Xavier Lázaro esteve no passado fim de semana no Circuito Internazionale Napoli (Sarno), para estar presente na sua derradeira prova de karting deste ano, o Trofeo Karting Ayrton Senna, evento com a chancela ACI Sport. Prosseguindo a sua preparação para a temporada de 2022, a primeira com um extenso programa internacional, o jovem português aproveitou a oportunidade de estar presente neste evento para poder ir prosseguindo os seus treinos em situação de corrida, ao mesmo tempo que vai conhecendo as pistas onde irá competir no próximo ano.
“O intuito desta presença em Itália foi somente o de lhe dar a possibilidade de fazer mais quilómetros ao volante do 60 Mini, além desta ser uma prova com muitos participantes numa pista onde o Xavier irá competir em 2022”, disse Vasco Lázaro, pai do piloto de oito anos.
“Esta prova não estava no nosso programa inicial, mas acabámos por vir após o Danilo Rossi nos ter referido que se tratava de um bom evento, antes do fim desta temporada e uma boa oportunidade para o Xavier treinar a pista de Sarno”, acrescentou Vasco Lázaro.
A presença de Xavier Lázaro neste evento não tinha um objetivo competitivo pré-definido. Tal como referiu o pai do piloto, esta oportunidade surgiu após sugestão do responsável máximo da DR, equipa com o qual o piloto tem um programa internacional para 2022, que em breve será apresentado. O objetivo era apenas poder competir, mais uma vez este ano, num evento fora de portas, proporcionando ao piloto ganhar alguma experiência em competição num cenário bem mais exigente que o que normalmente encontrou em todo o calendário nacional deste ano. Convém não esquecer que Xavier Lázaro está apenas no seu primeiro ano de karting na categoria 60 Mini (X30 Mini em Portugal), com oito anos de idade competindo com pilotos com mais idade e experiência.
Prova Muito Condicionada Pela Tempestade em Sarno
Com a região de Nápoles a ser assolada por mau tempo durante grande parte da semana passada, as condições de pista para todos os participantes foram quase sempre bastante difíceis. Choveu de forma bastante intensa na maior parte dos dias da prova, o que dificultou bastante a vida a Xavier Lázaro, até porque o seu conhecimento do traçado era nulo.
Ainda assim, o piloto da Várzea de Sintra esteve bastante ativo, aproveitando todas as oportunidades para estar na pista, ao mesmo tempo que era muito atento a todas as indicações dadas pela equipa.
Este evento tinha provas para a categoria 60 Mini (motores de geração anterior da categoria e que são atualmente utilizados no campeonato italiano) e para a Mini Internacional Gr. 3 (motores atuais da 60 Mini), sendo nesta última que o português estava inscrito.
Ainda que nesta prova os resultados não fossem o mais importante, Xavier Lázaro teve alguns bons apontamentos durante o fim de semana, desde logo com desempenhos interessantes na sexta feira, durante as sessões de treinos, sendo 23º na sua série e 46º sexto da classificação entre os 60 pilotos presentes. A sua melhor volta de qualificação ficou registada em 1m15.064s.
No dia de sábado o tempo esteve mais instável, alternando chuva com sol, o que fez com que a pista estivesse bastante difícil. Este foi um dia importante para Xavier Lázaro, já que pôde experimentar o traçado com pneus slick no molhado. Mais uma vez, o importante foi proporcionar quilómetros em situação de corrida ao piloto. A sua inexperiência ficou expressa nos resultados do dia, embora tenham existidos excelentes momentos em pista, desde logo com a obtenção do 20º lugar na primeira manga de qualificação. Na 2ª manga de qualificação, Lázaro foi um dos poucos a ir para a pista com pneus slick, quando esta estava ainda muito molhada. Inexperiente nessas condições, o piloto não evitou uma colisão, vindo a terminar no 29º lugar.
A sorte também não sorriu ao português na derradeira manga de qualificação, em que terminou no 28º lugar, a sete voltas do vencedor, novamente condicionado por uma colisão.
No Domingo, Xavier Lázaro correu a Repescagem, onde fez uma boa corrida, saindo do 31º lugar para recuperar até 27º.
“Esta foi uma prova desde sempre pensada para dar mais quilómetros e experiência ao Xavier num ambiente mais intenso que o que encontra no campeonato português”, disse Vasco Lázaro. “Esta é uma das pistas em que vai correr em 2022 e durante o ano irá encontrar com frequência muitos dos pilotos com que correu aqui este fim de semana. Estar presente nesta prova foi uma excelente experiência a vários níveis, desde logo porque acabou por experimentar a pista em variadas situações de aderência, algumas delas mesmo muito difíceis. Sem dúvida que leva daqui muitos ensinamentos que serão úteis no futuro. Uma palavra também para a equipa que o tem acolhido muito bem e com a qual existe um excelente relacionamento”.
Fotos: Vasco Lázaro