A etapa de abertura da WSK Final Cup proporcionou poucos motivos para mais tarde recordar a Xavier Lázaro, com o português a não conseguir o apuramento para a Final da Mini Sub 10. Depois de nas suas mais recentes participações em eventos organizados pela WSK Promotion, o jovem piloto da Várzea de Sintra ter estado em posições de relevo, desta vez Xavier Lázaro foi várias vezes atingido pelo infortúnio, acabando por sair do South Garda Karting sem atingir os seus objetivos.
Mau Qualifying Condiciona Posicionamento nas Eliminatórias
Desde os primeiros momentos em que saiu para a pista, nas várias sessões de treinos livres para uma prova que teve 64 presenças na Mini Sub 10, Xavier Lázaro esteve sempre entre os mais rápidos. O piloto da DR acabou no entanto por sair para o Qualifying condicionado por uma alteração de ‘rapport’ no seu kart, que teve influência direta no resultado final, o oitavo tempo do seu grupo, ao qual correspondeu o 16º tempo absoluto na sessão.
Com este resultado, Xavier Lázaro ficou abaixo do que pretendia na partida para as três eliminatórias a disputar, determinantes para uma desejável presença nas primeiras posições para a Pré-Final, sempre com o objetivo de se qualificar para a corrida decisiva.
Eliminatórias Até Nem Começaram Mal…
Na única eliminatória que disputou na sexta-feira, Xavier Lázaro saiu de oitavo e nem começou bem a corrida, logo caindo três posições. No entanto, a partir da segunda volta, o piloto da DR começou a recuperar e a ganhar lugares. Terminou na terceira posição, a uma décima do vencedor e com a melhor volta da corrida. No entanto, a organização decidiu atribuir cinco segundos de penalização ao português por um toque a um adversário, naquilo que eventualmente deveria ter sido classificado como incidente de corrida. A consequência foi a queda para o 9º lugar, o que acaba por esconder e desvirtuar a notável prestação de Xavier Lázaro.
Os problemas começaram a seguir, com as duas eliminatórias restantes, no dia de sábado, a serem talvez as piores de sempre para o jovem piloto português. Em ambas, Xavier Lázaro acabou no meio de incidentes que envolveram vários pilotos, na primeira volta e na curva um de Lonato. Em ambas as situações, os chassis DR ficaram em tal estado que tiveram o lixo como destino. A boa notícia é que das duas situações, Xavier Lázaro escapou apenas com algumas mazelas nas costas.
Presença na Final Passou a Ser Uma Miragem
Com duas eliminatórias em três a proporcionarem muitos pontos ao piloto da DR (nestas situações muitos pontos é mau), uma presença na Final não era impossível mas muito difícil. Ainda assim, hoje Xavier Lázaro veio motivado para a pista, com o objetivo de dar tudo para ter possibilidades de ainda correr a Final. Saiu bem na sua Pré-Final e fez uma corrida de garra, superando constantemente a concorrência e registando a melhor volta da corrida. Teria facilmente concluído entre os primeiros sete, mas de novo foi penalizado em cinco segundos na sequência da disputa que lhe permitiu superar o russo Stepan Mazepin, que corre com licença britânica. Uma decisão que enfureceu os responsáveis da DR, mas que a direção de prova não reverteu, mais vez deixando a nu que em certas situações existem dois pesos e duas medidas. Com este acréscimo de tempo, Xavier Lázaro foi relegado para o 15º lugar na Pré-Final. Ainda que esta classificação evidencie que na corrida o piloto português recuperou 11 lugares, na prática foram 19 as posições ganhas na corrida. A análise dos resultados permite também chegar à triste conclusão de que sem as duas penalizações atribuídas, mesmo com as duas eliminatórias não concluídas, Xavier Lázaro estaria na Final.
O piloto português sai extremamente triste desta primeira etapa da WSK Final Cup, não só por não ter atingido os seus objetivos, mas também porque mais uma vez se viu penalizado em situações idênticas a outras em que foi prejudicado mas não viu os adversários serem punidos. Serve este fim de semana para Xavier Lázaro assimilar mais uma lição no seu amadurecimento como piloto. O jovem de 10 anos segue ainda mais motivado para no próximo fim de semana correr em Franciacorta a segunda e derradeira etapa da WSK Final Cup.
Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency