Xavier Lázaro prosseguiu no passado fim de semana o seu calendário internacional para a corrente temporada. O piloto português esteve em Sarno, no Circuito Internazionale Napoli, para a disputa da 2ª ronda do WSK Euro Series, inserido na equipa oficial da DR, formação gerida por Danilo Rossi. Competindo contra um número mais reduzido de adversários na Mini, mas com todos os grandes nomes que lutam por vitórias na categoria a marcarem presença no traçado napolitano, Xavier Lázaro mostrou o quanto continua a evoluir, colocando-se com regularidade entre o meio do pelotão, o que fez com que pela segunda vez este ano se conseguisse incluir na disputa da Pré Final.

Rápido e Destemido

Com um total de 67 pilotos a marcarem presença na Mini em Sarno, até se poderia pensar que a tarefa de Xavier Lázaro para esta 2ª etapa do Euro Series estaria de certa forma facilitada. “É fácil cairmos no erro de pensar assim”, dizia o pai do piloto, Vasco Lázaro, à chegada ao circuito nos arredores de Nápoles. “Acho que é mais importante analisar a lista de participantes e facilmente percebemos que os mais importantes, mais rápidos e que lutam por vitórias e títulos, esses estão todos cá”.

Depois de se ter exibido em muito bom nível em Lonato, onde foi regularmente um piloto inserido na parte superior da metade da tabela da Mini, exceto no Qualifying, Xavier Lázaro reforçou o seu atual bom momento de forma desde os treinos livres em Sarno. O jovem de apenas oito anos de idade esteve rápido e confortável numa das pistas mais exigentes e exaustivas do calendários, com os seus 1.7km a serem um desafio superior para pilotos como os da Mini.

Nos treinos livres oficiais, na sua série, o português até nem esteve mal, rubricando o 29º tempo, a apenas 3 décimas da pole position, o que é um claro sinal do nível competitivo de todo o pelotão da Mini. No Qualifying, o jovem da Várzea de Sintra foi 15º da sua série, tempo que se traduziu na 43ª posição, entre os 67 presentes.

Consistente e Regular nas Mangas de Qualificação

Logo na 1ª Manga de Qualificação, Xavier Lázaro mostrou ao que vinha, largando de 15º para com um desempenho eficaz terminar em 13º. No entanto, no decurso de quase todas as restantes corridas, o piloto da DR foi sendo vítima de pilotos mais agressivos, que lhe foram dando toques, por vezes danificando partes do seu DR, nomeadamente o bico da frente, o que leva a indesejáveis penalizações. Na 2ª Manga de Qualificação, a derradeira do português na sexta-feira, terminou em 16º, caindo uma posição desde o arranque.

No sábado, na 3ª Manga de Qualificação (1ª do dia), Xavier Lázaro teve o seu pior resultado, sendo 18º, vitima de toques que o fizeram cair três posições. Curioso é o resultado da 4ª Manga de Qualificação, aquela em que o português obteve a 13ª posição. “Naquela que nem sequer foi a sua melhor corrida, o Xavier faz P13, pois como não sofreu toques, também não houve penalizações”, disse Vasco Lázaro.

Na 5ª e última Manga de Qualificação, o piloto português terminou no lugar de onde começou a corrida, em 15º.

De Novo na Pré Final… Mas Durou Pouco

Com o somatório das pontuações das Mangas de Qualificação, Xavier Lázaro garantiu pela segunda vez o acesso a uma Pré Final neste seu primeiro grande ano internacional na categoria Mini. O piloto dos arredores de Sintra começaria a segunda tentativa de acesso à Final na 13ª linha, com a 25ª posição.

No entanto, mais uma vez a sorte não esteve do lado do português, que logo após o arranque foi abalroado por um adversário, acabando logo ali a sua prova. Um resultado inglório que deitou por terra as aspirações à primeira presença numa Final da Mini no WSK.

“É frustrante que as coisas tenham terminado desta forma na Pré Final”, disse Vasco Lázaro. “O Xavier trabalhou toda a semana focado na possibilidade de chegar à Pré Final. O seu desempenho em Sarno, uma pista muito difícil, foi notável, mostrando como está cada vez mais consistente e confortável entre muitos pilotos de altíssimo nível. O calor foi uma dificuldade adicional que ele superou num fim de semana extremamente positivo”.

Xavier Lázaro, ainda que um pouco triste com o resultado na Pré Final, disse, “Gostava de ter disputado a totalidade da Pré Final. Estou confortável no kart e sinto-me cada vez mais forte. Sei que ainda sou muito novo e que é uma questão de tempo até poder estar na grelha de partida de uma Final”.

Fotos: Sportinphoto Kart Photo-Agency