O piloto português, ao volante do DR oficial, foi o único da categoria a fazer uma volta abaixo dos 54 segundos.

Nesta derradeira etapa da WSK Final Cup, Xavier Lázaro esteve irrepreensível durante todo o fim de semana, começando a mostrar ao que vinha quando garantiu o quinto melhor tempo absoluto do Qualifying, entre os 64 pilotos presentes na Mini Sub 10 (3º mais rápido do seu grupo).

Nas três Eliminatórias que disputou, Xavier Lázaro liderou em todas. Infelizmente, tornou a ser prejudicado por uma injusta penalização por suposto toque maldoso num adversário, na primeira Eliminatória, vendo o segundo lugar obtido na pista ser-lhe retirado com a atribuição de 10 segundos que o ‘atiraram’ para o 22º lugar. Mostrando como está forte física e psicologicamente, Xavier Lázaro não se deixou abater e garantiu a terceira posição na Eliminatória 2. A vitória na Eliminatória 3, a primeira de um piloto português na categoria Mini (Sub 10), foi um dos momentos altos da sua prestação este fim de semana.

Hoje, Xavier Lázaro saiu para Pré Final A do sexto lugar. Fez uma corrida notável, deixando na retina de muitos a ultrapassagem por fora a um adversário, quando assumiu temporariamente a primeira posição, a duas voltas do fim. Na última volta, quando era terceiro, acabou envolvido num acidente que o forçou a terminar a corrida no 8º lugar.

O piloto da DR garantiu a presença na Final, largando da mesma na 11ª posição. Com uma corrida notável, sendo o mais rápido em pista, Xavier Lázaro de novo tornou a liderar, mas acabou a gerir a possibilidade de garantir um pódio, concluindo num notável terceiro lugar.

Muito Rápido Desde o Qualifying

Desde as primeiras saídas para a pista na preparação da derradeira etapa da WSK Final Cup, se foi percebendo como Xavier Lázaro estava confortável e competitivo ao volante do DR da Mini Sub 10. Durante o Qualifying, o piloto da Várzea de Sintra garantiu o terceiro melhor tempo da sua série, com a volta em 54.129 segundos a apenas 0.79s do melhor registo, obtido por Mark Loomets (Energy Corse). Em termos absolutos, Xavier Lázaro ficava com o quinto tempo.

Liderou em Todas as Eliminatórias

Claramente, nota-se nesta fase da temporada a enorme evolução de Xavier Lázaro, especialmente em corrida. Muito confortável no Franciacorta Karting Track, o português esteve na luta pela vitória em todas as três Eliminatórias que disputou. Na primeira, terminou a corrida no segundo lugar, mas acabou por ser penalizado em 10 segundos pela organização, caindo para 22º. Tudo aconteceu quando o piloto da DR seguia numa disputa com outros dois adversários à sua frente. Os dois tocaram-se e Xavier Lázaro vindo atrás não conseguiu evitar o contacto, acabando um dos pilotos envolvidos por capotar, felizmente sem consequências físicas. A organização entendeu que Xavier Lázaro teve culpa no incidente, penalizando o piloto português em 10 segundos, cinco por cada um dos seus adversários naquele instante. Não se entende porque razão são atribuídos cinco segundos por cada toque do piloto português (um incidente de corrida), quando outros pilotos por situações semelhantes ou até mais graves, foram apenas penalizados em três segundos.

Ainda que esta situação pudesse afetar o desempenho em pista do piloto da DR nas restantes eliminatórias, a verdade é que Xavier Lázaro se encarregou de mostrar que a sua mentalidade estava devidamente formatada para o objetivo final. Na Eliminatória 2, tornou a liderar, terminando na terceira posição e com a segunda melhor volta da corrida.

A melhor versão de Xavier Lázaro apareceu logo a seguir, quando concretizou a primeira vitória de sempre de um português numa Eliminatória da categoria Mini (neste caso Sub 10) de uma competição da WSK Promotion. Foi desta forma e com esta atitude que Xavier Lázaro tirou as dúvidas de quem achasse que a penalização na Eliminatória 1 o refrearia de lutar pelas posições cimeiras.

Impondo o Seu Caráter na Pré Final

Com a soma dos resultados das eliminatórias, Xavier Lázaro saiu para a Pré Final A da sexta posição. Apesar de largar do lado de fora, o que não favorece em Franciacorta, nem por isso Xavier Lázaro se coibiu de rapidamente se colocar na terceira posição. Numa corrida imprópria para cardíacos, com um ritmo frenético de mais de uma mão cheia de pilotos na luta pelo primeiro lugar, foi com uma ultrapassagem de antologia que Xavier Lázaro assumiu temporariamente a primeira posição, a duas voltas do fim. No entanto, o ritmo doido de Daniel Miron Llorente (KR) e Mark Loomets levaram a melhor sobre Xavier Lázaro, que entrou para a última volta na terceira posição, assistindo na ‘primeira fila’ ao momento em que o espanhol deliberadamente tentou atirar o estónio para fora de pista. Na última curva, Miron e Loomets tocaram-se de novo. Atrás deles estava Xavier Lázaro que foi tocado por um dos Energy Corse (Niccolo’ Perico) que vinham na cola do português. Com a óbvia perda de tempo, Xavier Lázaro concluiu apenas no 11º lugar. No entanto, uma análise cuidada da organização aos eventos ocorridos durante a última volta desencadeou uma série de penalizações, incluindo ao vencedor, Daniel Miron Llorente, que viu ‘apenas’ três segundos acrescentados ao seu tempo final, caindo para o quinto lugar. Com as penalizações a adversários, Xavier Lázaro subiu a oitavo.

Final Épica

Para a Final, Xavier Lázaro largou da 11ª posição. Saindo tão atrás numa corrida altamente competitiva, o português nem por um instante abdicou de lutar pela vitória e rapidamente se colocou dentro do top cinco. O jovem da DR foi impressionando com ultrapassagens e um ritmo vivo que se materializou com a volta mais rápida da corrida (53.975 segundos). Foi o único da categoria a rodar abaixo do segundo 54. Foi o primeiro da Mini a efetuar uma volta no segundo 53 ao traçado de Franciacorta. À entrada para a última volta, Xavier Lázaro fez o mesmo que em todas as corridas que disputou este fim de semana, assumiu a liderança. No entanto, não conseguiu suster por muito tempo os ‘tresloucados’ Daniel Miron Llorente e Mark Loomets. Talvez tivesse tido uma palavra a dizer na luta pela vitória na última volta, mas acabou concentrado em garantir o pódio perante a forte ameaça de Mason Robertson (Parolin), que terminou a prova apenas 0.047 segundos atrás do português.

Xavier Lázaro termina a temporada no seu melhor momento de forma. Resta aguardar que este registo se possa rever já em Janeiro, quando tudo começará de novo.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency e Vasco Lázaro