Xavier Lázaro começou este fim de semana um longo programa competitivo para 2022, que se divide entre Itália e Portugal. Para 2022, o piloto da Várzea de Sintra tem o foco apontado para a categoria Mini em Itália e X30 Mini em Portugal. Na primeira prova do ano, em Itália, Lázaro esteve no passado fim de semana no South Garda Karting de Lonato, para correr a segunda etapa do Super Master Series, prova do calendário WSK.

“Para este ano, o objetivo passa por ter o Xavier a treinar e competir o mais possível, sem que isso afete o seu calendário escolar”, disse Vasco Lázaro, pai do piloto. “A nível internacional, foi organizado um calendário de eventos, em conjunto com a DR, para que ele possa conhecer as pistas mais importantes do calendário da WSK, preparando a temporada de 2023. É com esse objetivo que este ano ele faz algumas etapas dos campeonatos WSK, assim como rondas do Campeonato Italiano em pistas onde mais à frente irá competir no calendário WSK.”

Não chegou à Pré-final e Final mas andou forte em treinos e corridas

Na segunda etapa da WSK Super Master Series, na sua primeira prova de 2022, Xavier Lázaro deixou excelentes indicadores na pista, sendo já possível vislumbrar as consequências resultantes da presença na equipa oficial da DR. Sendo um dos pilotos oficiais da estrutura liderada por Danilo Rossi, Xavier Lázaro é, tal como todos os seus companheiros de equipa, escrutinado em todo o seu desempenho e postura em pista, algo fundamental na sua vida de piloto, especialmente numa fase tão precoce como a atual.

Em pista desde meio da semana passada, Xavier Lázaro foi mostrando consistência e capacidade para poder imiscuir-se em boas posições, ainda que uma postura realista faça perceber que ainda é cedo para projetar as prestações de jovem piloto português aos lugares da frente na Mini. O seu a seu tempo e este é o momento de aprender.

Durante os treinos livres, andou consistente nos tempos e no Qualifying terminou com o 75º tempo, entre os 107 pilotos presentes. Com a sua volta em 53,11s ficou a menos de um segundo do autor da pole position. Bons indicadores sem dúvida, tendo em conta que o piloto é dos mais jovens na categoria (oito anos) e tem pouca experiência competitiva a este nível.

Nas Eliminatórias, terminou a primeira em 21º lugar. Subiu quatro posições desde o arranque, denotando conforto em pista e agressividade. Na segunda Eliminatória, saiu e terminou no 26º lugar. Na Eliminatória 3, não esteve feliz e após danificar o bico do seu DR, concluiu em 33º. Na Eliminatória 4, saiu de 26º para concluir uma posição acima. Muito em consequência do resultado na Eliminatória 3, acabou fora dos lugares de acesso à Pré-final.

Com a equipa oficial da DR e sob o ‘olho clínico’ de Danilo Rossi

Concluída que está a primeira presença internacional de Xavier Lázaro para 2022, o seu pai fez resumidamente um balanço do fim de semana. “O Xavier esteve na minha opinião muito bem em pista durante este dias. A sua postura já está diferente comparando com o ano passado. Está mais focado, totalmente no espírito competitivo, alerta a tudo o que se passa em pista e sempre com a vontade de andar para a frente.”

Vasco Lázaro acrescentou, “estar inserido na equipa oficial faz toda a diferença, está sempre a ser analisado no seu desempenho em pista e assim que comete algum erro, é imediatamente chamado para que se possa corrigir no momento. Isso por vezes foi feito pelo Danilo Rossi, que está atento ao desempenho do Xavier. Foi bom ver como ele apreendia depressa aquilo que lhe era transmitido, mostrando inteligência e vontade de executar o que lhe era pedido. Está muito mais maduro, embora ainda tão pequenino na comparação com ‘a concorrência'”, concluiu Vasco Lázaro.

Todos os resultados de Xavier Lázaro na Ronda 2 da WSK Super Master Series podem ser consultados AQUI.