
Xavier Lázaro garantiu hoje a 13ª posição na Final da OKJ (Júnior) na segunda etapa da WSK Final Cup, competição sob a égide da WSK Promotion que se realizou no transalpino Circuito de Cremona. Ao volante do DR com motor Modena Engines, o jovem de 12 anos teve um desempenho notável no seu segundo fim-de-semana competitivo ao volante de um kart da categoria OKJ, para a qual transitou após uma temporada quase completa na OKNJ.
Em Cremona, Xavier Lázaro esteve a um altíssimo nível durante todo o fim-de-semana, mostrando-se competitivo no confronto com os muitos grandes nomes da categoria. Depois de garantir o 25º melhor tempo no Qualifying, a apenas três décimas de segundo da pole position, o ‘menino’ da Várzea de Sintra mostrou-se rápido e consistente em todas as três Eliminatórias. Embora na primeira tivesse sido prejudicado por um toque de um adversário quando já era nono, o que o atirou para a 20ª posição no final, o português garantiu a 14ª posição na seguinte e fez a sua melhor classificação na Eliminatória 3, concluindo no sétimo lugar. Para as três Eliminatórias, Xavier Lázaro largou de 13º.
Hoje de manhã na Pré-Final A, saindo em 12º e do lado de fora do traçado, o português manteve-se sempre no grupo da frente e em intensas disputas por posição, terminando em 11º. Para a Final, partiu de 21º e no fim da primeira volta já estava em 14º, terminando a corrida de 15 voltas em 13º.
Xavier Lázaro regressará a Itália já no próximo fim-de-semana para preparar a derradeira etapa da WSK Final Cup, em Lonato nos dias 19 a 23 de novembro.
Boas Sensações no Qualifying

Depois de na primeira etapa desta competição, em Franciacorta, Xavier Lázaro ter visto todo o seu fim-de-semana condicionado por um mau resultado no Qualifying, tudo foi diferente em Cremona. Sempre competitivo em todas as sessões de Practice, o piloto oficial da DR cumpriu no Qualifying, sendo 13º na sua série e garantindo o 25º melhor tempo da categoria que teve 67 participantes. A volta em 48.302s deixou-o a pouco mais de três décimas da pole position.
Para disputar as três Eliminatórias no percurso para uma possível Final, Xavier Lázaro largou sempre do 13º lugar. Com um muito bom início de corrida na Eliminatória 1, Xavier Lázaro veio até ao nono lugar, até ao momento em que foi tocado por um adversário, o que o atirou para fora de pista. O jovem da Várzea de Sintra conseguiu retomar a prova mas caiu para 20º, posição em que veio a terminar. Na Eliminatória 2, teve uma corrida difícil, sempre envolvido em muitas disputas e duelos. Terminou em 14º. A derradeira Eliminatória mostrou um Xavier forte e destemido. Mostrando-se cada vez mais confortável no DR da OKJ, o português foi ‘galgando’ lugares em corrida, para terminar numa espetacular sétima posição.
A Vontade de Estar na Final Era Muita

Hoje de manhã, o português largou para a Pré-Final A do 12º lugar, ou seja do lado de fora do traçado. Com um bom arranque, Xavier Lázaro manteve-se no grupo da frente, disputando de forma ‘acesa’ a prova, nada atemorizado por estar no seu segundo fim-de-semana competitivo na OKJ, a correr contra pilotos com muito mais experiência. Com muita luta, numa corrida imprópria para cardíacos, o piloto da DR garantiu o 11º lugar, o que o colocou na Final e a sair de 21º.
Na corrida de todas as decisões, Xavier Lázaro ‘largou que nem uma bala’ e ainda na primeira volta já estava em 14º. A partir daí tornou-se difícil subir lugares, mas o português manteve-se no grupo da frente e a disputar cada metro do traçado. Os seus parciais e tempos por volta deixaram excelentes indicadores para o futuro, assim como a 13ª posição na primeira Final que disputou na categoria, ficando à frente nomeadamente do atual Campeão da Europa, o holandês Dean Hoogendoorn (Prema Racing/KR/Iame/VEGA).
Seguem-se agora alguns (poucos) dias de descanso, antes de no próximo fim-de-semana Xavier Lázaro regressar a Itália para começar a preparar a derradeira etapa da WSK Final Cup, agendada para o South Garda Karting de Lonato nos dias 19 a 23 de novembro.
Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency




