Xavier Lázaro correu este fim de semana em Itália mais uma etapa do seu extenso calendário internacional de karting em 2023. O piloto da Várzea de Sintra participou na WSK Super Cup by Mini, realizada no International Circuit La Conca, em Muro Leccese.

Inserido na Mini Sub-10, que junto com a Mini foram as únicas categorias a competir nesta prova, ao volante do DR oficial, Xavier Lázaro teve um fim de semana positivo, cumprindo essencialmente o objetivo de correr a Final e nela garantir um lugar na primeira metade do pelotão.

Depois de rodar sempre entre os mais rápidos nas diversas sessões de treinos livres, o jovem piloto português registou o 15º tempo na Geral durante o Qualifying, tendo na sua série sido o oitavo mais rápido, com a volta em 52.511s a apenas duas décimas de distância da pole position.

Nas três Eliminatórias disputadas, Xavier Lázaro terminou em 11º, 13º e 10º, garantindo-se na 21ª posição para a Pré-Final, da qual viria a largar em 11º, para cruzar a bandeira de xadrez no fecho do top 10.

Na Final, o piloto português teve o seu melhor desempenho, largando bem e logo ganhando posições. No entanto, durante última volta da prova, no momento em que tentava ultrapassar um adversário, este travou mesmo na sua frente e Xavier Lázaro não conseguiu evitar empurrar o mesmo, o que veio a envolver vários pilotos num incidente. O piloto português manteve-se na prova, terminando em 13º, mas uma penalização de 5 segundos atribuída pós-corrida, em virtude da sua participação no incidente, fez com que caísse uma posição (14º).

Momento de Desconcentração Condiciona Qualifying

Desde as primeiras sessões de treinos livres para a WSK Super Cup by Mini, Xavier Lázaro rodou entre os mais rápidos da Mini Sub-10, o que deixava antever um bom desempenho para o piloto português durante o Qualifying. No entanto, naquela que viria a ser a sua melhor volta da sessão ao cronómetro, o representante da DR na categoria cometeu o erro de ultrapassar o piloto que no momento o precedia na pista, o que veio a condicionar o seu resultado. Fruto dessa ‘pequena’ distração, Xavier Lázaro registou o oitavo tempo da série, a mais competitiva das duas que correram o Qualifying. Na Geral, ficou com o 15º melhor tempo, entre os 38 participantes da Mini Sub-10.

Correr Sem Riscos nas Eliminatórias Para Uma Boa Final

Consciente que largaria para as três Eliminatórias sempre no meio do pelotão, numa pista muito técnica como é o caso do International Circuit La Conca, o jovem de apenas nove anos preocupou-se sobretudo em concluir as provas sem percalços, para dessa forma se garantir nas melhores posições da Pré-Final.

Ainda que nem sempre tomando as melhores decisões nas corridas, Xavier Lázaro foi passando incólume nas três Eliminatórias que disputou, trazendo como melhor prestação o 10º lugar na derradeira corrida, sendo ainda nas outras duas 11º e 13º. Com estes resultados, garantiu a 21ª posição na soma das corridas, o que significou largar para a Pré-Final A da 6ª linha, na 11ª posição.

Xavier Lázaro teve um bom desempenho na Pré-Final. Combativo em pista, numa corrida bem disputada, o português subiu uma posição, para terminar em 10º. A classificação não era a ideal, já que o melhor que dava para a Final era a 20ª posição, ou seja, largar da 10ª linha, no meio da ‘confusão’.

Na Final, o português fez o que lhe competia no início, largando muito bem, de imediato começando a ganhar posições. Como sempre acontece na super competitiva Sub-10, existem sempre durante a corrida muitas trocas de posições. Num momento quente da prova, já ‘às portas’ do top 10 durante a última volta, Xavier Lázaro tentava ultrapassar um adversário que na tentativa de se defender travou na sua frente. O piloto português tentou reagir mas acabou por atingir o seu adversário, o que causou um choque em cadeia, de onde felizmente não houve consequências físicas para os envolvidos. Xavier Lázaro manteve-se na corrida e prosseguiu o seu bom desempenho até final, terminando num excelente 13º lugar. No entanto, após análise dos Comissários Desportivos do WSK, Xavier Lázaro foi considerado responsável pelo incidente em que esteve envolvido, sendo-lhe atribuída uma penalização de 5 segundos, que fez com que caísse para a 14ª posição.

“O Xavier tentou desviar-se do adversário que travou na sua frente quando se defendia de uma ultrapassagem, mas nas imagens ficou a ideia que o Xavier o empurra pra fora, daí que o tenham penalizado”, comentou desalentado o seu pai, Vasco Lázaro.

“Foi tudo muito rápido naquele momento e apenas me tentei desviar quando o meu oponente travou na minha frente, mas respeito a decisão dos Comissários”, disse Xavier Lázaro, triste mas conformado. “O mais importante é que ninguém se aleijou”.

Seguem-se agora alguns dias de descanso, antes de Xavier Lázaro regressar à competição no próximo fim de semana, de novo em La Conca, desta feita para a segunda etapa do ACI Campeonato Italiano de Karting.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency