xavierlazaro.com

Xavier Lázaro Garante 16º Lugar na FIA Karting World Cup de OKNJ

Xavier Lázaro correu este fim de semana no Circuito di Cremona a CIK FIA Karting World Cup de OKNJ. Em solo italiano, o jovem piloto oficial da DR garantiu a 16ª posição numa Final bastante disputada, largando do 20º lugar.

Na sua primeira temporada na categoria, Lázaro tinha aspirações a lutar pelas primeiras posições, até porque a pista de Cremona é uma das preferidas. No entanto, logo no Qualifying viu as suas aspirações sofrerem um forte revés, quando naquela que seria a sua melhor volta acabou prejudicado por um piloto parado na pista.

Em consequência, acabou por largar para as cinco Eliminatórias do 11º e 12º lugares (quatro ocasiões), para ser 10º por duas vezes (numa delas com a volta mais rápida da corrida), nono e naquela em que teve o melhor desempenho, terminou em quarto. Numa das Eliminatórias, no entanto, foi forçado a abandonar quando se tocou com um adversário na disputa da 10ª posição.

Hoje, o jovem da Várzea de Sintra largou para a Super-Heat A em 14º, garantindo após uma corrida de ataque o sétimo lugar final. Na Final, sofreu muito durante a primeira volta, saindo do lado de fora do traçado (20º), lutando para conseguir ganhar quatro posições e terminar em 16º.

“Estou contente com o meu desempenho, naquela que é a minha primeira temporada na OKNJ”, disse no final Xavier Lázaro. “O objetivo este ano passa por efetuar o máximo de voltas possivel, concluíndo se possível todas as minhas corridas”, acrescentou o piloto que recentemente completou 12 anos.

Qualifying Acabou Por Condicionar Objetivos

Xavier Lázaro teve uma estreia positiva numa competição CIK FIA de Karting, ao terminar na 16ª posição a World Cup de OKN-Júnior, disputada este fim-de-semana no transalpino Circuito di Cremona. O piloto português preparou bem o evento e tinha aspirações a um bom resultado, mas acabou logo por sair bastante condicionado do Qualifying, determinante para um bom posicionamento na largada para as cinco Eliminatórias. Naquela que seria a sua melhor volta, numa altura em que tinha dois excelentes setores, acabou por ser prejudicado por um piloto que parou na pista, forçando-o a alargar a trajetória, o que destruiu qualquer chance de um bom tempo. A consequência foi a 35ª posição na sessão ao cronómetro, com a volta em 49.200s a deixar o português a mais de um segundo da pole position.

Com este resultado, Xavier Lázaro largou para a Eliminatória 1 de 11º e em 12º nas restantes quatro. Todas as corridas que servem para determinar a possivel presença na Pré-Final foram de muito trabalho para o piloto português. Terminou a primeira em 10º e nesta logo se percebeu que não iria ser fácil chegar aos lugares dianteiros. Na Eliminatória 2, quando à entrada para a última volta disputava a 10ª posição, Xavier Lázaro cometeu o único erro do fim-de-semana, acabando por se tocar com um adversário, sendo forçado a abandonar, ainda que se tenha classificado na 21ª posição.

Consciente do erro que cometeu, o jovem da equipa do Penta-Campeão do Mundo, Danilo Rossi, arrancou para último dia de Eliminatórias com o ‘mindset’ adequado, trazendo sempre bons desempenhos da pista. Na Eliminatória 3 foi 10º, seguindo-se depois dois bons desempenhos, onde garantiu a nona e quarta posições.

Esteve Forte na Super-Heat A

Hoje de manhã, já com a presença na Final garantida, Xavier Lázaro teve um bom desempenho na Super Heat A. Saindo de 14º, novamente do lado de fora, o Medalha de Ouro dos FIA Motorsport Games de 2024 estava competitvo e subiu ‘a pulso’ pela classificação, naquela que foi a sua melhor corrida do fim-de-semana, coroada com a sétima posição.

Para a Final, onde não era o único português presente, com Romeu Mello a partir de 36º, Xavier Lázaro estava novamente condicionado ao sair do lado de fora da pista (20º lugar). Na primeira volta sobreviveu a dois fortes toques na sua traseira, conseguindo com muito esforço e luta ir ganhando algumas posições. O conjunto/DR/Modena Engines/LeCont não estava tão competitivo como na Super-Heat, mas ainda assim conseguiu garantir-se no 16º lugar coincluídas as 21 voltas da corrida.

“Para esta prova tinha ambições a um resultado melhor, mas fiquei logo bastante condicionado no Qualifying”, disse Xavier Lázaro. “Este é um ano de aprendizagem numa nova categoria e considero positivo o que fiz até agora na temporada, sempre com o objetivo de continuar cada vez melhor”, concluiu o jovem da Várzea de Sintra.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency

Exit mobile version