Depois de as últimas prestações de Xavier Lázaro, a nível nacional e internacional, virem evidenciando a sua clara evolução ao volante do DR na categoria X30 Mini (Portugal) e Mini (Itália), havia muita expectativa do piloto de oito anos na sua participação na 2ª etapa do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, disputada no passado fim de semana em Leiria. No entanto, embora na pista o jovem da Várzea de Sintra tenha comprovado o seu bom momento de forma, o resultado final acabou por se traduzir num amargo de boca, causado pelo comportamento em pista de alguns dos seus adversários, que o empurraram para fora do objetivo pretendido.
Dia 1 Prometia Mas Não Confirmou
Logo no primeiro dos dois dias da prova levada a cabo pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leira (NDML), Xavier Lázaro teve a perfeita noção do que significa ficar aquém dos objetivos. Depois de garantir a terceira posição nos treinos cronometrados, o piloto da DR saiu bem para a 1ª Manga de Qualificação, gerindo bem a corrida e chegando ao segundo lugar na última volta. O seu competente desempenho garantiu um lugar na primeira linha da grelha de partida para a Corrida 1 do fim de semana no Kartódromo Internacional de Leiria.
O primeiro travo de amargura num fim de semana pouco saboroso chegou pouco depois do início da Corrida 1, quando Xavier Lázaro foi tirado da segunda posição pelo adversário que o perseguia na pista. O piloto acabou momentaneamente fora de pista, caindo para baixo do top cinco, mais concretamente para a sétima posição. Apesar de se manter em prova, numa categoria que é competitiva, a distância de Lázaro para os que o precediam não mais pôde ser reduzida, tendo o piloto que se contentar com o sétimo lugar final, a cerca de dois segundos do sexto classificado.
“Começámos o dia na dúvida de como configurar o DR, já que o tempo estava muito instável, chovia, secava, chovia e secava”, dizia Vasco Lázaro ao fim de sábado. “No Qualifying, inicialmente o motor parecia não colaborar, mas tudo acabou bem e o Xavier esteve rápido, garantindo o terceiro melhor tempo, apesar de ter sempre feito a sessão sozinho, ou seja não andou no cone de ninguém.
Na Manga de Qualificação esteve bem e fez o que sabe, chegando a segundo e aí se mantendo. O problema foi na Corrida 1, em que mais uma vez um adversário na vontade de ultrapassar tem logo a instintiva manobra de empurrar para fora de pista e com isso a prova do Xavier ficou logo estragada”.
Dia 2 Intensificou o Pesadelo nos Milagres
No derradeiro dia de prova, o objetivo de Xavier Lázaro passava por novamente ter um bom desempenho ao volante do DR. Mas, como os objetivos nem sempre se conseguem concretizar, as coisas começaram mal logo na sessão cronometrada, em que um problema no carburador do DR impediu o piloto da Várzea de Sintra de fazer melhor que a 10ª posição.
Sabendo que teria que ganhar posições em corrida, Xavier Lázaro partiu motivado para a 2ª Manga de Qualificação. Rápido e competente, o jovem de oito anos, subiu lugares e terminou em sétimo.
Para a Corrida 2, o objetivo mantinha-se o mesmo, subir o máximo de posições possível, de preferência para terminar em lugar de pódio, meta que a julgar pelo ritmo do piloto da DR se afigurava acessível. Logo que a prova teve início, Xavier Lázaro começou a subir posições, mas quando se encontrava no quarto lugar, de novo foi atirado para fora de pista por um adversário. Em terra dos Milagres, Xavier Lázaro não teve decididamente sorte e no meio do infortúnio lá levou o DR até ao fim da prova, terminando num frustrante sétimo lugar, o mesmo onde tudo começou.
“Mais uma vez o Xavier acaba as corridas chateado, pois sente que tem ritmo para estar na luta pelos lugares da frente, mas acaba impedido de lá chegar pela postura em pista de alguns adversários”, dizia frustrado o seu pai Vasco Lázaro. “Fica a satisfação de o ver a evoluir ao volante do DR e saber que é inteligente para transformar estes contratempos em lições para o futuro”.
Já Xavier Lázaro disse, “Ficamos sempre um pouco chateados quando isto acontece, mas estou motivado para o futuro. Estou sempre a aprender nas corridas, aqui ou lá fora, o meu ritmo é cada vez melhor e a minha aprendizagem vai enriquecendo com tudo o que acontece em pista. Saio daqui mais forte e motivado”.
Todos os resultados desta etapa podem ser consultados AQUI.
Fotos: Hellofoto