Xavier Lázaro abandonou na Final da 3ª etapa da WSK Super Master Series, disputada hoje em Sarno, nos arredores da cidade italiana de Nápoles. O piloto português aspirava a um lugar no top 10 na corrida decisiva da Mini Sub-10, mas foi forçado abandonar ainda durante a primeira das oito voltas da corrida, ao ser abalroado por um adversário, poucos metros após a partida. O jovem de nove anos, a competir na equipa oficial da DR, terminou de forma inglória um fim de semana em que se debateu com muitas dificuldades para extrair a máxima competitividade do seu equipamento. Depois de uma sessão de qualificação em que não esteve bem, Xavier Lázaro foi-se redimindo nas três Eliminatórias, conseguindo ser 12º, 9º e 7º. Com muito boas prestações em pista, assegurou uma presença na Pré-Final A, da qual largou na 12ª posição, vindo a terminar no 8º posto.

A Final, para a qual tinha aspirações a terminar dentro do top 15, sendo a sua ótima meta um lugar nos 10 primeiros, terminou de forma muito precoce, motivada por um erro de um adversário.

“Depois de um fim de semana em que o Xavier lutou como pôde para superar algumas contrariedades, incluindo uma prestação menos boa no Qualifying, este não era o resultado que esperávamos em Sarno”, comentou desalentado Vasco Lázaro, pai do piloto da DR. “O Xavier cumpriu integralmente nas corridas, focado em construir uma boa base para partir num lugar da primeira metade do pelotão na Final. Atingiu esse objetivo mas acabou por ser infeliz na primeira volta, vítima das circunstâncias. São corridas, resta-nos aceitar o resultado e preparar a próxima prova em Itália, já daqui a alguns dias”.

Qualifying Abaixo do Objetivo

Depois de nos primeiros dias de treinos livres e oficiais, Xavier Lázaro ter estado em bom nível ao volante do DR, apesar de se debater com a instabilidade atmosférica e ter estado ausente numa das sessões, o piloto português foi decidido para o Qualifying, onde um bom resultado permitiria sair nas melhores posições durante as Eliminatórias. No entanto, com algumas decisões erradas a saírem caro na tabela de tempos, Xavier Lázaro complicou a sua vida, não conseguindo melhor que o 32º melhor tempo, entre os 42 participantes da Sub-10. A volta em 1m04.220 deixou-o a praticamente dois segundos da pole-position.

Forte nas Eliminatórias e Sortudo na Pré-Final

Com a equipa da DR a trabalhar para evoluir o desempenho em pista, após a decisão de mudar o motor do kart de Xavier Lázaro, melhores prestações começaram a surgir. Nas três eliminatórias, o piloto português esteve sempre em crescendo, com prestações isentas de erros. Na primeira das três corridas que buscam definir o posicionamento na Pré-Final, Xavier Lázaro subiu quatro posições para terminar em 12º. Na segunda Eliminatória, foi 9º, subindo sete lugares de onde começou a prova. O seu melhor desempenho veio na derradeira Eliminatória, em que o 7º lugar foi o prémio para um ganho de nove posições em corrida.

No Warm Up, o piloto português foi envolvido num acidente do qual não resultaram consequências físicas, mas que teve como consequência a destruição do chassis DR. Para a Pré-Final A, o português largou de 12º, embora fosse forçado a competir com o motor menos competitivo e cedo começou a acumular pequenos erros em pista, que fizeram com que perdesse o contacto com os nove primeiros. Xavier Lázaro correu sem pressão no 10º lugar, mas nas últimas voltas subiu dois lugares quando alguns dos seus oponentes cometeram erros. Foi com alguma sorte que o português terminou a prova no 8º lugar, o que assegurou um lugar na primeira metade do pelotão para a Final.

“O Xavier cometeu alguns erros no início da corrida e perdeu o comboio da frente”, disse Vasco Lázaro. “Acabou por ter sorte no final, mas o importante é que está onde tinha que estar para a Final, na metade da frente do pelotão”.

Final de Curta Duração

A Final da Mini Sub-10 foi talvez a mais curta da presença de Xavier Lázaro em competições internacionais. O piloto português largava da 16ª posição e considerava como meta muito positiva terminar dentro do top 10. Consciente das suas capacidades, estava também motivado por já poder contar com o seu motor mais competitivo.

A corrida foi curta para o jovem da Várzea de Sintra que até largou bem, sendo vítima do excesso de impetuosidade de um dos seus adversários na abordagem à rápida mas traiçoeira primeira curva do traçado napolitano. Os danos no DR foram substanciais (o segundo chassis destruído num só fim de semana), forçando o piloto português a abandonar.

Xavier Lázaro regressa à competição em Itália já no próximo fim de semana, para marcar presença na primeira etapa da WSK Open Series, no South Garda Karting de Lonato.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency