Xavier Lázaro participou este fim de semana na 33ª edição do Trofeo Andrea Margutti, evento de karting realizado no italiano South Garda Karting de Lonato. A participação do piloto português nesta que é uma das mais marcantes e tradicionais provas de karting da cena internacional, faz parte de um extenso calendário, dividido entre Itália e Portugal. Inserido num pelotão de 97 pilotos de vários países de todo o mundo, Xavier Lázaro acabou por ter um fim de semana difícil, ficando arredado das duas corridas mais importantes do fim de semana na categoria Mini: Repescagem e Final. Ainda assim, o balanço final da sua primeira participação neste evento tem que ser considerado bastante positivo, pela experiência e aprendizagem acumuladas, assim como pelos indicadores que aqui e ali foi evidenciando e que apontam para um futuro promissor.

Sexta Feira Dificultou Acesso à Repescagem

Num pelotão de 97 pilotos para correr a prova na categoria Mini, Xavier Lázaro esteve bem em todas as sessões de treinos realizadas na sexta-feira de manhã, deixando já presente que, embora se trate de um dos mais jovens pilotos a correr na Mini (oito anos), já se consegue mostrar bastante combativo em pista. No Qualifying, esteve forte mas acabou por pagar alguma inexperiência ao ver o piloto que lhe ‘servia de boleia’ abortar a volta. Ainda assim, Xavier Lázaro obteve o 67º tempo (58.056s), ficando a menos de um segundo do registo do autor da pole position (57.208s). Tendo em conta a idade do piloto e a sua curta experiência neste tipo de provas, quando comparado com os mais fortes da categoria Mini, este é um excelente resultado que evidencia clara evolução.

As duas Mangas de Qualificação disputadas na tarde sexta-feira, acabaram por ser nefastas para as chances de Xavier Lázaro disputar não só a Final da Mini, como também tornaram muito difícil a chegada à Repescagem. Na primeira das duas corridas, o piloto da Várzea de Sintra esteve envolvido em várias disputas, não conseguindo evitar alguns toques, o que o afastou da possibilidade de melhorar o 23º lugar de onde havia partido. No final da prova, o 28º lugar foi o que ficou ‘para a história’. Pior foi o que sucedeu na 2ª Manga de Qualificação, em que o motor não colaborou na saída da pré-grelha de partida. Isso obrigou a que o mecânico desse assistência ao piloto oficial da DR para que este pudesse juntar-se ao restante pelotão que já estava em volta de lançamento. O Xavier pôde de fato juntar-se ao grupo antes da largada, mas fê-lo retomando a sua posição no 23º lugar, quando pelo regulamento ao ser ajudado pelo mecânico teria que se colocar na cauda do pelotão. A inexperiência foi neste caso o preço a pagar, pois embora na corrida o jovem da DR tenha estado próximo da perfeição, concluindo dentro do top 20, acabou por ser desclassificado.

Forte em Pista no Dia de Sábado

Xavier Lázaro começou o dia de sábado consciente de que apenas com três prestações a um nível que neste momento ainda não é possível almejar, conseguiria estar na Repescagem para a Mini. Por isso, o piloto descomprimiu e apenas deu o seu melhor, desfrutando do momento de participar pela primeira vez num evento da grandeza do ‘Margutti’. Assim, correu a Manga de Qualificação 3, onde mostrou o seu talento e como o futuro é promissor para este jovem de oito anos. Saindo do 23º lugar, Xavier Lázaro veio a terminar em 18º. Esta notável prestação evidencia-se por exemplo na sua melhor volta em 54.781s, a um segundo da melhor volta da prova, a 0.007s da melhor volta do vencedor.

Na Manga de Qualificação 4, Xavier Lázaro esteve ainda melhor. De novo saindo de 23º, o piloto da DR tornou a ser atrevido e competitivo, terminando num fantástico 17º lugar. Sem dúvida, vão sendo visíveis os sinais que indicam que passada a fase aprendizagem numa categoria em que está vários anos atrás dos mais experientes, Xavier Lázaro estará forte.

Na Manga de Qualificação 5, Xavier Lázaro não esteve tão assertivo e isso acabou por manchar um dia de sábado até aí muito bom. O piloto terminou a prova em 29º, seis lugares abaixo de onde havia partido. Com este resultado confirmou-se a ausência na Repescagem, prova que talvez tivesse estado ao alcance do Xavier, caso fosse mantida a dinâmica das duas corridas anteriores.

“Ele não ficou muito longe dos pontos que davam acesso à Repescagem”, referiu o pai, Vasco Lázaro. “Ainda que soubéssemos desde ontem que era difícil lá chegar, ele teria conseguido entrar caso tivesse tornado a ter uma corrida boa na última Manga de Qualificação.”

Sobre o fim de semana e em jeito de balanço, Vasco Lázaro disse, “Este fim de semana mostrou duas realidades que já são conhecidas: ele está no início de um processo de aprendizagem mas tem enorme potencial e seguindo este caminho estará muito forte no futuro. Sabíamos que era difícil a presença numa Final mas que a Repescagem estava claramente ao alcance. Isso ficou mais difícil depois de sexta-feira, mas no sábado ele mostrou porque todo este esforço vale a pena. O Xavier mostra de corrida para corrida enorme evolução. Apreende tudo muito rapidamente e adapta-se para estar melhor no momento seguinte. Está cada vez mais confortável e competitivo. Estamos todos cientes que os passos até agora dados são os melhores e o caminho é para prosseguir e reforçar no futuro.”

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency