Xavier Lázaro correu este fim de semana a 3ª etapa do Campeonato de Portugal de Karting. No seu regresso ao Kartódromo Internacional do Algarve, o piloto da Várzea de Sintra teve um bom desempenho, ainda que do ponto de vista competitivo tenha estado condicionado desde as primeiras sessões de treinos livres, quando se viu envolvido num acidente com um adversário, do qual saíram danos irreparáveis para o único chassis que trouxe ao traçado algarvio.

Com as poucas reparações possíveis a serem efetuadas no DR, o piloto de nove anos conseguiu ainda assim ser o 2º mais rápido nas sessões de treinos cronometrados de sábado e Domingo, acabando por ser esses os seus melhores resultados no fim de semana.

No dia de sábado, Xavier Lázaro saiu para a 1ª Manga de Qualificação da X30 Mini do segundo lugar, vindo a terminar a prova na quarta posição. Foi o resultado possível com um equipamento que não estava a 100%, no meio de um pelotão de extrema qualidade e competitividade. Ainda no dia de sábado, o jovem piloto da DR terminou a Corrida 1 na quinta posição. Durante grande parte da prova, Xavier Lázaro disputou os lugares do pódio, mas na derradeira das 12 voltas cometeu um pequeno erro e perdeu duas posições, vindo a terminar em quinto.

Hoje o programa de sábado repetiu-se e Xavier Lázaro tornou a ter na sessão de treinos cronometrados o seu melhor registo do dia, assegurando o segundo melhor tempo, a 0,001 segundos da pole position.

Na 2ª Manga de Qualificação, ao fim de manhã, Xavier Lázaro teve enormes dificuldades em segurar o seu DR na pista, caindo a pique na classificação. Um erro grosseiro do seu mecânico, que hoje foi o seu pai, fez com que o jovem piloto sintrense fosse correr com as pressões de pneus completamente erradas. Apesar de grande esforço, Xavier Lázaro não conseguiu melhor que terminar a corrida em 10º.

Na Corrida 2, Xavier Lázaro largou bem, mas acabou empurrado por um adversário na primeira volta, caindo para a cauda do pelotão de 17 pilotos. Fazendo uso de toda a maturidade e experiência que vem ganhando esta temporada na competição em Itália, Xavier Lázaro fez uma excelente corrida, ‘galgando’ posições numa pista em que ultrapassar não é fácil, vindo a terminar num espetacular sexto lugar.

No fim do dia, apesar do esforço do jovem Xavier Lázaro ter largamente superado os resultados finais, o seu pai fazia o balanço de um fim de semana positivo.

“Ainda que muita coisa não tenha corrido bem, antes pelo contrário, o balanço do fim de semana é bastante positivo”, disse Vasco Lázaro. “Tivemos algum azar numa das sessões de treinos livres, quando o Xavier se viu envolvido num acidente com um adversário. O chassis do DR ficou empenado e visto que foi o único que trouxemos para Portimão e que não houve material para a sua reparação, tivemos que nos adaptar”.

Apesar deste contratempo, Vasco Lázaro realçou que o piloto da DR esteve competitivo. “Apesar de o equipamento não estar a 100%, o Xavier esteve competitivo durante todo o fim de semana. Isso ficou visível nas duas sessões de treinos cronometrados. Nas corridas, deparou-se com um pelotão extremamente competitivo e deu o seu melhor, não querendo também interferir nas disputas do campeonato, já que a sua presença no mesmo foi esporádica”.

Vasco Lázaro concluiu referindo, “Hoje distraí-me um pouco antes da 2ª Manga de Qualificação e nas primeiras voltas percebi que algo estava errado no kart do Xavier, que tinha muitas dificuldades em se manter na pista. Só no fim da corrida percebi que no meio da azáfama errei nas pressões dos pneus. Ao mesmo tempo, isso fez com que tivesse que sair de trás na Corrida 2, em que fez uma grande prova, subindo até ao top 6”.

Para Xavier Lázaro foi muito bom regressar à competição em Portugal. “Gostei muito de voltar a correr em Portimão e num pelotão em que se falava português”, disse. “Este fim de semana pude perceber que a X30 Mini em Portugal está muito competitiva e isso é fantástico. Quero deixar uma palavra de agradecimento aos meus mecânicos, o meu pai e o ‘pai’ Marreiros”.

Fotos Hellofoto (Arquivo)