Resultados 2024

De Volta Ao Ponto de Partida Só Que Mais Forte

No início de uma nova competição, provavelmente a derradeira da temporada, regresso à DR, onde sempre fui feliz. Mas, estou mais forte e consistente, por isso acabei por ter sempre um ritmo muito alto em Lonato, na Ronda 1 da WSK Final Cup. Fiz a pole, rodei sólido nas Eliminatórias e superei contrariedades na Pré-Final e Final, onde terminei no top 5. O meu melhor resultado até agora na Mini Gr. 3. Vamos com tudo para Cremona.

Vencer Por Portugal

Representar o meu país pela primeira vez num evento global de karting foi uma enorme honra e privilégio. A minha presença nos 2024 FIA Motorsport Games será sempre inesquecível. Pude contar com a ajuda do meu amigo Frederico Duarte, uma referência entre os mecânicos oficiais da Parolin. Em Valencia mostrei a minha garra e competitividade, dominando a Mini em todos os momentos. Trouxe o Ouro para Portugal e fiz história.

Segunda Pole Position da Temporada

Na minha visita a Sarno para a derradeira ronda da WSK Euro Series, destaco como ponto mais alto do meu desempenho a obtenção da segunda pole position do ano, na Mini Sub-10. Nas Eliminatórias nem tudo correu bem e tive dificuldades também na Pré-Final, onde ainda apanhei um susto. Na Final, cheguei a disputar a segunda posição, mas um toque de um adversário faz com que o motor do meu kart desligasse. O 13º lugar sabe a pouco!

Dar O Meu Melhor em Qualquer Circunstância

Cheguei a Lonato com ‘fome’ de competição e desde os treinos livres estive sempre entre os melhores da Mini Gr. 3. No Qualifying, ‘fui à luta’ e garanti o 3º melhor tempo. As Eliminatórias não me correram bem, mas fiz o que pude. A sorte também não me ajudou na Corrida 1, mas agarrei-me à melhor posição que consegui. Na Corrida 2, depois de algum trabalho da minha equipa, tive um equipamento melhor e correspondi com a nona posição numa corrida em que tive um dos meus melhores desempenhos da temporada, para ser 9º.

Treinar em Competição

Tenho em conta que esta competição tinha lugar em Lonato, uma semana antes do South Garda Karting receber a derradeira etapa do ACI Sport Campeonato Italiano, a minha equipa achou que esta seria uma boa oportunidade para treinar e preparar a prova. Tive bons desempenhos no Qualifying, assim como nas Eliminatórias, mas nem tudo correu bem. Qualifiquei-me para a Final da Mini Gr. 3, mas um problema técnico impediu-me de largar.

Seguro e Confiante

Depois de um mês sem competir, vim cheio de motivação para correr em Franciacorta a WSK Super Cup. Senti-me confortável em pista e com desempenho, estando sempre nas posições da frente, tanto no Qualifying como nas Eliminatórias, onde me coloquei consistente dentro do top 10. Na Final, sofri um toque no início que me fez ficar afastado do top cinco, ainda assim consegui estar a um bom nível entre os melhores da Mini Gr. 3.

Sorte Não Acompanhou Ritmo e Desempenho

Com muito calor e um asfalto novo a trazer problemas acrescidos, estive sempre muito competitivo na visita do ACI Sport Campeonato Italiano de Karting a Sarno. Bom ritmo no Qualifying e nas Mangas de Qualificação, embora apenas numa tenha conseguido um bom resultado, já que na outra bati. Nas Corridas de Domingo acabei por bater logo na primeira e isso forçou-me a sair muito atrás na grelha de partida. Subi 12 lugares na Corrida 2.

Potenciando As Minhas Capacidades

Ainda que toda a semana a lutar com alguma falta de performance, consegui sempre nas corridas fazer a diferença. Foi um dos meus melhores fins de semana competitivos deste ano, ainda que os resultados não sejam os melhores de 2024. Mostrei como estou mais competitivo e consistente em corrida. Dei o meu melhor em Franciacorta e aprendi muito com as dificuldades deste fim de semana na WSK Euro Series.

Mais Preparado Para Competir Entre Os Melhores

Apesar de nas primeiras sessões de treinos eu estar dentro do melhor ritmo, acabei por não ter um bom Qualifying, o que me condicionou nas Mangas de Qualificação em Val Vibrata. Ainda assim, consegui com relativo conforto chegar à Corrida 1 e 2 de Domingo. Fiz uma boa Corrida 1 e acabei por abandonar cedo na Corrida 2. Faço um balanço positivo do fim de semana, cada vez mais forte e confortável contra os melhores da Mini.

Os Contratempos Tornam-me Mais Forte

Na minha segunda etapa do Campeonato Italiano, onde corro na Mini Gr. 3, a competição é sempre mais difícil, com pelo menos 20 pilotos capazes de lutar pelas vitórias. Tive contratempos nas Mangas de Qualificação, mas consegui colocar-me entre os que acederam às duas corridas decisivas. Aí, não fui feliz, tive que andar na cauda do pelotão, mas as disputas por posição e ambição de terminar as corridas também me tornaram mais forte.

Pódio X2

Embora estivesse muito rápido em treino livre, não confirmei na Qualificação. Saindo do meio do ‘grid’, cumpri sem sobressaltos os objetivos nas Mangas de Qualificação e consegui estar em muito bom nível na Pré-Final, onde garanti a terceira posição. Na Final, saí de quarto e ainda rodei em segundo, mas cometi um pequeno erro e caí para sexto. Com cabeça fui subindo e na derradeira volta garanti o pódio, na etapa e na Open Series.

Resultado Não Traduz A Minha Competitividade

Na minha estreia numa nova pista, o siciliano Circuito Internazionale Triscina, tive um bom desempenho. Num traçado complexo, rodei sempre entre os melhores na minha primeira corrida na Mini Gr. 3. Contra os melhores pilotos da Mini, não me atemorizei, embora não tenha conseguido estar tão competitivo como gostaria nas duas corridas decisivas. Saio daqui motivado para o resto do campeonato, estamos no bom caminho.

Estou Mesmo no Bom Caminho

Competitivo, forte, motivado e consciente, são palavras que definem o meu atual momento. Em Franciacorta, na 1ª etapa da WSK Open Series, estive sempre entre os primeiros, sendo até algumas vezes a referência. Mais rápido, vencendo uma eliminatória e lutando pela primeira posição em outras duas. O meu momento menos bom foi a Pré Final, mas talvez por algum azar que condicionou o meu resultado. Na Final tornei a estar forte.

Determinação É Um Trunfo

Esta 35ª edição do Trofeo Andrea Magutti serviu para que eu possa evoluir lidando com situações difíceis e contratempos. Não foi das provas em que tenha estado mais competitivo. Tive que suar muito para conseguir superar alguns contratempos nas Heats e chegar à Pré-Final. Larguei para a Final da Mini Sub 10 em 24º e consegui nas 10 voltas da corrida subir até um honroso 10º lugar. A minha determinação cresce comigo!

No Caminho Certo

A derradeira etapa da Super Master Series marca um ponto de viragem na positiva, comigo cada vez mais adaptado ao meu novo equipamento e equipa e os resultados a começarem a surgir com naturalidade. Em Sarno, com a habitual instabilidade atmosférica nesta altura do ano, estive consistentemente na luta pelas posições cimeiras da Mini Sub 10, tal como o meu companheiro de equipa. O meu desempenho traz-me muita confiança para o resto do ano.

Encaro Os Desafios E Supero-os

Apesar de estar rápido desde os treinos livres, acabei por ser prejudicado por um adversário no Qualifying e com isso veio um mau tempo, que me condicionou na partida para todas as três Heats. Depois, cometi um erro na Heat 1, fiz uma boa Heat 2 e fui envolvido num acidente na Heat 3. Isto forçou-me a partir para a Pré-Final lá de atrás mas fiz uma boa recuperação. Na Final, vim de trás, passei 12 na 1ª volta e ainda deu para top 10. Fui bem!

Nova Casa, A Mesma Motivação

Na segunda etapa da WSK Super Master Series, iniciei um novo percurso na minha jovem carreira, prosseguindo a evolução no karting com a SM Racing. Fui muito bem recebido numa estrutura altamente profissionalizada e na pista dei o meu melhor, apesar das condições atmosféricas não estarem fáceis. Em Cremona estive bastante competitivo, com bons desempenhos nas Heats e Pré-Final. A falta de sorte acompanhou-me na Final.

Terminar O Melhor Possível

A minha primeira etapa da edição 2024 da WSK Super Master Series foi de sofrimento, onde aprendi a tirar o melhor partido de um equipamento que não estava tão competitivo, para ainda assim conseguir superar os desafios das Heats e estar na Final da Mini Sub 10. Na corrida decisiva, dei o meu melhor para um resultado na primeira metade do pelotão. Esta prova foi ainda nostálgica para mim, pois marcou o fim de um ciclo.

Comecei a Temporada de Forma Tímida

Depois de terminar 2023 de forma muito positiva, criei expectativas para iniciar 2024 na luta pela vitória da WSK Champions Cup. Estive competitivo em Lonato, mas em determinados momentos importantes, como o início das Heats, acabei por ter algumas quebras de concentração. Compensei na Pré-Final ao ser 3º. Na Final, acabei por não ter a sorte necessária para me manter no pelotão da frente. O top 10 soube a pouco.